AGRONEGÓCIO

Impostos sobre combustíveis devem subir em 2024, impactando diesel e gás de cozinha

Publicado em

Embora alguns benefícios fiscais já tenham expirado, como no caso da gasolina, etanol e querosene de aviação, as alíquotas ainda permanecem reduzidas até o final deste ano para diesel, biodiesel e gás de cozinha (GLP).

Com o término da desoneração, esses produtos enfrentarão aumento de impostos no início de 2024, o que, se repassado, resultará em elevação de preços para os consumidores, impactando a inflação.

O diesel, devido à sua utilização no transporte de cargas em todo o país e no transporte público, tende a afetar os preços de forma geral na economia. Já o aumento da tributação do gás de cozinha afetará não apenas a população de baixa renda, mas também a classe média e os preços praticados pelos restaurantes.

Em junho deste ano, após o governo federal aumentar impostos federais sobre gasolina e etanol, a Petrobras anunciou uma redução no preço da gasolina.

Aumento de até R$ 2,18

O retorno dos impostos federais pode resultar em um aumento de até R$ 2,18. Veja os valores projetados para cada combustível, segundo dados do governo, do Instituto Combustível Legal (ICL) e da Associação das Distribuidoras de Combustíveis (Brasilcom):

  • Diesel A: aproximadamente R$ 0,35 por litro;
  • Biodiesel: aproximadamente R$ 0,15 por litro;
  • Diesel B (mistura do diesel A e biodiesel): aproximadamente R$ 0,33 por litro;
  • Gás de cozinha: aproximadamente R$ 2,18 por botijão de 13 Kg.
Leia Também:  Mercado de feijão perde referência de preços e enfrenta baixa liquidez no Brasil
Redução em 2022

A redução dos impostos federais foi autorizada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022. Com a guerra na Ucrânia e a iminência da corrida eleitoral, o governo anterior zerou o PIS/Cofins sobre diesel, gás de cozinha e biodiesel até o final de 2022. Posteriormente, reduziu os impostos federais sobre gasolina e etanol até o final do ano passado.

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve a tributação reduzida no início deste ano, mas começou a aumentar os impostos federais sobre gasolina e etanol em fevereiro, retomando as alíquotas cheias desses combustíveis em junho de 2023, além de querosene de aviação e GNV.

O aumento do diesel foi escalonado ao longo do ano. Os impostos ficaram zerados até julho, quando aumentaram para R$ 0,11 por litro e, em outubro, para R$ 0,13 por litro. Contudo, a medida provisória que elevava os impostos perdeu a validade sem ser votada no Congresso, levando as alíquotas a zero novamente até 31 de dezembro.

Meio Ambiente

Na abertura da COP 28 em Dubai, nos Emirados Árabes, o presidente Lula afirmou que os gastos com armas deveriam ser destinados à fome e à mudança climática, destacando a necessidade de uma economia menos dependente de combustíveis fósseis, como diesel e gás de cozinha, que sofrerão aumento de impostos no início do próximo ano.

Leia Também:  Mato Grosso registra recorde histórico no abate de novilhos, mas preço do boi gordo segue estável
Impacto nas Contas Públicas

O aumento de impostos sobre diesel, gás de cozinha e querosene de aviação em janeiro ocorre no contexto do esforço da equipe econômica para zerar o déficit das contas públicas em 2024, meta desafiadora conforme o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O governo visa arrecadar R$ 168 bilhões adicionais no próximo ano para atingir essa meta.

O fim desses benefícios já está incluso no cálculo dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento para aumentar a arrecadação em 2024. A Receita Federal confirmou que a proposta de orçamento de 2024 considera a reoneração dos combustíveis. Caso os tributos não aumentem, a necessidade de arrecadação extra para atingir a meta fiscal será ainda maior. A redução das alíquotas do PIS e Cofins sobre combustíveis gerou uma perda de arrecadação de R$ 28,7 bilhões nos dez primeiros meses deste ano, segundo a Receita. Além do aumento de impostos sobre diesel, querosene de aviação e GLP, outras medidas foram enviadas ao Legislativo, incluindo taxação de “offshores” e fundos exclusivos, mudança nos juros sobre capital próprio, taxação de apostas esportivas e fim de subvenções a empresas para custeio.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura de Cuiabá reafirma apoio à Polícia Militar durante homenagem aos agentes do Centro Histórico

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá reafirmou, nesta sexta-feira (26), seu compromisso com a segurança pública e a valorização das forças de segurança durante sessão solene realizada na Câmara Municipal em homenagem aos policiais militares da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento do Centro Histórico da Capital. A solenidade foi proposta e conduzida pela vereadora Samantha Íris, reunindo autoridades civis, militares e representantes do setor produtivo para reconhecer o trabalho desenvolvido pela corporação.

Representando o Executivo municipal, o prefeito Abilio Brunini destacou o trabalho desempenhado pelos policiais militares e garantiu que a gestão continuará apoiando as ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública, especialmente na região central da cidade.

“O desafio enfrentado pelos nossos policiais exige coragem, dedicação e persistência. Enquanto eu estiver à frente da Prefeitura de Cuiabá, a Polícia Militar terá todo o apoio que pudermos oferecer, seja em ações, investimentos ou parcerias. Valorizar quem protege a população é um compromisso da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

Abilio também ressaltou que a Prefeitura vem desenvolvendo projetos de revitalização do Centro Histórico que caminham ao lado das ações de segurança pública. Segundo ele, a ocupação qualificada dos espaços públicos, a implantação de novos equipamentos municipais e o trabalho integrado com o Governo do Estado, Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Militar contribuem para devolver vitalidade à região central.

Leia Também:  Paraná estabelece novas regras para prevenção e controle do greening nos pomares de citros

Durante a cerimônia, a vereadora Samantha Íris destacou a importância de reconhecer os policiais que atuam diariamente no Centro Histórico e afirmou que Cuiabá tem demonstrado respeito e valorização às forças de segurança por meio de ações concretas e homenagens públicas.

O comandante da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Moraes, agradeceu a iniciativa da vereadora e destacou que a valorização fortalece o trabalho da tropa.

“Quero agradecer à vereadora Samantha por esse reconhecimento. Nossos policiais trabalham diariamente para tornar o Centro Histórico mais seguro. Os índices de roubos e furtos vêm diminuindo e hoje o índice de homicídios na região é praticamente zerado. Esse resultado é fruto da dedicação dos policiais e da parceria com a comunidade e os comerciantes”, afirmou.

O comandante regional da Capital, coronel Lima Júnior, também enalteceu a iniciativa, afirmando que o reconhecimento fortalece a motivação dos policiais que atuam diariamente na proteção da população cuiabana.

Ao final da solenidade, o prefeito Abilio Brunini e a vereadora Samantha Íris receberam homenagens entregues pelo comandante da 21ª CIPM, tenente-coronel Marcelo Moraes, e pelo comandante regional da Capital, coronel Lima Júnior, em reconhecimento ao apoio institucional prestado às forças de segurança e às iniciativas desenvolvidas em favor da segurança pública em Cuiabá.

Leia Também:  Polícia Civil divulga informações sobre os atos de Posse, Efetivo Exercício e Aula Inaugural

A solenidade reuniu autoridades civis e militares, entre elas o vice-presidente da Fecomércio, Jedeon Sampaio Silva; a subprefeita do Centro Histórico, Andrea Barros; o diretor da Associação Comercial de Cuiabá, Diogo Geraldino; o vereador Dilemário Alencar, além de representantes da sociedade civil e da Polícia Militar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA