AGRONEGÓCIO

Especialista da Emater faz panorama da citricultura em Goiás e alerta sobre a doença greening

Publicado em

Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Goiás está entre os dez estados que mais cultivam frutas cítricas no Brasil. Ocupando a 9ª posição no ranking nacional, a produção foi de 172 mil toneladas em 2023. Com a perspectiva de aumento da produção para 2024, a preocupação do especialista da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) é que a greening não chegue aos pomares goianos.

Regiões produtoras do centro-sul como os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná enfrentam problemas na redução do plantio. Segundo o coordenador regional Sudoeste da Emater, José Luiz Pereira Lopes, o declínio favoreceu Goiás que aumentou a área de plantio.

“A citricultura goiana cresce gradativamente. Houve um aumento de área cultivada, devido à migração de produtores para o estado, pois as principais regiões da cultura enfrentam problemas na redução causada pela greening. Além disso, temos clima favorável e bastante água para irrigação. A citricultura vai crescer de forma expressiva no estado”, explica.

Embora as projeções para a citricultura sejam favoráveis para a cadeia produtiva em Goiás, José Luiz alerta que os cuidados, para que a praga não entre no estado, devem ser redobrados. Segundo ele, as ações da defesa agropecuária são importantes para retirar o material danoso de circulação.

“É fundamental que a população entenda que adquirir mudas que foram produzidas sem acompanhamento fitossanitário coloca em risco toda a citricultura goiana. O combate ao comércio de mudas irregulares de citros deve ser intenso”, adverte.

Leia Também:  Fernanda Paes Leme rebate críticas de internautas sobre seu corpo: ‘Bom senso’

O coordenador orienta que a compra de mudas tem que ser em viveiro registrado e certificado, que tenha procedência e qualidade, para dificultar a entrada da doença no estado. “A expectativa é que Goiás seja um dos maiores produtores de citros, principalmente de laranja, nos próximos anos. Por isso, é preciso evitar a entrada da doença”, pontua.

José Luiz sugere ainda que outras medidas sejam colocadas em prática, como ações educativas e de conscientização do produtor e, assim, adotar estratégias para o controle da greening.

Doença letal

Segundo a Embrapa, a praga, conhecida como “doença do ramo amarelo”, é considerada a maior doença dos citros do mundo, em função da dificuldade de controle, da rápida disseminação e por ser altamente destrutiva.

A doença acomete todas as plantas cítricas e não tem cura: uma vez contaminada, não se elimina a bactéria da planta, que ainda age como fonte de transmissão para contaminação de outras no pomar. Causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp. e disseminada pelo inseto psilídeo (Diaphorina citri), a praga definha as plantações, o que reduz a produção.

Segundo José Luiz, a greening é considerada a doença que mais ameaça a citricultura no mundo. Os sintomas são visíveis como folhas mais grossas e frutos pequenos e deformados. Com o passar do tempo e com o aumento da severidade, toda a planta pode morrer.

Cenário promissor

O coordenador regional diz ainda que a citricultura é uma cultivo novo em Goiás, com apenas 35 anos de plantio. As principais frutas produzidas são limão-taiti, tangerina (mexerica) e laranja. As projeções para a fruticultura no estado são positivas: de acordo com dados do Mapa, em apenas um ano, a produção de laranja aumentou.

Leia Também:  Nona edição do Simpósio Brasileiro sobre Gramados (SIGRA) acontece em outubro

De 2023 para 2024, a área plantada cresceu de 7,2 mil hectares para 7,4 mil hectares, o que representa 160 mil toneladas. O valor da produção de laranja foi de R$ 203,6 milhões – crescimento de 28,6% em relação à safra anterior em 2023. A cultura gera 4 mil empregos, diretos e indiretos, por hectare no estado.

“A citricultura é um cultivo importante no estado e principalmente para o Brasil. No país, o limão-taiti teve o maior crescimento na exportação no último ano. Além disso, somos o maior produtor e o maior fornecedor de suco de laranja do mundo, com 75% do mercado global. A cada cinco copos consumidos, 4 são de laranjas brasileiras”, exemplifica José Luiz.

Segundo o especialista, a projeção para os próximos cinco anos é que a área plantada dobre de tamanho. “Goiás é uma potência no plantio, tanto que não há mudas para vender. Atualmente, a falta de mudas para abastecer os produtores restringe o aumento da produção no estado. Todas as mudas de viveiros goianos estão vendidas para os anos de 2024 e 2025”, enfatiza.

Fonte: Emater Goiás

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Aviagen América Latina Expande Operações no Brasil com Aquisição de Granja em Santa Catarina

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA