Política MT

Comunicadores que atuam em Mato Grosso são homenageados durante sessão especial

Publicado em

Profissionais da comunicação que atuam em Mato Grosso foram homenageados durante sessão especial realizada na noite desta quinta-feira (10), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

As honrarias foram concedidas pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP) a mais de 130 profissionais, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. Entre os homenageados, estão jornalistas que atuam como repórteres e apresentadores nos mais diversos veículos de comunicação do estado, além de assessores de imprensa, coordenadores e secretários de comunicação de órgãos públicos e empresas privadas.

“A classe jornalística, com sua coragem, ética e inabalável compromisso com a justiça social, tem desempenhado um papel fundamental na transparência, na fiscalização e no aprimoramento das nossas instituições. Cada palavra escrita e falada, cada imagem capturada, cada reportagem investigativa é um ato de coragem, um serviço público de inestimável valor que constrói uma sociedade mais justa, mais informada e mais crítica”, declarou Paulo Araújo.

O deputado destacou ainda a importância da atuação dos jornalistas na construção de uma imprensa democrática, imparcial e verdadeira, bem como as mudanças significativas que vêm ocorrendo na forma de comunicar ao longo dos anos. “A comunicação é hoje o maior poder que existe. Os comunicadores são o elo com todas as pessoas. As informações só chegam à sociedade por conta dos seus trabalhos”, frisou.

Com mais de 40 anos de atuação no jornalismo mato-grossense, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Itamar Perenha, recebeu a comenda Marechal Cândido Rondon, honraria concedida a personalidades brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, por seus méritos pessoais ou relevantes serviços prestados ao estado de Mato Grosso.

O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Pimenta, destacou a relevância do papel da imprensa para a sociedade.

O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Pimenta, destacou a relevância do papel da imprensa para a sociedade.

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

“Eu acabei me apaixonando pelo jornalismo, ainda que minha formação acadêmica tenha sido na área de exatas. O jornalismo me proporcionou algumas experiências incríveis e sou muito grato a essa profissão que me permitiu educar os meus filhos e conduzir a minha vida. Hoje, eu concluo a minha contribuição no sindicato para tentar retribuir o muito que eu recebi dessa profissão maravilhosa. Recebo hoje essa homenagem com muito respeito, carinho e admiração”, relatou.

Leia Também:  Assembleia Legislativa vota LDO de 2024 em primeira votação

Em reconhecimento ao trabalho em defesa da democracia e da cidadania, a comenda Dante de Oliveira foi entregue ao jornalista e secretário de Comunicação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Raoni Ricci, e à socióloga, jornalista e superintendente de Cerimonial da Assembleia Legislativa, Olga Lustosa.

“Quero agradecer, em primeiro lugar, ao deputado Paulo Araújo, e aos demais deputados estaduais. Esta é uma honraria que eu nunca imaginei receber, então é um momento de muita felicidade para mim, de reconhecimento a uma carreira de muito trabalho, em que eu tive a oportunidade de passar por alguns veículos de comunicação e me dediquei a maior parte dela trabalhando na área de assessoria de imprensa, inclusive tendo a oportunidade de ser secretário de comunicação aqui nesta Casa de Leis. Para mim, comunicação pode ser definida com apenas uma palavra: cidadania. Foi o que sempre pautou o meu trabalho”, afirmou Ricci.

O secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa, Henrique Santos, e jornalistas que integram as equipes do site institucional, rádio e TV do Legislativo estadual também foram homenageados com moções de aplausos.

“O deputado Paulo Araújo foi muito feliz em propor essa sessão. São os profissionais da imprensa que levam à sociedade uma informação de qualidade e informação é a base de tudo. A Secretaria de Comunicação da Assembleia possui excelentes profissionais, que fazem um grande trabalho. Estou muito contente de trabalhar com esses profissionais e também de poder dar a nossa contribuição”, ressaltou o secretário.

A secretária de Comunicação de Cuiabá, Ana Karla Costa, salientou o momento histórico vivido pelo jornalismo, que atualmente conta com três mulheres no comando das Secretarias de Comunicação do Estado e dos dois maiores municípios de Mato Grosso: Cuiabá e Várzea Grande. “Isso é muito significativo para nós, mulheres, e para nós, jornalistas”, disse.

Laice Souza, secretária estadual de Comunicação, ressaltou que o avanço tecnológico tem transformado a comunicação e exige dos profissionais uma constante reinvenção. “Vamos nos reinventar todos os dias. A nossa importância para a sociedade é imensa”, provocou.

Leia Também:  Sinfra entrega relatório das atividades e de planejamento

Receberam moções de aplausos os seguintes profissionais:

Alana Casanova

Alysson Manoel

Aldair Santos

Amanda Simeone

Ana Barros

Ana Karla Costa

Ana Sampaio

Andersen Navarro

Anderson Pinho

Anderson Sartori

Andre Michells

Andressa Sales

Antero Paes de Barros

Antônio Carlos

Akerman de Magalhães

Ariela Nunes

Bruno Barreto

Bruno Araújo

Benjamim Lira

Camila Freitag

Camila Ribeiro

Carioca

Cintia Borges

Cinthya Rocha

Cristina Soares

Dalila Rodrigues

Daniel Santos

Deisy Boroviec

Diego Saporski

Dorian Barros

Edina Araújo

Edivaldo Ribeiro

Eunice Ramos

Elias Neto

Everaldo Galdino

Fernanda Escouto

Flávio Santos

Francisca Medeiros

Franchesca Bogo

Gabriela Carvalho

Gabriele Schimanoski

Geiseane Lemes

Gizele Carvalho

Gustavo Kliunik

Gleyce Santos

Hernandes Cruz

Hugo Queiroz

Humberto Frederico

Henrique Santos

Ianara Garcia

Igor Taques

Isabel Dresch

Ivana Maranhão

Iviuch Beloto

Jacques Gosch

Janaiara Soares

Jaqueline Naujorks

Jardel Arruda

José Porto

Jota de Sá

Jota Gomes

José Marques

Julie Correia

Keka Werneck

Kerolayne Chaves

Kleber Lima

Kleverson Souza

Laercio Pato Rocco

Laércio Arruda

Laice Souza

Laís Costa Marques

Larissa Campos

Larissa Malheiros

Laura Petraglia

Leandro Trindade

Lidiane Moraes

Lidice Lannes

Loriane Villar

Lorraine Costa

Luana Daubian

Lucas Bólico

Lucas Rodrigues

Luciana Giradelo

Luciana Gaviglia

Luciane Mildenberger

Luciene Lins

Lúcio Sorge

Mainna

Marcela Vasconcelos

Marcella Lirio

Márcia Andreola

Marcely Alves

Manoel Silva

Marcos Lemos

Mauro Camargo

Max Aguiar

Mayara Michels

Michelle Diehl

Michely Figueiredo

Mirian Figueiredo

Najylla Nunes

Nayana Bricat

Natacha Wogel

Noelma Oliveira

Otávio Milani

Patrícia Sanches

Paula de Bortoli

Priscila Almeida

Priscila Mendes

Priscila Ribeiro

Poliana Mazzo

Rafael Costa

Ramon Monteagudo

Renan Marcel

Renata Neves

Roberto França

Ronaldo Pacheco

Rosângela Miles

Rose Velasco

Rosi Domingues

Rosi Medeiros

Rui Matos

Sandra Carvalho

Sandra Costa

Sávio Pereira

Simone Milanetti

Sonia Fiori

Soraia Ferreira

Tarley Carvalho

Tatiana Medeiros

Tiago Terciotty

Toninho de Souza

Vânia Neves

Verônica Rakel

Victor Cabral

Victor Hugo

Yael Botelho

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública

Published

on

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia realizou audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2025 na tarde desta quinta-feira (25). A exposição foi feita pelo representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Executivo estadual, Sandro Brandão.

O documento avalia anualmente a execução dos programas, indicadores e ações previstos no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e integra a prestação de contas do governo estadual. Durante a audiência, foram apresentados os resultados consolidados da gestão referentes ao exercício de 2025, abrangendo áreas como educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, segurança pública, transformação digital e responsabilidade fiscal.

Segundo Sandro Brandão, o relatório apresentado representa o acompanhamento de metade do ciclo do atual PPA e permite verificar o cumprimento das metas estabelecidas para o período. “A gente vai conseguir identificar as atividades, as ações e as entregas que foram realizadas no ano de 2025. É um acúmulo de um grande planejamento que é feito até 2027”, afirmou.

Brandão destacou que o documento demonstra como o Estado vem articulando políticas públicas para ampliar sua capacidade de entrega à população. “O que a gente vai mostrar é como o [governo do] estado criou capacidade envolvendo a articulação dessas políticas públicas para poder entregar valor para a sociedade”, explicou.

Entre os destaques apresentados estão os avanços na educação, apontada pelo secretário adjunto como uma das áreas de melhor desempenho do governo. Segundo ele, os resultados são consequência de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura escolar, qualificação dos profissionais e ampliação do acesso à tecnologia. “Hoje Mato Grosso está numa posição muito mais favorável do que quando nós iniciamos. É o resultado de todas as políticas que foram feitas na Secretaria de Educação”, avaliou.

Leia Também:  Programa "Olhares" estreia na TV Assembleia neste sábado (29)

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Os dados do relatório mostram que o governo alcançou 98% das metas dos indicadores estratégicos previstos para o período, executou 91% das ações planejadas e atingiu 97% de execução financeira dos recursos previstos para 2025. O documento também registra resultados em áreas como regularização fundiária, infraestrutura rodoviária e digitalização dos serviços públicos.

Presidente da comissão, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) destacou que o RAG é uma ferramenta essencial para acompanhar a execução do planejamento governamental. “O relatório apresenta para a sociedade quais são essas mudanças e qual é o rumo para os quatro anos de uma gestão. É assim que a sociedade vai acompanhando todos os resultados”, afirmou.

Avallone também ressaltou a importância do trabalho técnico desenvolvido pelas equipes de planejamento do Estado. “As pessoas não veem, não reconhecem, mas essas equipes trabalham pensando em como alcançar as metas anunciadas. Elas têm que colocar tudo isso no orçamento, em ações e metas, e fazem isso com muita competência”, declarou.

O parlamentar ainda destacou o esforço para aproximar a população das discussões orçamentárias. Segundo ele, iniciativas como o Orçamento Mulher ajudam a tornar um tema técnico mais acessível. “O orçamento é uma peça muito distante da sociedade. O que nós temos tentado fazer é transformar uma peça técnica em um entendimento popular, para que as pessoas possam participar mais dela”, disse.

A audiência contou com a participação de representantes da sociedade civil. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Tânia Regina de Matos, apresentou questionamentos relacionados ao Orçamento Mulher e às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Segundo ela, o interesse pelo tema surgiu após um processo de capacitação voltado ao controle social do orçamento público. “Nós buscamos entender o orçamento para que as mulheres pudessem dominar essa ferramenta e exercer efetivamente o controle social”, explicou.

Leia Também:  Após reunião com deputados, governo se propõe a ajudar Santa Casa de Rondonópolis

Tânia afirmou que, após a análise prévia do relatório, o grupo identificou pontos que merecem maior esclarecimento. Entre eles, os indicadores relacionados à violência de gênero. “O feminicídio foi o único indicador que aumentou. Não faz sentido um estado que se diz campeão de prosperidade não planejar políticas públicas, ou planejar mal políticas públicas, para diminuir a violência contra a mulher”, argumentou.

Ela também relacionou o debate aos avanços registrados na área da educação e defendeu a criação de indicadores que permitam medir os resultados das ações de conscientização nas escolas. “A gente quer saber qual vai ser o indicador de que realmente essa temática está sendo absorvida pelos alunos das escolas públicas aqui do Estado de Mato Grosso”, questionou.

Transparência – Outro destaque da audiência foi a apresentação de uma plataforma digital baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela Seplag para facilitar o acesso da população ao conteúdo do relatório. De acordo com Brandão, a ferramenta permite que qualquer cidadão consulte informações sobre políticas públicas em linguagem simples. “Qualquer cidadão mato-grossense pode perguntar o que foi feito para as mulheres, para os idosos, para a saúde ou para determinada região, e a plataforma apresenta essas informações de forma simples e acessível”, explicou. Acesse neste link.

Brandão definiu o Relatório Anual de Gestão como uma das principais ferramentas de avaliação da administração estadual. “O RAG fecha o ciclo do planejamento. Ele mostra o que foi planejado, o que recebeu orçamento e o que efetivamente foi realizado. É, na minha opinião, o documento mais importante que o governo entrega à sociedade”, concluiu.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA