AGRONEGÓCIO

Prefeito de Cuiabá, primeira-dama e secretário lamentam a morte do artista Masanobu Kazurayama

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fernando Medeiros, manifestam profundo pesar pelo falecimento do artista plástico Masanobu Kazurayama, aos 86 anos.

Reconhecido nacional e internacionalmente, Kazurayama deixa um legado inestimável para a cultura cuiabana e mato-grossense. Mestre do curso de pintura do Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso, formou diversas turmas e inspirou gerações de artistas com sua técnica refinada e dedicação ao ensino da arte oriental.

Sobrevivente da bomba atômica de Nagasaki, chegou ao Brasil em 1961 e construiu uma trajetória marcada pela superação, pelo trabalho e pelo amor à arte. Em Cuiabá, tornou-se presença constante no Museu do Morro da Caixa d’Água Velha, onde realizava exposições anuais que encantavam o público com pinturas retratando paisagens do Japão, do Canadá e do Pantanal mato-grossense, além de valorizar e dar visibilidade às obras de seus alunos.

Neste momento de dor, a gestão municipal se solidariza com familiares, amigos, alunos e admiradores, reconhecendo a importância de sua trajetória para a história cultural de Cuiabá. Seu talento, sensibilidade e compromisso com a arte permanecerão vivos na memória da cidade e nas obras que eternizou.

Leia Também:  Exposição "Cuiabá em Cores" celebra diversidade cultural da capital com mostra de artistas locais

O velório será realizado na Capela Santa Rita, localizada na Rua Miranda Reis, nº 567, bairro Poção, em Cuiabá, nesta terça-feira, das 13h às 20h. Às 19h, familiares e amigos farão uma mensagem de despedida e as últimas homenagens ao artista.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Leia Também:  ABIOVE analisa reoneração de Pis/Cofins sobre biodiesel e afirma que não deve afetar o biocombustível

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

Leia Também:  Vetos à lei ambiental mantêm burocracia para o campo e geram reação do setor produtivo

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA