Saúde
Ministério da Saúde premia estratégias inovadoras voltadas a crianças, adolescentes e jovens na atenção primária
Publicado em
28 de novembro de 2025por
Da Redação
Seis estratégias inovadoras voltadas à saúde de crianças, adolescentes e jovens na atenção primária foram certificadas pelo Ministério da Saúde. A premiação aconteceu durante o III Encontro Nacional de Áreas Técnicas de Saúde da Criança, do Adolescente e de Aleitamento Materno (ENATCAAM), que ocorreu na sede do Conselho Federal de Enfermagem, em Brasília entre os dias 25 e 28 de novembro.
A certificação contemplou ações do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Maranhão que fizeram parte do Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) voltado ao público infantojuvenil, iniciativa em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Foram priorizadas ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde em parceria com outros setores e a sociedade civil. Essas iniciativas oferecem maneiras de crianças, adolescentes e suas famílias adquirirem novas perspectivas tanto em relação à própria vida, fortalecimento pessoal, empoderamento e pertencimento ao território, como também financeiramente, com ações remuneradas e de economia solidária.
Segundo a coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Sonia Venancio, a atenção primária é fundamental para a promoção do pleno desenvolvimento das crianças na primeira infância, por meio do fortalecimento do vínculo com seus cuidadores e orientações sobre atividades lúdicas que estimulam o desenvolvimento infantil. Também é essencial para o empoderamento juvenil, porque oferece uma estrutura de cuidado integral voltada para os usuários. “É nesse trabalho cotidiano que as famílias se sentem mais seguras para o cuidado das crianças e os jovens ganham autonomia sobre sua saúde e suas escolhas. Investir no território é investir em uma juventude mais consciente e protegida. Apoiar experiências exitosas como essas é construir um sistema de saúde mais humanizado e plural”, diz.
Kézia Yasmin Bandeira dos Santos, jovem negra de 25 anos, é uma agente de saúde formada pelo projeto Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde (RAP da Saúde), no município do Rio de Janeiro. De origem periférica, Késia contou que, na infância e na adolescência, não tinha muita perspectiva de vida, mas encontrou no projeto uma forma de ampliar seus horizontes. “Na adolescência eu só queria me manter viva e evitar a gravidez precoce. Hoje trabalho na área da saúde, estudo e sou multiplicadora desses conhecimentos e dessas experiências”, relatou.
O RAP da Saúde é um projeto realizado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro que oferece cursos de qualificação para adolescentes e jovens. Os alunos selecionados recebem um auxílio financeiro para assumir as funções de multiplicadores sociais. Após o curso, muitos deles são inseridos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Conheça as ações premiadas
Além do RAP da Saúde as iniciativas condecoradas foram:
Mães de Renda: Uma aposta de cuidado frente às iniquidades sociorraciais do Trabalho Infantil: realizam oficinas de fabricação de sabão com familiares de crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho infantil e são atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Projeto Criança.Juventude.Com – Inovação em Saúde Integral com Parceria Sesi: executado em Balbinos, São Paulo, a iniciativa é uma inovação em saúde integral com parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi). A experiência promove a saúde integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de estratégias intersetoriais que unam saúde, educação e assistência social.
Projeto Pedala Balbinos e Protocolo do Sobrepeso em Crianças, Adolescentes e Jovens no Município de Balbinos/SP: Também situado em Balbinos, a iniciativa trata do sobrepeso em crianças, adolescentes e jovens no município. Incentiva a prática regular de atividade física, estrutura protocolos locais de acompanhamento do sobrepeso em crianças e adolescentes e promove mudanças de hábitos alimentares e de estilo de vida.
Grupo Brincar e Conversar: um espaço intersetorial de cuidado às infâncias: um espaço intersetorial de cuidado às infâncias que acontece no município do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é oferecer um espaço de cuidado integral, lúdico e comunitário para crianças em situação de vulnerabilidade e/ou em fila de espera por avaliação multiprofissional, garantindo acolhimento, escuta qualificada e acompanhamento enquanto aguardam o acesso a serviços especializados.
Estratégia para serviços de Atenção Primária à Saúde amigáveis a adolescentes
Durante o III ENATCAAM, também foram apresentados os resultados das atividades do projeto “Estratégia para serviços de Atenção Primária à Saúde amigáveis a adolescentes”, uma ação em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde e o Instituto Veredas. A ação prevê a ampliação do acesso dos adolescentes aos serviços de atenção primária, por meio da formação dos profissionais de saúde e a valorização do protagonismo juvenil.
Esse encontro reuniu as referências técnicas estaduais e das capitais de saúde de adolescentes e jovens das 27 unidades federativas do país para validarem o Guia para o Escalonamento Nacional da Estratégia. O material traz a avaliação de um projeto piloto, realizado em 2025, que prevê serviços de saúde amigáveis a adolescentes. A proposta ajuda os adolescentes na compreensão de como acessar os equipamentos públicos, além de incentivar a participação desses jovens nos debates sobre as decisões voltadas à essa população.
Sobre o ENATCAAM
O Encontro Nacional de Áreas Técnicas de Saúde da Criança, do Adolescente e de Aleitamento Materno (ENATCAAM) é um espaço anual de alinhamento e integração das ações do Ministério da Saúde com estados, municípios e parceiros estratégicos. Neste ano o evento conta com debates sobre a Política Nacional Integrada da Primeira Infância, o Programa Nacional de Amamentação, a linha de cuidado para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atualizações do Programa Nacional de Triagem Neonatal, saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e saúde mental.
A mesa de abertura contou com a presença da Coordenação-Geral de Saúde das Crianças e Adolescentes e de instituições como a Organização Pan-americana de Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Thaís Ellen S. Rodrigues
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Saúde
Ministério da Saúde inaugura primeira UTI inteligente do SUS no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (RJ)
Published
2 horas agoon
27 de junho de 2026By
Da Redação
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou, neste sábado (27), a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Inteligente do SUS. A iniciativa foi lançada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, e marca o início da Rede Nacional de UTIs Inteligentes e da transformação digital da atenção hospitalar, com sistemas mais avançados, tecnologias de conectividade e inteligência de dados assistenciais para ajudar os profissionais na tomada de decisões que podem salvar vidas. Essa é uma inovação que coloca o SUS no mesmo nível de grandes instituições de referência da Europa e da Ásia, com atendimento 100% gratuito.
“Hoje estamos dando mais um passo para que o SUS e a universidade pública brasileira liderem a revolução tecnológica e digital. A integração dos dados dos monitores permite identificar precocemente sinais de melhora ou de agravamento do quadro clínico, possibilitando intervenções mais rápidas, com ajustes na conduta e no tratamento antes que o paciente apresente uma piora. Com isso, aumentamos as chances de recuperação, reduzimos o tempo de permanência na UTI, ampliamos a rotatividade dos leitos e diminuímos a espera de quem precisa de atendimento”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Com investimento de mais de R$ 180 milhões, as novas tecnologias avisam quando o paciente piora, usam inteligência artificial (IA) para prever riscos e priorizar atendimentos, e mostram os dados mais importantes diretamente no prontuário. Além disso, ambulâncias 5G transmitirão os sinais vitais em tempo real para acelerar o atendimento pré‑hospitalar. Também serão adotadas cirurgia robótica, medicina de precisão e análises por IA para melhorar resultados e eficiência.
A unidade carioca é a primeira das sete instituições selecionadas para a fase inicial do projeto, que também contempla hospitais de referência no Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Porto Alegre. Nesta etapa, serão conectados 60 leitos de terapia intensiva em todo o país, com 10 leitos em cada hospital participante.
A inauguração no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho marca mais uma etapa da modernização da rede pública de saúde e deve servir como modelo para a expansão dessa estratégia em todo o país. Depois da validação da primeira fase, o Ministério da Saúde prevê a ampliação da rede para 280 leitos inteligentes em 14 UTIs, em 13 estados brasileiros:
- São Paulo/SP: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP);
- Rio de Janeiro/RJ: Hospital Federal do Bonsucesso;
- Rio de Janeiro/RJ: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Belo Horizonte/MG: Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG);
- Brasília/DF: Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UNB);
- Salvador/BA: Hospital Geral Roberto Santos;
- Recife/PE: Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP);
- Fortaleza/CE: Hospital Geral de Fortaleza (HGF);
- Teresina/PI: Hospital Getúlio Vargas;
- Belém/PA: Hospital Beneficente Portuguesa;
- Curitiba/PR: Hospital Universitário Evangélico Mackenzie – HUEM;
- Porto Alegre/RS: Hospital Nossa Senhora da Conceição – GHC;
- Dourados/MS: Hospital Regional de Dourados (HRD);
- Manaus/AM: Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.
Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão
Além das UTIs inteligentes, a Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes do SUS conta com investimento de R$ 4,8 bilhões para a implementação e equipagem do primeiro hospital inteligente do país, o desenvolvimento de um centro de pesquisa translacional e a modernização de seis hospitais de excelência do SUS.
No âmbito dessa iniciativa, foi assinado contrato de R$ 1,7 bilhão com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), banco do BRICS, para a construção do Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI), que integrará o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). O ITMI será o primeiro hospital público inteligente do SUS voltado para urgência e emergência e fará parte da Rede Agora Tem Especialistas, servindo como modelo nacional de assistência totalmente digital.
O ITMI atenderá cerca de 20 mil pacientes por ano e terá 800 leitos dedicados a emergências de adultos e crianças nas áreas de neurologia, neurocirurgia, cardiologia, terapia intensiva e outras especialidades. Do total, 250 serão leitos de emergência, 350 de UTI e 200 de enfermaria, além de 25 salas cirúrgicas. O início das operações está previsto para 2027.
Expansão do tratamento de câncer no RJ
O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho também recebeu reforço na estrutura do serviço de oncologia, que já funciona há 33 anos. Neste sábado, foi inaugurado o primeiro acelerador linear da unidade. O equipamento, que contou com R$ 3,4 milhões, tem capacidade de atender 100 pacientes por mês, e vai reduzir a necessidade de encaminhamento para outros serviços, além de diminuir o tempo de espera pelo tratamento. O aparelho também fortalecerá a formação de especialistas em radioterapia e física médica no HUCFF, em parceria com a UFRJ.
“O tempo de posicionamento do paciente, que demorava 20, 25 minutos, pode ser reduzido para 10. Com isso será possível atender mais pessoas ao longo do dia, reduzindo o tempo de quem está esperando para começar a radioterapia no SUS”, ressaltou o ministro Padilha.
A entrega reflete a estratégia do Ministério da Saúde de expandir e qualificar o tratamento oncológico em todo o país. Desde 2023, foram celebrados 155 aceleradores lineares, com previsão de entrega de 70 equipamentos até 2026. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, incluindo procedimentos radioterápicos.
Rafaelle Silva e Julianna Valença
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Hospital Regional de Cáceres avança em infraestrutura, tecnologia e humanização
Congresso nacional destaca Mato Grosso como referência em capacitação para emergências viárias
Judiciário de MT Explica: por que falar de Equidade Racial importa?
Homem é preso pela PM após agredir namorada e ameaçá-la de morte em Rondonópolis
Homem é preso pela PM após agredir namorada e ameaçá-la de morte em Rondonópolis
CUIABÁ
MATO GROSSO
Hospital Regional de Cáceres avança em infraestrutura, tecnologia e humanização
O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração...
Congresso nacional destaca Mato Grosso como referência em capacitação para emergências viárias
O 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv) foi encerrado nesta sexta-feira (26.6), em Cuiabá, consolidando Mato Grosso...
Homem é preso pela PM após agredir namorada e ameaçá-la de morte em Rondonópolis
Um homem, de 27 anos, foi preso na madrugada deste sábado (27.6), por policiais militares do 5º Batalhão, suspeito por...
POLÍCIA
Homem é preso pela PM após agredir namorada e ameaçá-la de morte em Rondonópolis
Um homem, de 27 anos, foi preso na madrugada deste sábado (27.6), por policiais militares do 5º Batalhão, suspeito por...
Polícia Militar lamenta falecimento do ex-comandante-geral Antônio Benedito Campos Filho
A Polícia Militar de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-comandante-geral, coronel RR Antônio Benedito Campos Filho, de 66 anos,...
Delegada-geral destaca fortalecimento da Polícia Civil e avanço no combate às facções criminosas em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu investimentos expressivos ao longo dos últimos sete anos, garantindo melhores estruturas, mais valorização...
FAMOSOS
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
FAMOSOS4 dias agoPoliana Rocha homenageia cantor Leandro nos 28 anos de sua morte: ‘Parou o Brasil’
-
Mato Grosso5 dias agoEscola Santa Claudina integra história, tecnologia e parcerias em projetos de aprendizagem no Distrito de Mimoso
-
Saúde4 dias agoMinistério da Saúde leva equipes e equipamentos para realizar mais de 16 mil cirurgias e exames no interior do país nesta semana
-
Lucas do Rio Verde4 dias agoMerendeiras de Lucas do Rio Verde recebem prêmio PNAE 2026 em Brasília




