Várzea Grande

Prefeitura de Várzea Grande estrutura políticas públicas para autistas e neurodivergentes

Publicado em

“Estamos virando a página da ausência de atendimento a essas demandas”, comemora a prefeita

A Prefeitura de Várzea Grande realizou uma reunião para discutir pontos para implantação de políticas públicas para o atendimento de pessoas autistas e neurodivergentes, nesta manhã (24). A reunião ocorreu no Paço Municipal Couto Magalhães.

Conforme a prefeita Flávia Moretti (PL), a inclusão social foi uma das principais propostas feitas durante a campanha eleitoral. “O tema inclusão foi uma das principais bandeiras que defendi em nossa campanha eleitoral e, com toda certeza, buscaremos implantar um atendimento mais especializado e, de forma eficaz, para atender essas pessoas de forma humana e responsável. Estamos virando a página da ausência de atendimento a essas demandas”, disse Moretti.

Segundo a Assessora Especial de Políticas de Inclusão, Priscila Lima, Várzea Grande será referência em inclusão. “A prefeita Flávia e o vice Tião da Zaeli nos deram a missão de transformar Várzea Grande em uma cidade mais inclusiva, oferecendo dignidade e segurança às famílias que hoje enfrentam longas esperas por diagnóstico e acompanhamento especializado. Um espaço jamais pensado antes e que será uma realidade, Várzea Grande desponta para ser referência nacional”, afirmou.

Leia Também:  Várzea Grande reforça ações de prevenção antes do retorno do período chuvoso

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Igor Cunha, disse que apoia a ação e parabeniza a prefeita pela iniciativa. “A gestão municipal está propondo atendimento digno, preciso e qualificado para essas pessoas. Isso é muito inédito e fará toda diferença a milhares de famílias várzea-grandenses”, conta.

Participaram da reunião: a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria; secretária de Administração, Jaqueline Favetti; coordenadora da pessoa com deficiência, Geovanna Amorim Chaves; técnicos da Secretaria de Saúde, da secretaria de Assistência Social, da Procuradoria-Geral e da Secretaria de Planejamento.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Várzea Grande adere à operação de remoção de fios de telefonia e internet descartados de forma irregular

Published

on

O plano de ação prevê quatro fases: levantamento técnico, campanha de conscientização, remoção dos cabos e fiscalização permanente para evitar o retorno das irregularidades

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, anunciou a adesão à operação “Telefone sem Fio”, uma iniciativa da concessionária Energisa Mato Grosso, em parceria com prefeituras e empresas de telecomunicação. O lançamento oficial ocorreu na quarta-feira (22), no auditório da Energisa, em Cuiabá.

A operação tem como objetivo remover fios de telefonia e internet irregulares, em desuso ou instalados de forma insegura, que hoje representam riscos à segurança da população e comprometem o visual urbano, pois têm sido constantemente descartados pelas ruas de vários bairros da cidade.

O plano de ação prevê quatro fases: levantamento técnico, campanha de conscientização, remoção dos cabos e fiscalização permanente para evitar o retorno das irregularidades.

O subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Gerson Scarton, destacou que a adesão ao plano é um passo importante para a segurança e o ordenamento urbano do Município. “Estamos junto com a Energisa e as operadoras de telecomunicação nessa operação, que visa não apenas melhorar o visual da cidade, mas principalmente, eliminar riscos à vida causados pelos cabos emaranhados, presos e até mesmo soltos em nossas vias”, ressaltou.

Leia Também:  Várzea Grande segura, limpa e iluminada: Balanço contabiliza mais de 90 bairros atendidos e avanços na mobilidade

Durante o evento, o assessor governamental da Energisa MT, Luís Carlos Moreira, explicou que a distribuidora é responsável pelos postes e pela gestão da infraestrutura, mas a regularização dos cabos cabe às operadoras. “Nós tivemos diversos casos de empresas que abandonaram fios nos postes e pelas calçadas e ruas onde o serviço é prestado e isso representa perigo de choques elétricos e acidentes. O trabalho de limpeza e organização vai garantir que apenas operadoras com contrato regular e projetos aprovados possam atuar”, afirmou.

“Só neste ano já regularizamos mais de 22 mil pontos, o que corresponde a cerca de 22 toneladas de cabos soltos em todo o estado”, acrescentou.

O plano também prevê a criação de um banco de dados com registros fotográficos e relatórios técnicos, que servirão de base para medidas administrativas e legais contra empresas que continuarem atuando de forma irregular. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso também participa da força-tarefa, garantindo respaldo jurídico e apoio nas fiscalizações.

Com a adesão de Várzea Grande, a operação “Telefone sem Fio” se expande pela Baixada Cuiabana e reforça o compromisso das administrações municipais com a segurança elétrica, a estética urbana e o respeito às normas de uso das redes públicas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA