AGRONEGÓCIO

Brasil lidera expansão agrícola global e fortalece mercado de nutrição vegetal

Publicado em

O Brasil está consolidando sua posição como protagonista mundial na produção de alimentos. De acordo com dados da consultoria VGRI Partners, a produção agrícola do país deve crescer 41% entre 2023 e 2026/2027, tornando-se o principal impulsionador da oferta global de alimentos nesse período. Esse avanço é sustentado, sobretudo, pela elevação da produtividade e pela intensificação das colheitas.

Avanço da produção impulsiona uso de fertilizantes especiais

Com a intensificação da produção, cresce também a demanda por tecnologias mais avançadas no campo, como os fertilizantes especiais. Em 2024, o setor de nutrição vegetal no Brasil deve movimentar cerca de R$ 266,2 bilhões, impulsionado por investimentos em insumos mais eficientes e adaptados às exigências da agricultura moderna.

Crescimento na área plantada e na produtividade média

Apesar de utilizar apenas 11% de seu território para a agricultura, o Brasil é líder global na produção de soja, café e açúcar. Entre 2016 e 2024, a área plantada com cereais, leguminosas e oleaginosas saltou de 58,7 milhões para 78 milhões de hectares, enquanto a produtividade média subiu de 3,14 para 3,84 toneladas por hectare. Esses números refletem a crescente tecnificação do campo brasileiro.

Leia Também:  Mato Grosso Sedia Evento Sobre Gestão Florestal Sustentável
Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso lideram faturamento com fertilizantes

O mercado de fertilizantes especiais é liderado por cinco estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná. Juntos, eles respondem por 68% do faturamento nacional do setor, evidenciando a concentração de investimentos em regiões de grande relevância agrícola.

Fatores que sustentam o crescimento da nutrição vegetal

Segundo a VGRI Partners, o crescimento do setor de nutrição vegetal está ligado a três fatores principais:

  • Maior demanda por produtividade no campo;
  • Evolução tecnológica na formulação de insumos;
  • Aumento da adesão dos produtores rurais ao uso de fertilizantes mais tecnificados.
Brasil como fronteira agrícola sustentável

Com o crescimento da população global e a necessidade de garantir segurança alimentar, o Brasil se mantém como uma das principais fronteiras agrícolas sustentáveis do mundo. A combinação entre tecnologia, produtividade e uso eficiente de recursos torna o país peça-chave para o futuro do agronegócio global.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeito e primeira dama premiam aluno de Cuiabá por melhor música infantil

Published

on

O prefeito Abilio Brunini e a primeira dama Samantha Iris entregaram na quarta-feira (15) um aparelho tablet ao estudante João Lucas Silva Barreto, matriculado no 4º ano C da escola professora Gracildes Melo Dantas, localizada no bairro Altos da Glória. O ato de entrega ocorreu durante o lançamento do projeto “Livro Livre”.

O aluno, de apenas 9 anos, produziu uma música destinada ao combate ao trabalho infantil, reconhecida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) como uma das três melhores produções dos estudantes da rede pública de Cuiabá. Do concurso estudantil, participaram 2.931 estudantes do ensino fundamental. Para entender mais, clique AQUI, AQUI e AQUI.

“Ver estudantes no caminho certo, buscando e aprimorando o conhecimento, é motivo de muito orgulho para Cuiabá”, declara o prefeito Abilio Brunini.

A primeira dama Samantha Iris reforça à importância da abordagem do tema do combate ao trabalho infantil nas escolas de Cuiabá. “É um despertar de consciência. Esse debate que nasce nas escolas contribui para um futuro melhor”.

Leia Também:  Ano de “bienalidade positiva” impulsiona expectativas, mas clima desafia produtores de café mineiros

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, também enaltece a conquista do jovem estudante. “É uma vitória da educação pública que mostra o compromisso de professores com a boa aprendizagem”.

Produção

O estudante João Lucas Silva Barreto declara que tem a mente aberta para a cultura, considerando-se eclético nas músicas. “Gosto de ouvir todas as músicas. Sertanejo, rap, funk, pagode. Busquei inspiração em diferentes trechos”.

Motivo de orgulho

O pai do estudante, Jonathan Morrison Souza Barreto, afirma que está orgulhoso pela conquista do filho. “Sempre peço para meu filho escrever as boas ideias que surgem na mente. Para não deixar nenhuma ideia se perder. Fiquei muito feliz com este resultado”.

#PraCegoVer

A foto ilustra o prefeito Abilio Brunini entregando um aparelho tablet ao estudante João Lucas Silva Barreto, que está devidamente uniformizado. Do lado esquerdo, a primeira dama Samantha Iris, vestida com roupa rosa, bate palmas pela conquista do estudante. Do lado direito, também bate palmas, a diretora da escola, Elizangêla Maria Vieira, e o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

Leia Também:  UPL lança Thunder, novo herbicida para controle de capim pé-de-galinha e buva na safra 2025/26

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA