Mato Grosso

Sejus atualiza normativa que regulamenta assistência material em unidades prisionais de MT

Publicado em

A Secretaria de Estado de Justiça atualizou as normas de assistência material no Sistema Penitenciário de Mato Grosso por meio da Instrução Normativa 25/2025, que enumera os itens de fornecimento obrigatório pelo Estado e a quantidade distribuída aos reeducandos do regime fechado. Confira aqui.

Os itens de limpeza e higiene pessoal de fornecimento estatal são entregues a cada 15 dias, conforme cronograma e quantidades estabelecidas na normativa e leva em consideração os padrões vigentes constitucionais e de acordo com resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

A assistência material compreende o fornecimento de itens de vestuário e calçados adequados às condições climáticas e ao ambiente prisional, itens de cama e banho, materiais de higiene pessoal, materiais de limpeza destinados à manutenção das áreas comuns e celas e alimentação preparada, fornecida por empresa contratada pelo Estado, obedecendo aos parâmetros da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Instrução Normativa estabelece ainda que, de forma excepcional, a assistência material de itens de higiene, cama, banho, vestuário e de limpeza seja prestada por familiares de reeducandos, desde que obedeça aos critérios estabelecidos, como descrição, tamanho, tipo de material, quantidades e periodicidade.

Leia Também:  Escola de Governo oferece capacitação em oratória e seus impactos na comunicação

“A assistência material prestada por familiares terá caráter complementar e para, exclusivamente, suprir eventuais necessidades não atendidas pelo fornecimento regular do Estado”, cita trecho do documento, acrescentando que a entrega de materiais por familiares deve seguir princípios como isonomia e condições igualitárias de acesso, sem comprometer a ordem, disciplina e integridade do ambiente prisional.

Além disso, a entrega deve passar por controle e fiscalização, registro, vistoria e rastreamento dos materiais recebidos, prevenindo irregularidades e ilícitos.

A secretária adjunta de Administração Penitenciária, Hermínia Dantas de Brito, explica que ao ingressar no Sistema Penitenciário, todo homem e mulher privados de liberdade recebem um kit com itens de vestuário, cama, banho e de higiene pessoal, composto por: colchão, par de sandálias, escovas de dente, creme dental, sabonetes, aparelhos de barbear, papel higiênico e absorvente íntimo. “No caso dos itens de higiene, as entregas são realizadas quinzenalmente”, explica a secretária.

Para a limpeza coletiva do ambiente prisional, em cada cela é entregue um kit contendo detergentes, desinfetantes, água sanitária, sabão em barra, sabão em pó, rodo, vassoura, pano de limpeza, baldes e sacos de lixo.

Leia Também:  Com apoio da Sedec, projeto nacional reúne membros do setor florestal em Lucas do Rio Verde

Já em relação aos itens individuais para entrega pela família, que não são de obrigação de fornecimento pelo Estado, é permitida a entrada de desodorante, shampoo, condicionador, hidratante corporal cobertor, travesseiro, roupas íntimas, conjunto de moletom, desde que obedecidos o tipo de embalagem e de material, quantidade e frequência conforme descriminado na Instrução Normativa. A reposição dos itens de cama e de alimentação é feita conforme o desgaste natural dos objetos.

Todas as entregas de materiais são registradas pelas unidades prisionais e os reeducandos devem assinar um termo de recebimento.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Mato Grosso leva cultura, sabores e arte pantaneira à Galeria Visit Brasil

Published

on

A partir desta quarta-feira (29.10), o Pantanal será o protagonista em Nova York com a abertura da Galeria Visit Brasil – Pantanal, uma experiência imersiva promovida pela Embratur, Sebrae e os Governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no distrito de Chelsea, um dos polos culturais mais prestigiados da cidade.

A mostra, que segue até domingo (2.11), transforma o bioma em arte viva, reunindo fotografia, gastronomia, música e debates sobre sustentabilidade, inovação e turismo regenerativo.

O espaço recebe convidados, imprensa e público norte-americano para conhecer o Pantanal como destino de safári e observação da vida selvagem, um dos grandes ativos turísticos do Brasil. A programação inclui exposições, cooking shows, rodas de conversa e apresentações culturais.

Entre os destaques da programação estão o fotógrafo mato-grossense José Medeiros, que divide a exposição “Quatro Estações: Um Pantanal” com o premiado documentarista Filipe DeAndrade, e a chef cuiabana Ariani Malouf, que comanda o cooking show ao lado do chef Paulo Machado (Mato Grosso do Sul) nos dias 30 de outubro e 2 de novembro, levando à plateia internacional os sabores e aromas da culinária pantaneira, com pratos como o macarrão de comitiva com aioli de pequi, o ceviche de tilápia com mandioca e o doce de leite com queijo.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno é interropido devido a chuva na noite desta segunda (29)

A cultura também estará em evidência com a apresentação do grupo Flor Ribeirinha, símbolo da tradição mato-grossense e reconhecido mundialmente pela preservação das raízes populares do estado, que se apresenta na cerimônia de abertura da galeria.

Além das atrações artísticas, a programação traz rodas de conversa sobre “Turismo Regenerativo e Pesquisa Científica”, “Pantanal em Foco: entre paisagens e legado da cultura pantaneira” e “Pantanal: um safári brasileiro no coração da biodiversidade”. O evento também contará com encontros de negócios e degustações de caipirinha, promovendo conexões entre operadores internacionais e empreendedores do turismo sustentável.

Representando o Governo de Mato Grosso, participam do evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e a superintendente de Políticas e Promoção do Turismo, Júlia Assis, que acompanham as ações de promoção do destino junto à Embratur e à imprensa internacional.

“Mato Grosso está no centro da estratégia do Brasil para conquistar o mercado internacional de turismo. O Pantanal é um dos nossos maiores patrimônios e a Galeria Visit Brasil é uma vitrine extraordinária para mostrar ao mundo o que temos de melhor: um turismo que une natureza, cultura e sustentabilidade. É uma honra ver artistas e profissionais do nosso estado representando o país neste palco global”, afirmou César Miranda.

Leia Também:  Delegação formada por policiais do 4º e 11º Comando Regional é campeã do Jogos Olímpicos da PM

Galeria Visit Brasil

Projeto itinerante da Embratur, a Galeria Visit Brasil nasceu com o propósito de apresentar o país ao mundo de forma sensorial, despertando emoções, cheiros, sons e sabores que traduzem a alma brasileira. Em sua segunda passagem por Nova York, a iniciativa reafirma seu papel como vitrine internacional do Brasil.

Segundo a Embratur, o mercado norte-americano é o terceiro maior emissor de turistas ao Brasil, com mais de 564 mil viajantes entre janeiro e setembro de 2025. Um aumento de 8,75% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, os dois países estão conectados por 33 rotas aéreas, com 217 voos semanais e quase 58 mil assentos disponíveis, ligando grandes hubs como Nova York, Miami, Atlanta, Houston e Los Angeles a destinos brasileiros.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA