Mato Grosso

Sema solta cinco animais silvestres resgatados com ferimentos

Publicado em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou a soltura de cinco animais, neste fim de semana, nas regiões de Nova Mutum e Sorriso. Foram devolvidos ao seu habitat natural 1 bicho-preguiça, 1 ouriço-cacheiro, 1 joão-corta-pau, 1 cutia e 1 gavião-quiriri. Todos os animais passaram por avaliação ou tratamento médico veterinário antes de serem inseridos de volta à natureza.

O bicho preguiça foi resgatado, por bombeiros militares, no município de Nova Mutum. Após avaliação médica veterinária, foi constatado que o animal silvestre apresentava desidratação e um score corporal muito baixo.

Com o tratamento, a fêmea ganhou mais de 2 quilos, passou a se alimentar sozinha e, depois de 13 dias de internação, foi solta na natureza, no mesmo local em que foi resgatada. A soltura foi realizada em mata preservada próximo ao afluente do rio dos Patos.

A médica veterinária Gabriella Iglesias, que cuidou do bicho preguiça, explica que a fêmea não tinha nenhum machucado e apenas estava muito magra e desidratada. “É um animal que não estava se alimentando e estava com a respiração um pouco carregada, então fizemos uma terapia de suporte, antibiótico e anti-inflamatório, demos uma suplementação própria para herbívoro até que ela começou a comer sozinha e ganhar peso”, disse.

“Nós temos conseguido atender muitos animais e devolver muitos deles para viver na natureza que é nosso principal objetivo. Vê-los de volta ao seu habitat natural quando tem condições de voltar a vida livre nos da uma satisfação imensa“, disse o gerente de Fauna Silvetre da Sema, Waldo Troy.

Leia Também:  Polícias Civil e Militar apreendem cinco armas de fogo e diversas munições em Vila Rica

Outros animais soltos pela Sema

O ouriço-cacheiro, joão-corta-pau, gavião-quiriri e cutia estavam em tratamento em Sorriso, em uma clínica conveniada à Sema. Eles foram soltos também na região. A cutia foi resgatada na área urbana de Sorriso, pelo Corpo de Bombeiros. A avaliação constatou que o animal não apresentava alteração nos exames físicos e ela foi solta após dois dias.

O Gavião-quiriri foi entregue no Corpo de Bombeiros de Sorriso e encaminhada para avaliação clínica. No exame, foi verificado que a ave não voava e apresentava dificuldade para se alimentar por conta de lesões de mucosa oral com causa desconhecida. O animal se recuperou com 7 dias de tratamento. Os testes de voos internos indicou que estava apta para a soltura.

Outra ave ave resgatada, joão-corta-pau, foi resgatado também pelo Corpo de Bombeiros de Sorriso e entregue aos cuidados veterinários. Na avaliação clínica, foi possível constatar que não havia fraturas, porém o animal estava com dificuldade respiratória e com suspeita de intoxicação por fumaça, já que apresentava fuligem nas penas. Após ser submetido a tratamento com sessões de inalação e após 5 dias, voltou ao seu habitat natural.

Leia Também:  Detran leva palestras educativas com orientações sobre normas de trânsito a mais de 800 crianças

O ouriço-cacheiro foi o único animal resgatado fora de Sorriso, na região de Sinop, e entregue na Diretoria de Unidade Desconcentrada de da Sema no município. No dia 20 de agosto, ele foi encaminhado pela Regional para tratamento médico. O animal apresentava grande parte da cauda em processo de necrose avançada e foi submetido a cirurgia de amputação. Após 30 dias internado, período em que recebeu as medicações e suplementações necessárias para recuperação com uma dieta rica em nutrientes que auxiliou no processo de cura, o ouriço foi devolvido à natureza.

“O resgate realizado de forma correta e com o encaminhamento breve para a avaliação clínica são medidas importantes para que os animais possam ter maiores chances de voltarem a natureza. Realizamos todos os procedimentos necessários e tratamentos para que a reabilitação aconteça em um menor tempo e que a destinação possa ser efetuada com segurança para o animal”, destacou a médica veterinária Lilian Medeiros responsável pelo tratamento dos animais em clínica conveniada à Sema em Sorriso.

Assista aos vídeos da soltura:

https://www.youtube.com/shorts/u7fqw3FArPs

https://www.youtube.com/shorts/vyNAQAp6Wfs

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Homem é preso pela Polícia Militar em flagrante por agredir companheira após discussão em bar

Published

on

Policiais militares da 4ª Companhia Independente prenderam em flagrante, na madrugada deste domingo (28.6), um homem, de 40 anos, suspeito de agredir a esposa, de 38 anos, em Matupá. A mulher apresentava diversas lesões pelo corpo. No local, os policiais encontraram o suspeito contido por populares, que relataram ter ouvido os pedidos de socorro da vítima e presenciado as agressões.

Conforme relato da vítima, o casal estava em um bar quando iniciou uma discussão porque ela não queria deixar o estabelecimento naquele momento. Durante o trajeto pela Rua 1, o suspeito passou a agredi-la com socos, tapas no rosto e chutes, fazendo com que ela caísse ao solo. Em seguida, ele ainda a empurrou diversas vezes contra um muro. A vítima apresentava lesões nos dois braços e queixava-se de dores no tórax.

Durante a abordagem, os militares também constataram que ele apresentava diversas lesões na testa e outra nas costas. Questionado sobre a origem dos ferimentos, afirmou não saber como ocorreram. Ambos envolvidos foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Leia Também:  Seduc lança edital para seleção de escolas com projetos de Robótica Educacional

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA