AGRONEGÓCIO

Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.

O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.

A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia Também:  Expointer 2023 começa a receber animais e promete quebrar recordes

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.

A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.

Leia Também:  Quebra de safra por conta do clima | Produtor tem o direito de prolongar dívidas de Crédito Rural

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

EducaPet leva conscientização sobre bem-estar animal a estudantes de escola municipal em Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, realizou a sexta edição do projeto EducaPet na EMEB Antônia Tita Maciel, localizada no bairro Jardim Florianópolis. A ação ocorreu na terça-feira (23). A ação reuniu alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental em atividades voltadas à conscientização sobre guarda responsável, prevenção aos maus-tratos e respeito aos animais.

O projeto encerra o cronograma do primeiro semestre de 2026 e tem priorizado escolas situadas em regiões com maior número de ocorrências relacionadas a maus-tratos registradas pela Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal.

Segundo levantamento do órgão, o Jardim Florianópolis está entre os três bairros com maior demanda de atendimentos ligados à causa animal no município.

Durante a programação, os estudantes participaram de uma palestra educativa sobre direitos e cuidados com os animais, castração, responsabilidades dos tutores e os serviços oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá na área de bem-estar animal.

A secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, destacou que o projeto tem atuado diretamente em comunidades com maior incidência de casos de maus-tratos.

Leia Também:  Forest.Bot: Tecnologia Nacional Revoluciona o Reflorestamento com Capacidade de Plantio de 1.800 Árvores por Hora

“Levamos informações sobre o que caracteriza maus-tratos, os cuidados necessários com os animais e os serviços oferecidos pelo município. A proposta é conscientizar as crianças para que elas também se tornem multiplicadoras dessas orientações dentro de casa”, afirmou.

Além da atividade educativa, esta edição contou com uma apresentação inédita do Canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Os alunos acompanharam demonstrações de farejamento de entorpecentes realizadas por cães treinados e conheceram o trabalho de animais utilizados em ações de interação e convívio social, conhecidas como cinoterapia.

A diretora da EMEB Antônia Tita Maciel, Elem Corrêa, ressaltou o impacto da iniciativa no ambiente escolar e o interesse demonstrado pelos estudantes durante as atividades.

“As crianças ficaram encantadas com a oportunidade de aprender sobre os animais de uma forma diferente. A apresentação prática complementou o trabalho desenvolvido pela escola e reforçou a importância de preservar, cuidar e respeitar os animais”, explicou.

Ao longo do primeiro semestre de 2026, o EducaPet percorreu seis escolas da rede municipal de ensino, alcançando mais de 2 mil crianças e adolescentes com ações voltadas à educação para o bem-estar animal, guarda responsável e prevenção aos maus-tratos.

Leia Também:  Avanços no Smart Farming Marcam a Terceira Revolução da Agricultura no Brasil

Para a secretária Morgana, o trabalho desenvolvido nas escolas representa um investimento de longo prazo na transformação da realidade da causa animal em Cuiabá.

“Quando ensinamos uma criança a respeitar, cuidar e proteger os animais, estamos plantando uma semente que vai gerar frutos por muitos anos. Nosso objetivo não é apenas levar uma palestra, mas formar multiplicadores dessa consciência dentro das famílias e comunidades. A educação é uma das ferramentas mais poderosas para reduzir casos de abandono e maus-tratos no futuro”, destacou.

Com o encerramento do primeiro semestre, a expectativa da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal é ampliar o alcance do EducaPet no segundo semestre, levando o projeto a novas unidades escolares e fortalecendo a conscientização sobre a proteção animal em diferentes regiões da capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA