Mato Grosso

Estudantes da Rede Estadual chegam à semifinal de prêmio com projeto de plataforma educacional gratuita e inclusiva

Publicado em

Cinco estudantes da Escola Estadual Governador José Fragelli, em Cuiabá, são semifinalistas da 11ª edição do ‘Prêmio Solve For Tomorrow’. Criado pela Sansung, o prêmio estimula estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais da comunidade e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia.

Salomão Fernandes, Lismar Albanelys, Gabriel Ferreira, Jonathan Salazar e Ygor Ruiz concorrem com o projeto denominado ‘Axewl: Educação Inclusiva e Personalizada para Todos’. Todos são do 3° ano e tiveram orientação da professora Mara Lopes Côrtes.

De acordo com Mara Côrtes, o projeto dos estudantes mato-grossenses se destaca pela proposta inovadora de criar uma plataforma educacional gratuita e acessível para pré-vestibulandos, sobretudo, os de baixa renda.

“É a primeira vez que uma equipe de escola pública de Mato Grosso participa e já garantindo a semifinal. Temos potencial para chegar à final”, destaca.

Ela avalia que o sucesso do projeto Axewl não só eleva o nome da escola e de seus estudantes, mas também serve de inspiração para outras instituições de ensino e jovens inovadores em todo Mato Grosso.

Leia Também:  Empresários devem enviar relatório anual de programas de incentivo fiscal para não ter benefício suspenso

“A equipe continua avançando na competição, com a expectativa de que seu trabalho possa alcançar ainda mais reconhecimento e, sobretudo, impactar positivamente a vida de milhares de estudantes em todo o país”, declara.

O estudante Ygor está confiante na vitória. Ele conta que a ferramenta utiliza inteligência artificial para personalizar o aprendizado, oferecendo recursos como quizzes, simulados, uma biblioteca de conteúdos e suporte via chat.

“A plataforma é inclusiva, projetada para atender também estudantes com deficiências auditivas, visuais, psicológicas, autismo ou TDAH”, diz o estudante.

Se vencerem, os estudantes receberão certificados e prêmios que incluem recursos para continuar desenvolvendo e aprimorando o projeto. Cada professor orientador das 20 equipes semifinalistas já ganhou um tablet. As 10 equipes finalistas vão ganhar um notebook para cada professor orientador e um tablet para cada estudante finalista.

A premiação será dividida em duas categorias, a nacional e júri popular. Na nacional os prêmios serão um notebook + fone de ouvido (1° lugar); smartphone + fone de ouvido (2° lugar) e smartwatch + fone de ouvido (3° lugar).

Leia Também:  Projeto Social Bombeiro do Futuro está com inscrições abertas em Lucas do Rio Verde

Já os vencedores pelo Júri Popular, ganharão um fone de ouvido sem fio para cada estudante, professor orientador e professor parceiro dos três projetos eleitos pelo público, além das escolas ganharem um projetor.

O Prêmio

O Solve for Tomorrow é uma competição que incentiva a criação de soluções inovadoras para desafios sociais utilizando a abordagem STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). O programa tem abrangência nacional e é coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), referência em educação no Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental

Published

on

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação para Habilitação da Descentralização da Gestão Ambiental (Módulo I). Aproximadamente 200 pessoas, entre servidores públicos e profissionais técnicos, participam da qualificação.

Nesta terça-feira (23.6), durante a abertura do curso, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lílian Ferreira, destacou que a Sema avançou muito em relação à descentralização e conta atualmente com 61 municípios exercendo a gestão ambiental.

“Foi necessário muito trabalho para que isso ficasse internalizado entre os prefeitos. Nós tínhamos inicialmente uma dificuldade grande para que as prefeituras quisessem assumir essa responsabilidade, pois não é fácil, demanda estrutura e técnicos em áreas específicas, mas isso varia de acordo com o perfil de cada local”, disse.

O município de Tangará da Serra, conforme a superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, está classificado como nível C, de acordo com os parâmetros estabelecidos na Resolução 74/2025.

Leia Também:  Mais de 150 ganhadores do Nota MT ainda não informaram dados bancários e podem perder o prêmio

“A Prefeitura de Tangará da Serra se preparou e montou toda a estrutura necessária para assumir as atividades passíveis de licenciamento pelos municípios estabelecidas na Resolução do Consema como nível C”, enfatizou a superintendente.

São passíveis de licenciamento pelos municípios enquadrados no grupo C, atividades voltadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, indústria, infraestrutura, serviços e mineração.

No decorrer do primeiro módulo da capacitação, que se estenderá até quinta-feira (25), os participantes terão aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático inclui discussões sobre licenciamento ambiental, estruturação do órgão ambiental, fiscalização ambiental, projetos existentes em Tangará da Serra, entre outros tópicos.

Também compuseram a mesa de abertura do curso, o prefeito Vander Masson, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lançone dos Santos, e a coordenadora de Desconcentração e Descentralização da Sema, Nilma Faria.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA