Várzea Grande

Várzea Grande reforça ações de prevenção antes do retorno do período chuvoso

Publicado em

A falta de manutenções periódicas contribuiu para transtornos enfrentados pela população durante as fortes chuvas registradas no primeiro semestre deste ano

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras, intensificou as ações de manutenção preventiva em diversos pontos da cidade para reduzir riscos de alagamentos e enchentes durante o período chuvoso. O trabalho engloba a limpeza de bocas de lobo, canais de passagem de água, córregos, tubulações, canaletas e espaços públicos, garantindo melhor escoamento da água das chuvas.

Essas atividades fazem parte de um projeto macro de prevenção, elaborado a partir da experiência de anos anteriores, quando a falta de manutenções periódicas contribuiu para transtornos enfrentados pela população. Aproveitando os dias de tempo firme, as equipes da Secretaria atuam de forma descentralizada, priorizando locais mais vulneráveis ao acúmulo de água.

Os serviços vão além da limpeza e incluem também a recuperação de vias, com operações tapa-buracos, recapeamentos, patrolamento em ruas não asfaltadas e implantação de nova pavimentação em bairros que ainda não contam com esse benefício. Outro foco importante é a construção de novas bocas de lobo em pontos estratégicos da cidade, ampliando a capacidade de escoamento das águas pluviais.

Leia Também:  Travessia do Jardim Alá entra na fase final e será liberada até o fim de semana

Segundo o Secretário Municipal de Viação e Obras, Celso Pereira, “Estamos antecipando os trabalhos para que, no período chuvoso, a cidade esteja mais preparada e os moradores não sofram com alagamentos”.

Com esse trabalho preventivo, a administração municipal quer salvar vidas, evitar que novos pontos de alagamentos surjam, proteger residências e minimizar impactos que possam comprometer a rotina dos moradores.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Prefeitura consegue aprovação do Fundo Municipal para captar recursos para educação de Várzea Grande

Published

on

A criação do FME permitirá captar, gerir e aplicar recursos em programas, projetos e ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública municipal.

A Prefeitura de Várzea Grande conquistou a aprovação, com 17 votos favoráveis dos vereadores, do Projeto de Lei nº 191/2025, que institui o Fundo Municipal de Educação (FME). A proposta foi aprovada após a desistência de uma ação de mandado de segurança movida pelo Poder Executivo, permitindo a criação de uma importante ferramenta para fortalecer os investimentos na rede municipal de ensino.

O Fundo Municipal de Educação terá como finalidade captar, gerir e aplicar recursos destinados à implementação, ampliação, manutenção e execução de políticas públicas, programas, projetos, ações e serviços voltados à área educacional.

Por meio do fundo, poderão ser financiadas iniciativas como a formação continuada de professores; construção, reforma e locação de imóveis para atividades educacionais; aquisição de materiais didáticos; alimentação escolar; pagamento de vencimentos e benefícios dos profissionais da educação; além da implantação de novas tecnologias e outros investimentos necessários para a melhoria da qualidade do ensino.

Leia Também:  Secretário de Educação participa de seminário sobre modalidades de ensino e equidade educacional em Brasília

Conforme o projeto aprovado, o fundo será gerido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), que atuará como unidade orçamentária e gestora, sob supervisão direta da prefeita de Várzea Grande.

A gestão financeira e orçamentária seguirá diretrizes como a vinculação às leis orçamentárias, respeito aos princípios constitucionais, cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, escrituração contábil separada e prestação de contas específica, garantindo transparência e controle na aplicação dos recursos.

Para a prefeita Flávia Moretti, a aprovação representa um avanço histórico para a educação municipal.

“Com a criação do Fundo Municipal de Educação, Várzea Grande passa a contar com um instrumento fundamental para ampliar a capacidade de investimento na nossa rede de ensino. Teremos mais condições de captar recursos, planejar ações de longo prazo e fortalecer políticas públicas voltadas aos nossos estudantes, professores e toda a comunidade escolar. É uma conquista que traz mais autonomia, transparência e eficiência para a gestão da educação”, destacou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA