A Orquestra e Coral Flauta Mágica, iniciativa apoiada pelo Ministério Público de Mato Grosso com recursos financeiros via Banco de Projetos, Fundos e Entidades (Bapre), realizará duas apresentações inéditas na cidade do Rio de Janeiro, na próxima semana, por meio do projeto Música no Museu. As apresentações são gratuitas e terão como tema “Os imortais da música brasileira e os gênios internacionais”. Os artistas de Cuiabá se apresentam no dia 13 de maio, às 18h, no Espaço Cultural Arte Sesc Flamengo e no dia 15, no Museu da Justiça, às 15h30. O evento é realizado pelo produtor cultural Sérgio da Costa e Silva e tem o objetivo de realizar intercâmbios culturais nacionais e internacionais, mantendo uma agenda de concertos de importantes grupos musicais do mundo todo. “Trata-se de um projeto de notável alcance social, que atua junto a uma comunidade humilde, produzindo excelentes resultados por meio da arte e cultura, brilhando nacionalmente com apoio significativo do Ministério Público Estadual, que destinou consideráveis recursos via Bapre”, comemorou o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, titular da Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente. O repertório do espetáculo inclui clássicos da música brasileira como “Trenzinho do Caipira” (Heitor Villa-Lobos), “Correnteza” (Tom Jobim), “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Eu sei que vou te amar” (Vinicius de Moraes e Tom Jobim), “Panis et Circenses” (Caetano Veloso e Gilberto Gil), entre outras canções. Serão 37 integrantes, sendo 14 flautistas, 19 coralistas, um violonista, um guitarrista, um baixista e um baterista. “Ter a oportunidade de divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido há 27 anos no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, representa muito para nós. Esperamos que o maior número de pessoas compreenda que educar bem nossas crianças e jovens é o único caminho para o desenvolvimento da nossa pátria!”, enfatiza o maestro Gilberto Mendes, fundador do Instituto Flauta Mágica.
A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia realizou, na terça-feira (23), a cerimônia virtual de premiação da Mostra Estudantil de Arte 2026. Com o tema “Cores que Gritam: Dignidade, Respeito e Voz”, a iniciativa mobilizou estudantes na promoção dos direitos das mulheres e na prevenção da violência de gênero por meio da expressão artística.A edição deste ano reuniu 32 escolas dos dois municípios e contabilizou 217 obras inscritas, além de registrar expressiva participação da comunidade, com 9.205 votos populares por meio da plataforma digital do projeto. A mostra estimulou estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio a expressarem, por meio da arte, reflexões sobre os direitos das mulheres e a prevenção da violência. Com mensagens voltadas ao respeito, à igualdade e ao fortalecimento feminino, as obras destacaram valores como sororidade, resiliência e valorização das trajetórias das mulheres. Durante a cerimônia, a promotora de Justiça Luciana Rocha Abrão David, integrante do júri técnico e apoiadora da iniciativa, destacou o alto nível dos trabalhos apresentados e o impacto social do projeto. “Hoje celebramos não apenas os vencedores, mas todos que participaram deste processo, que atingiu seu principal objetivo: engajar a comunidade escolar na reflexão sobre esse tema tão importante”, ressaltou.Foram premiadas as obras “Mulheres que Renascem” (Categoria Especial/Apae), “Stop Violence” (6º ano), “Memórias de uma Lei” (7º ano), “Força Ancestral, Denuncie 180” (8º ano), “Florescer” (9º ano), “Verdadeira Essência” (1º ano do Ensino Médio), “Peso do Amor” (2º ano do Ensino Médio) e “Incontáveis Dias de Luta” (3º ano do Ensino Médio).Também receberam reconhecimento pelo engajamento as instituições que alcançaram 100% de participação das turmas: CMEB Jardim Araguaia, Colégio Cathedral, Escola Interativa Coopema, Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra, Escola Estadual Francisco Dourado, Escola Estadual Heronides Araújo e Escola Estadual Waldiza Rego Flores Lopes.A obra “Peso do Amor”, produzida pela turma do 2º Ano A do Instituto Madre Marta Cerutti, obteve a maior nota técnica da mostra e será transformada em um mural externo na unidade escolar. A pintura será executada pelo artista plástico Dupé Ferreira no mês de agosto.A programação incluiu ainda o sorteio de brindes para os estudantes participantes, entre eles um notebook e um smartphone. A comissão organizadora informou que haverá uma exposição presencial das obras, em data a ser divulgada, ampliando o alcance das mensagens construídas pelos estudantes em defesa da dignidade, do respeito e dos direitos das mulheres.Confira o resultado completo aqui.Assista abaixo à live de premiação.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.