Tribunal de Justiça de MT

Corregedoria reestrutura Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas

Publicado em

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso reestruturou o Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas (Numopede), setor responsável por analisar o tipo de ações que chegam ao Judiciário e identificar padrões de repetição. A ideia é detectar processos que tratam do mesmo assunto ou ingresso de muitas ações parecidas para pressionar ou sobrecarregar a Justiça.

Com essa reestruturação, o Numopede passa a atuar de forma mais eficiente na prevenção e solução desse tipo de situação, ajudando o Judiciário a reduzir o volume de processos e agilizar o atendimento aos cidadãos.

A mudança foi oficializada pelo Provimento nº 65/2025-CGJ e pela Portaria nº175/2025-GAB-CGJ, assinados pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, em conformidade com a Recomendação nº 159/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as Diretrizes Estratégicas das Corregedorias para 2025.

Nova composição – De acordo com o novo provimento, o núcleo passa a ser composto por um(a) juiz(a) auxiliar da Corregedoria, que coordenará os trabalhos; um(a) magistrado(a) representante do Centro de Inteligência do Poder Judiciário; o(a) juiz(a) membro do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais; quatro magistrados com atuação destacada no enfrentamento da litigância abusiva e repetitiva; e dois servidores do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância.

Leia Também:  Corregedoria realiza correições ordinárias em 15 comarcas de Mato Grosso

Foram designados para compor o núcleo: juíza Anna Paula Gomes de Freitas (coordenadora), juiz Gerardo Humberto Alves da Silva Júnior, juiz Hugo José Freitas da Silva, juíza Joseane Carla Ribeiro Viana Quinto Antunes, juíza Patrícia Ceni, juíza Milena Ramos de Lima e Souza Paro, juiz Wagner Plaza Machado Júnior, além dos servidores Ângela Cristina Paes Farias Matis e Rodney de Oliveira Santos.

Atuação estratégica e integrada – Segundo o corregedor-geral, a reestruturação visa fortalecer a governança das demandas judiciais e a eficiência da prestação jurisdicional.

“O Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas exerce papel essencial de apoio técnico à magistratura. Com essa reestruturação, queremos ampliar a capacidade de diagnóstico e prevenção da litigância abusiva, por meio da integração com o Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância e o Centro de Inteligência, em sintonia com as diretrizes do CNJ”, destacou.

A decisão também prevê a modernização dos instrumentos de cooperação e comunicação institucional e o aperfeiçoamento do envio de informações ao painel da Rede de Informações do CNJ sobre Litigância Abusiva, reforçando o compromisso do Judiciário mato-grossense com a eficiência, a transparência e a inovação na gestão judicial.

Leia Também:  Tribunais de Mato Grosso somam forças e criam Rede de Sustentabilidade do Poder Judiciário

Atribuições do Numopede – O Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas tem como principal atribuição analisar o comportamento das demandas judiciais em todo o Estado, por meio de levantamentos técnicos e estatísticos, sem caráter jurisdicional ou poder sancionatório. Seu papel é atuar como instrumento de inteligência institucional, oferecendo subsídios e diagnósticos que auxiliem magistrados e gestores na tomada de decisões estratégicas e no aprimoramento da prestação jurisdicional.

Entre suas funções estão a identificação de padrões de litigância abusiva e repetitiva, a colaboração na formulação de políticas de prevenção de conflitos e o apoio à integração de dados e informações entre o Dapi, o Centro de Inteligência do Tribunal e outras unidades estratégicas do Judiciário

Autor: Assessoria de Comunicação

Fotografo:

Departamento: CGJ-MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Tribunal de Justiça de MT

Vem aí a segunda etapa da 7ª Expedição Araguaia-Xingu

Published

on

Imagem mostra o pôr do sol sobre um rio rodeado por vegetação, com o logotipo colorido da Expedição Araguaia Xingu ao centro. O céu alaranjado reflete na água, simbolizando conexão, natureza e união.Vem aí a segunda etapa da 7ª Expedição Araguaia/Xingu! Entre os dias 3 e 14 de novembro, os moradores da Agrovila Jacaré Valente e do Distrito Veranópolis, em Confresa (1.100 km a noroeste de Cuiabá), e do Distrito Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia (1.061 km a noroeste de Cuiabá), receberão a grande caravana que leva justiça, cidadania, solidariedade, educação, saúde, ciência, cultura, esporte, sustentabilidade e muito mais. Confira chamada em vídeo da Expedição.

A iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Justiça Comunitária, e com apoio de dezenas de parceiros das esferas municipal, estadual e federal, além da iniciativa privada, já transformou as vidas de milhares de pessoas atendidas nas seis edições anteriores, que ultrapassaram os 210 mil atendimentos.

A primeira etapa desta 7º edição ocorreu entre os dias 3 e 10 de outubro, contemplando o distrito de São José do Couto, no município de Campinápolis (a aproximadamente 500 quilômetros de Cuiabá), e o município de Bom Jesus do Araguaia (a cerca de 800 quilômetros da capital).

Leia Também:  Desembargador do Rio de Janeiro palestra sobre Autocomposição de conflitos na Administração Pública

Confira a programação da segunda etapa da Expedição Araguaia-Xingu:

03/11 – Partida de Cuiabá

05 e 06/11 – Agrovila Jacaré Valente (Confresa) – Escola Municipal Jacaré Valente

08 e 09/11 – Distrito Espigão do Leste (São Félix do Araguaia) – Escola Municipal Alberto Nunes da Silveira

11 e 12/11 – Distrito Veranópolis (Confresa) – Escola Municipal Vereador Valdemiro Nunes de Araújo

13/11 – Retorno para Cuiabá

Autor: Celly Silva

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA