O 2° Mutirão contou com a presença de moradores do Terra Prometida e bairros circunvizinhos
Foto: Alexandre Alonso/Assessoria de Gabinete
O campo de futebol do bairro Terra Prometida, em Cuiabá, ficou movimentado neste sábado (10), com moradores aproveitando mais de 20 serviços oferecidos durante a 2ª edição do Mutirão de Cidadania Social. A ação foi realizada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), em parceria com entidades públicas, privadas e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Segundo o parlamentar, os bairros contemplados pelo projeto são definidos com base em um levantamento prévio das principais carências das comunidades. Ele destacou que o bairro Terra Prometida existe há 10 anos e se originou de uma ocupação, realidade comum em áreas periféricas devido à ausência de políticas habitacionais no estado.
“Estamos trazendo esses serviços essenciais para a periferia todos os meses. Começamos por Cuiabá e vamos levar também para outros municípios. É fundamental essa aproximação dos parlamentares com as comunidades mais carentes. Hoje, cerca de 50% dos bairros têm origem em processos de ocupação justamente pela falta de programas habitacionais”, explicou Wilson Santos.
Pedro Lemos, líder comunitário e presidente do bairro Terra Prometida, que abriga cerca de 400 famílias, agradeceu ao deputado e à ALMT pela realização do mutirão, que também atendeu moradores dos bairros Novo Paraíso, Páduva, Serra Dourada, Jardim Aroeira, Ouro Fino, Barreiro Branco, Buriti e Ilza Terezinha. “Os serviços oferecidos são muito importantes, pois a nossa realidade não é fácil. Muitas pessoas têm dificuldade de sair do bairro por falta de transporte ou porque é muito longe ir até o centro”, afirmou.
Entre os serviços gratuitos ofertados estavam exames oftalmológicos com direito a armação de óculos. O motorista Dílson de Oliveira aproveitou a oportunidade para cuidar da visão e se preparar para renovar a carteira de habilitação. Já o aposentado João Rosa da Silva, de 65 anos, que nunca usou óculos, viu na ação uma chance de enxergar melhor. Ele também aproveitou para adquirir novas mudas de plantas para o quintal de sua casa, onde cultiva diversas espécies frutíferas como banana, acerola e limão.
A auxiliar de creche Lilian Kellyn aproveitou a Lei Municipal nº 7.248/2025, que garante gratuidade no transporte público aos domingos, para emitir a carteirinha dela e dos três filhos. “Agora vou poder sair com as crianças para passear e aproveitar mais os domingos, com menos gastos”, comemorou.
Além da emissão de carteiras de transporte pela Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), o 2º Mutirão de Cidadania Social ofereceu serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação antirrábica em cães e gatos, massagens, assessoria jurídica, serviços da Energisa e Defensoria Pública, corte de cabelo, tranças e design de sobrancelhas, além de orientações sobre saúde mental. A Oficina de Mosaico também proporcionou aprendizado às crianças que criaram peças decorativas com cerâmica, vidro, azulejo e pedra.
Em sessão especial realizada nesta quarta-feira (29), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), ao lado do primeiro-secretário, deputado Dr. João (MDB), homenageou 38 servidores e servidoras da Casa com a Moção de Mérito Legislativo e o Diploma de Reconhecimento. O evento integrou as comemorações alusivas ao Dia do Servidor Público, celebrado na terça-feira (28).
“Servir ao público é mais do que cumprir uma função: é viver uma vocação. É ter a consciência de que cada ato administrativo, cada parecer, cada atendimento e cada documento produzido aqui dentro tem impacto direto na vida de milhares de cidadãos. E é por isso que, nesta tarde, celebramos não apenas trajetórias profissionais, mas histórias de vida dedicadas ao serviço público. Vocês são o coração desta Casa”, afirmou Russi.
A Moção de Mérito Legislativo é concedida a servidoras e servidores que se destacaram pelo desempenho, pela dedicação e pela conduta exemplar no exercício de suas funções, conforme o Programa Servidor de Destaque, instituído pela Resolução nº 15/2025. Já o Diploma de Reconhecimento homenageia profissionais que prestaram relevantes serviços à ALMT, evidenciando profissionalismo, ética e comprometimento com o serviço público.
Um dos critérios de seleção dos homenageados foi o tempo de serviço prestado à instituição. “São profissionais que, juntos, somam anos e anos de dedicação à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. São décadas de história viva, de experiências acumuladas, de suor e de entrega que ajudaram a construir a solidez e o prestígio desta Casa”, destacou o presidente.
A servidora Vânia Belo, uma das agraciadas, expressou o sentimento coletivo dos homenageados. “Assim como eu, acredito que todos os demais servidores aqui presentes estão emocionados com essa homenagem de Servidor Destaque. Parabenizo a Mesa Diretora, o deputado Max, o Dr. João. Enxergo essa moção como um verdadeiro incentivo. Nos valoriza, motiva e reconhece o nosso esforço diário”, declarou.
Encerrando a solenidade, Max Russi reforçou o papel essencial dos servidores no fortalecimento da ALMT. “Em nome da Mesa Diretora e de todos os deputados estaduais, expresso o nosso profundo agradecimento. Obrigado por ajudarem a fazer da ALMT uma instituição de excelência. Que este reconhecimento sirva de inspiração às novas gerações e reforce em todos nós a certeza de que o caminho da ética, da dedicação e do trabalho em equipe é o que sustenta as grandes instituições”, finalizou.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.