AGRONEGÓCIO

Força-tarefa intensifica fiscalização de cabos abandonados e define mutirão em Cuiabá 

Publicado em

A operação “Telefone sem Fio”, lançada nesta quarta-feira (22), marca o início dos trabalhos de uma força-tarefa para eliminar o excesso de cabos abandonados ou mal instalados, que causam poluição visual e representam riscos à segurança da população em Cuiabá. A ação é realizada pela Energisa, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Ordem Pública (Sorp), Mobilidade Urbana (Semob) e Segurança Pública.

O plano de trabalho tem início com a notificação das operadoras e inclui um mutirão de remoção de cabos abandonados, programado para 23 de novembro, na Avenida das Palmeiras, no bairro Recanto dos Pássaros.

A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que o problema dos fios soltos é uma questão que envolve toda a sociedade. Segundo ela, a escolha da Avenida das Palmeiras se deu pelo fato de o local liderar o ranking de ocorrências envolvendo fios soltos ou emaranhados, conforme indicações dos vereadores.

“Nesta avenida, vamos intensificar as ações de fiscalização, com a atuação conjunta da Prefeitura, das operadoras e da concessionária de energia. No entanto, isso não exclui a responsabilidade em relação aos demais pontos da cidade. É importante reforçar que a desordem nos postes é uma responsabilidade dividida entre as operadoras, a concessionária de energia e a Prefeitura, e todos nós temos um grande desafio pela frente”, ressaltou Juliana.

Ela também informou que o Procon Municipal acompanhará as ações para garantir o respeito aos direitos dos consumidores. “Não é um trabalho que se resolve em 30 ou 60 dias. É um processo que precisa ser iniciado de forma conjunta e responsável. Estamos unindo esforços para construir uma metodologia de trabalho que funcione e traga resultados concretos”, pontuou a secretária.

Leia Também:  Massey Ferguson apresenta nova série de colheitadeiras axiais MF 9005S com melhorias na gestão de resíduos

De acordo com Jorge Sírio, coordenador de Relacionamento da Energisa, as operadoras terão cerca de um mês para realizar as adequações necessárias. “A partir de novembro, começará a retirada efetiva dos fios que estiverem em desacordo com as normas de segurança. Será dado um prazo de um mês para que as operadoras façam a regularização. Nosso foco é garantir harmonia no trabalho entre a concessionária, as operadoras e a Prefeitura, sem causar prejuízo à população. A segurança vem em primeiro lugar”, destacou.

Jorge também ressaltou que as operadoras já foram informadas de que os trabalhos seguirão para a região central de Cuiabá. Por isso, nada impede que antecipem a regularização em outras áreas. “Quem quiser se adiantar, que o faça desde já, porque, posteriormente, tudo o que estiver irregular será removido”, alertou.

Combate às redes clandestinas

A Energisa subloca os postes a empresas de telecomunicação e é responsável por fiscalizar o uso adequado. De acordo com o engenheiro de construção e manutenção da empresa, Cesar Seixas Salomão, as equipes também atuarão no combate ao uso indevido dos postes por empresas clandestinas.

“Existem dois tipos principais de irregularidades: o provedor que não possui contrato algum com a Energisa e aquele que, mesmo tendo contrato, instala cabos fora da área autorizada. Ambos serão identificados e terão os cabos removidos”, afirmou Seixas.

Leia Também:  Do alto dos Andes para as regiões tropicais do Brasil: estudo da UFLA avalia produtividade da fruta physalis

Juliana Palhares reforçou que a Secretaria de Ordem Pública está preparada para fiscalizar e receber denúncias sobre essas práticas ilegais. “Operar sem licença é crime, além de representar concorrência desleal com as empresas que atuam dentro da legalidade. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo canal Web Denúncias da Sorp: https://sorp.cuiaba.mt.gov.br. Nossa equipe está capacitada e tem poder de polícia administrativa para garantir o cumprimento das normas”, completou.

Trânsito e prevenção de acidentes

Outro ponto debatido durante o lançamento da operação foi o impacto causado por veículos que trafegam acima da altura permitida, frequentemente danificando os cabos e provocando transtornos.

A secretária Juliana informou que o tema será encaminhado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e à Secretaria de Segurança Pública, responsáveis pela fiscalização da altura e do transporte de cargas em Cuiabá. Ela também divulgou o canal de denúncias da Semob, o Fiscalizap, disponível pelo número (65) 9235-6950, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.

#PraCegoVer

A imagem mostra a secretária de Ordem Pública de Cuiabá, Juliana Palhares, vestindo calça jeans clara e blusa verde militar. Ela discursa no auditório da Energisa, localizado no Morro da Luz, em Cuiabá. Ao seu lado, estão um representante da Prefeitura de Várzea Grande e membros da equipe da Concessionária Energisa, responsável por fiscalizar e cobrar as operadoras quanto a eventuais irregularidades nos postes da capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Mato Grosso bate recorde no esmagamento de soja em maio e exportações de derivados avançam 41,8%

Published

on

O estado de Mato Grosso registrou um novo recorde no esmagamento de soja em maio de 2026, consolidando o avanço da agroindústria no principal polo produtor do país. Os dados são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgados na segunda-feira (15).

O volume processado chegou a 1,28 milhão de toneladas, alta de 6,98% em relação a abril e crescimento de 3,22% na comparação com maio de 2025.

O desempenho reforça o fortalecimento da cadeia da soja no estado, especialmente em um cenário de maior demanda por derivados e expansão da indústria de biodiesel.

Demanda por óleo de soja e biodiesel sustenta recorde de processamento

Segundo o Imea, o avanço no esmagamento foi impulsionado pela maior utilização da capacidade instalada das indústrias, além do aumento da demanda externa por óleo de soja e do crescimento do setor de biodiesel.

Esses fatores contribuíram para manter o ritmo elevado de processamento da oleaginosa, consolidando maio como o mês de maior volume já registrado no estado.

Leia Também:  Exportações totais de carne bovina crescem no volume, mas preços continuam em queda
Exportações de derivados de soja sobem 41,8%

O aumento na produção também refletiu diretamente nas exportações. Mato Grosso exportou 21,69 mil toneladas de derivados de soja em maio, volume 41,80% superior ao registrado em abril.

O desempenho foi puxado principalmente pelo óleo de soja, que segue com forte demanda no mercado internacional e no setor energético, especialmente na produção de biodiesel.

Rentabilidade da indústria sofre pressão com custos e preços

Apesar do cenário positivo em volume e exportações, o setor industrial enfrentou pressão sobre as margens de esmagamento ao longo do mês.

De acordo com o Imea, a valorização de 1,18% da soja em grão, somada à queda nos preços dos coprodutos, reduziu a rentabilidade das indústrias processadoras.

Como resultado, a margem bruta de esmagamento recuou 7,82% na comparação mensal, encerrando maio com média de R$ 639,84 por tonelada processada.

Setor segue forte, mas com atenção à rentabilidade

O recorde no processamento reforça a importância de Mato Grosso na agroindústria da soja, enquanto o crescimento das exportações de derivados evidencia a competitividade do estado no mercado internacional.

Leia Também:  Produtores Paulistas de Feijão Aceleram Colheita Antecipando Chegada de Chuvas

Por outro lado, a queda na margem industrial indica um cenário de maior pressão de custos, que deve seguir no radar do setor nos próximos meses.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA