Várzea Grande
Prefeitura de Várzea Grande estrutura políticas públicas para autistas e neurodivergentes
Publicado em
24 de outubro de 2025por
Da Redação
“Estamos virando a página da ausência de atendimento a essas demandas”, comemora a prefeita
A Prefeitura de Várzea Grande realizou uma reunião para discutir pontos para implantação de políticas públicas para o atendimento de pessoas autistas e neurodivergentes, nesta manhã (24). A reunião ocorreu no Paço Municipal Couto Magalhães.
Conforme a prefeita Flávia Moretti (PL), a inclusão social foi uma das principais propostas feitas durante a campanha eleitoral. “O tema inclusão foi uma das principais bandeiras que defendi em nossa campanha eleitoral e, com toda certeza, buscaremos implantar um atendimento mais especializado e, de forma eficaz, para atender essas pessoas de forma humana e responsável. Estamos virando a página da ausência de atendimento a essas demandas”, disse Moretti.
Segundo a Assessora Especial de Políticas de Inclusão, Priscila Lima, Várzea Grande será referência em inclusão. “A prefeita Flávia e o vice Tião da Zaeli nos deram a missão de transformar Várzea Grande em uma cidade mais inclusiva, oferecendo dignidade e segurança às famílias que hoje enfrentam longas esperas por diagnóstico e acompanhamento especializado. Um espaço jamais pensado antes e que será uma realidade, Várzea Grande desponta para ser referência nacional”, afirmou.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Igor Cunha, disse que apoia a ação e parabeniza a prefeita pela iniciativa. “A gestão municipal está propondo atendimento digno, preciso e qualificado para essas pessoas. Isso é muito inédito e fará toda diferença a milhares de famílias várzea-grandenses”, conta.
Participaram da reunião: a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria; secretária de Administração, Jaqueline Favetti; coordenadora da pessoa com deficiência, Geovanna Amorim Chaves; técnicos da Secretaria de Saúde, da secretaria de Assistência Social, da Procuradoria-Geral e da Secretaria de Planejamento.
Várzea Grande
Várzea Grande adere à operação de remoção de fios de telefonia e internet descartados de forma irregular
Published
15 minutos agoon
24 de outubro de 2025By
Da Redação
O plano de ação prevê quatro fases: levantamento técnico, campanha de conscientização, remoção dos cabos e fiscalização permanente para evitar o retorno das irregularidades
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, anunciou a adesão à operação “Telefone sem Fio”, uma iniciativa da concessionária Energisa Mato Grosso, em parceria com prefeituras e empresas de telecomunicação. O lançamento oficial ocorreu na quarta-feira (22), no auditório da Energisa, em Cuiabá.
A operação tem como objetivo remover fios de telefonia e internet irregulares, em desuso ou instalados de forma insegura, que hoje representam riscos à segurança da população e comprometem o visual urbano, pois têm sido constantemente descartados pelas ruas de vários bairros da cidade.
O plano de ação prevê quatro fases: levantamento técnico, campanha de conscientização, remoção dos cabos e fiscalização permanente para evitar o retorno das irregularidades.
O subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Gerson Scarton, destacou que a adesão ao plano é um passo importante para a segurança e o ordenamento urbano do Município. “Estamos junto com a Energisa e as operadoras de telecomunicação nessa operação, que visa não apenas melhorar o visual da cidade, mas principalmente, eliminar riscos à vida causados pelos cabos emaranhados, presos e até mesmo soltos em nossas vias”, ressaltou.
Durante o evento, o assessor governamental da Energisa MT, Luís Carlos Moreira, explicou que a distribuidora é responsável pelos postes e pela gestão da infraestrutura, mas a regularização dos cabos cabe às operadoras. “Nós tivemos diversos casos de empresas que abandonaram fios nos postes e pelas calçadas e ruas onde o serviço é prestado e isso representa perigo de choques elétricos e acidentes. O trabalho de limpeza e organização vai garantir que apenas operadoras com contrato regular e projetos aprovados possam atuar”, afirmou.
“Só neste ano já regularizamos mais de 22 mil pontos, o que corresponde a cerca de 22 toneladas de cabos soltos em todo o estado”, acrescentou.
O plano também prevê a criação de um banco de dados com registros fotográficos e relatórios técnicos, que servirão de base para medidas administrativas e legais contra empresas que continuarem atuando de forma irregular. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso também participa da força-tarefa, garantindo respaldo jurídico e apoio nas fiscalizações.
Com a adesão de Várzea Grande, a operação “Telefone sem Fio” se expande pela Baixada Cuiabana e reforça o compromisso das administrações municipais com a segurança elétrica, a estética urbana e o respeito às normas de uso das redes públicas.
Galeria de Fotos (7 fotos)
TJMT abre seleção para estagiários de nível médio e superior
Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário conclui inspeções em unidades prisionais do Norte de MT
Polícia Militar localiza veículo e prende homem por roubo em Cuiabá
Outubro Movimente encerra edição de 2025 reunindo mais de 950 servidores
Várzea Grande adere à operação de remoção de fios de telefonia e internet descartados de forma irregular
CUIABÁ
MATO GROSSO
Polícia Militar localiza veículo e prende homem por roubo em Cuiabá
Policiais militares do 1º Batalhão recuperaram um carro e prenderam um homem, de 20 anos, pelos crimes de roubo, ameaça...
Outubro Movimente encerra edição de 2025 reunindo mais de 950 servidores
Com uma programação diversificada e inspiradora, o Outubro Movimente encerrou, nesta sexta-feira (24.10), sua quinta edição, reafirmando o papel da...
Saiba como será o funcionamento dos órgãos estaduais no ponto facultativo dos dias 27 e 28
Nos dias 27 e 28 de outubro, será ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público. Assim, os órgãos...
POLÍCIA
Polícia Militar localiza e prende suspeito de esfaquear o namorado da própria avó
Equipes militares do 10º Batalhão prenderam, na manhã desta sexta-feira (24.10), um homem, de 29 anos, suspeito por tentativa de...
Bope localiza e prende homem com mandados em aberto por maus-tratos e estupro de vulnerável
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar realizou a prisão de um homem, de 53 anos, com dois...
Ação conjunta do CRM-MT, Polícia Civil e Vigilância Sanitária combate atuação de falsos médicos
A Polícia Civil, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) e a Vigilância Sanitária de Barra do Garças...
FAMOSOS
Ana Castela encanta em turnê por Portugal e recebe elogio de Zé Felipe: ‘Linda’
Ana Castela, de 21 anos, está em turnê por Portugal e compartilhou nas redes sociais, nesta sexta-feira (24), alguns registros...
Lore Improta emociona seguidores ao anunciar gravidez para família e amigos: ‘
Com um vídeo repleto de emoção, abraços e sorrisos, Lore Improta mostrou como anunciou sua gravidez para familiares e amigos,...
Giullia Buscacio usa look deslumbrante em première de Os Donos do Jogo: ‘PERFEIÇÃO’
Giullia Buscacio, de 28 anos, exibiu os bastidores de sua preparação para a première da série Os Donos do Jogo,...
ESPORTES
Palmeiras perde para LDU e se complica na Libertadores
O Palmeiras sofreu um duro revés na noite desta quinta-feira (23.10), ao ser goleado por 3 a 0 pela LDU,...
Flamengo vence Racing em jogo eletrizante no Maracanã e conquista vantagem na semifinal da Libertadores
O Flamengo deu um passo importante rumo à final da Copa Libertadores ao vencer o Racing da Argentina por 1...
Definidos os mandos de campo das semifinais e final da Copa do Brasil
A sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi palco, nesta quarta-feira (22), do sorteio que definiu os mandos de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política MT3 dias agoSecretaria de Estado de Saúde apresenta relatório dos dois primeiros quadrimestres de 2025
-
Política MT2 dias agoSessão especial homenageia o agronegócio em MT
-
Política MT3 dias agoComissão de Meio Ambiente aprova política de sustentabilidade da pecuária em MT
-
Política MT3 dias agoLivro sobre a história da Câmara Municipal de Cáceres é lançado na ALMT




