Várzea Grande

9ª Conferência Municipal de Saúde será realizada amanhã, dia 30

Publicado em

A Conferência é um grande momento de diálogo, escuta e construção coletiva. Propostas apresentadas durante todo o dia seguirão para plenária final e levadas à discussão estadual e nacional

Várzea Grande realiza amanhã, quinta-feira (30), a 9ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “100% SUS”. O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, será realizado das 8h às 18h, no auditório do bloco D, do Univag.

A Conferência é um grande momento de diálogo, escuta e construção coletiva. É quando a população, os trabalhadores da saúde e os gestores se reúnem para discutir caminhos, propor melhorias e fortalecimento do SUS no Município.

Durante o evento, os participantes vão debater três eixos principais:

Eixo 1 – Financiamento do SUS: desafios e perspectivas para os próximos anos, com a participação da Lucineia Soares da Silva, economista e doutora em Sociologia, especialista em políticas públicas e orçamento em saúde.

Eixo 2 – Garantir o direito à saúde, acesso integral e cuidado de qualidade. A palestra será conduzida por Aline Aparecida Bianchi Cavichioli, coordenadora do curso de Enfermagem do Univag, que vai trazer reflexões sobre os desafios para assegurar um atendimento humanizado e efetivo à população.

Leia Também:  Obras atua em ponto de acúmulo de água após forte chuva em Várzea Grande

Eixo 3 – Mobilização e participação social em defesa do SUS, com o técnico em enfermagem e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joilson Ruas, que também é servidor público e representante da EBSERH na Mesa Nacional de Negociações Permanentes e a dra Clariana Barão.

Além das palestras, haverá oficinas, grupos de trabalho e plenária final, com apresentação e votação das propostas construídas coletivamente ao longo do dia.

“A Conferência é o momento em que a sociedade tem voz ativa para propor melhorias e apontar desafios. É o SUS sendo construído por todos”, destacou o assessor de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Hozano Delgado.

Para participar é preciso se inscrever de forma totalmente gratuita: https://encurtador.com.br/D91rO

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Mostra cultural sobre a Semana do Migrante amplia conhecimento e valoriza a diversidade entre estudantes

Published

on

A Semana do Migrante, celebrada entre os dias 19 e 23 de junho, motivou os estudantes das séries finais da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Corrêa de Almeida a participarem de uma mostra cultural voltada à valorização da diversidade. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre diferentes povos, culturas e tradições, além de fortalecer valores como respeito, acolhimento e inclusão de pessoas que deixaram sua terra natal em busca de novas perspectivas de vida.

Cada turma ficou responsável por pesquisar e representar um país, desenvolvendo estudos sobre aspectos culturais, culinária, pontos turísticos, hino nacional, jogos, músicas, costumes e outras características que identificam cada nação. Os alunos do 7º ano, das turmas A, B e C, pesquisaram sobre África, China e Índia. Já os estudantes do 8º ano abordaram os Estados Unidos e o Brasil, enquanto os alunos do 9º ano apresentaram trabalhos sobre México e Venezuela.

Os estudantes dos 6º anos A e B também participaram da proposta, elaborando relatórios sobre os países apresentados durante a mostra e registrando suas percepções acerca das diferentes culturas conhecidas ao longo da atividade.

Leia Também:  Várzea Grande atende bairros e distritos com serviços de limpeza e zeladoria

A diretora da unidade escolar, Ivani Silva Costa, destacou que o trabalho em equipe foi essencial para o sucesso da mostra cultural.

“Os estudantes organizaram estandes temáticos, exposições e apresentações com recursos audiovisuais. A mostra evidenciou o protagonismo estudantil, que não mediu esforços para a conclusão de cada tarefa. O acompanhamento pedagógico das coordenadoras Ana Elise Andrade da Silva e Greice Maria de Araújo Bezerra, além do articulador do Programa ETA, Diogo Douglas da Silva, foi fundamental na elaboração de cada trabalho desenvolvido”, afirmou.

Ivani também ressaltou o compromisso da comunidade escolar com uma educação voltada à valorização da diversidade cultural, fortalecendo o respeito às diferentes identidades e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA