Saúde

Vacinação contra sarampo é intensificada no Tocantins e Maranhão

Publicado em

Após a confirmação de onze casos de sarampo em Campos Lindos (TO) na última semana, o Ministério da Saúde está intensificando novamente a vacinação na região — principal medida de prevenção contra a doença. Desde o início do reforço, até o momento, foram aplicadas mais de 1,1 mil doses em Campos Lindos e em Araguaína. Os municípios maranhenses de Balsas e Imperatriz também receberão reforço na vacinação até sexta-feira (1º), devido à proximidade com a divisa do Tocantins.

O Ministério da Saúde mantém, desde 21 de julho, equipes permanentes em Campos Lindos e cidades vizinhas para vigilância e bloqueio vacinal. A ação inclui varredura vacinal e busca ativa na comunidade. Técnicos do estado e do município conferem a caderneta vacinal de pessoas entre 6 meses e 59 anos e indicam a vacina contra o sarampo para quem não está imunizado.

Até o momento, Campos Lindos registra 11 casos confirmados de sarampo e outros 6 em investigação. Aderir à vacinação é a principal forma de enviar a circulação do sarampo no Brasil. Em 2024, o país foi certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como país livre da circulação do sarampo.

Leia Também:  Municípios têm até 30 de novembro para aderir a curso de aperfeiçoamento da coordenação do cuidado a partir da atenção primária

Como parte das ações já realizadas nesta semana, em Araguaína e Palmas (TO), a pasta promoveu um seminário de imersão sobre o sarampo, reunindo profissionais e gestores da saúde. Ao todo, 380 participantes foram capacitados com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a prevenção e o controle da doença.

Próximas ações

Até sexta-feira (1º), as ações de bloqueio vacinal e reforço da vigilância se estendem às cidades de Balsas e Imperatriz, no Maranhão. A escolha dessas localidades se deve à proximidade com Campos Lindos (TO), onde foram registrados casos da doença.

A iniciativa destaca a importância da formação contínua das equipes de saúde para garantir uma resposta rápida e eficaz a surtos, além de fortalecer as ações de imunização nos municípios.

Dia D

Nos dias 17 e 26 de julho, o Ministério da Saúde realizou o Dia D de vacinação contra o sarampo nas cidades do Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, localizadas na fronteira com a Bolívia, que enfrenta um surto da doença. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas foram vacinadas.

Leia Também:  OMS alerta para aumento de casos de cólera no mundo 

No primeiro Dia D, o Acre aplicou 1,8 mil doses — quatro vezes mais que na vacinação de rotina, que registra em média 436 doses. No último sábado (26), foram aplicadas 249 doses no Acre, 79 em Rondônia, 527 em Mato Grosso e 157 em Mato Grosso do Sul.

O Ministério da Saúde reforça a importância de manter a vacinação contra o sarampo em dia. Com estoque suficiente em todos os estados, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima e garantir a proteção contra a doença, que é prevenível principalmente pela vacina.

João Vitor Moura
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Saúde

Ministério da Saúde inicia chamamento para seleção de entidade a ser qualificada como Organização Social para a Rede de Hospitais Inteligentes

Published

on

O Ministério da Saúde publicou o edital do Chamamento Público nº 14/2026 para selecionar uma entidade a ser qualificada como Organização Social (OS) responsável pelo apoio à implementação da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão no Sistema Único de Saúde (SUS). Podem participar da seleção associações civis e fundações privadas, sem fins lucrativos, com atuação nas áreas de saúde, desenvolvimento tecnológico e inovação.

As propostas podem ser encaminhadas entre os dias 08 e 14 de julho para o e-mail [email protected]. A entidade selecionada será responsável por apoiar a gestão da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão, contribuindo para ampliar a eficiência dos serviços hospitalares.

Em sua fase inicial, o projeto contará com a implantação de uma rede de UTIs inteligentes distribuídas por todas as regiões brasileiras, implementação e equipagem do primeiro hospital inteligente do país. A iniciativa integra a estratégia de modernização do SUS, por meio da incorporação de tecnologias avançadas, inteligência artificial aplicada à assistência, interoperabilidade digital e soluções de telessaúde.

Leia Também:  Associações assinam manifesto pela ampliação do teste do pezinho

Confira as informações do edital

 Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA