Mato Grosso

Trinta bombeiros concluem curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e vão reforçar ações em MT

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) concluiu, nesta sexta-feira (29.8), o 7º Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (7º CPCIF), formando 30 novos combatentes florestais que irão reforçar as ações da corporação no enfrentamento aos incêndios florestais em todo o estado. A solenidade de encerramento do curso foi realizada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá

O evento contou com a presença do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, além de outros coronéis da corporação, familiares e amigos dos formandos, entre outras autoridades.

Durante o evento, o comandante-geral ressaltou a importância estratégica da capacitação contínua da tropa e a necessidade de profissionais altamente treinados para atuarem nos cenários mais complexos de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso. Os novos especialistas chegam em um momento crucial, fortalecendo as ações de resposta aos incêndios no estado.

“Essas pessoas ficarão marcadas na nossa história, não apenas por meio de uma placa, mas, acima de tudo, por contribuírem para mudar a forma como a instituição enfrenta um grande problema que afeta o nosso estado todos os anos, que são os incêndios. Sem dúvida, ainda veremos os senhores levando esse brevê a cada rincão deste estado, aplicando todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Tenho certeza de que é isso que transforma e fortalece a nossa instituição”, disse o coronel Glêdson.

O comandante-geral também entregou homenagens aos primeiros colocados no curso, parabenizou os formandos e destacou que a corporação possui uma vocação única no combate aos incêndios florestais, já sendo reconhecida como referência internacional nessa área. Segundo ele, essa realidade, embora marcada por desafios, incentiva a corporação a investir continuamente em capacitação, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP).

Leia Também:  ExpoEstudantil 2025 estreia nesta terça-feira (26) na Arena Pantanal em Cuiabá

“Cada vez está mais difícil encontrar pessoas com o compromisso necessário para enfrentar essa missão, seja pela dedicação exigida, pelo tempo longe da família, pela própria vida em risco, pelas dificuldades, pela fome, pelo sono. E é por isso que, quando alguém entra nesse curso, é porque realmente está comprometido com a causa que veste. Por isso, parabéns a todos por cultivarem esse espírito de dedicação e operacionalidade no combate aos incêndios florestais”, afirmou.

Os novos especialistas se formaram após passarem por 54 dias de instruções práticas e teóricas, somando mais de 570 horas de aula. Neste período, eles foram instruídos em disciplinas fundamentais como sobrevivência e atuação em ambiente remotos, em operações aéreas e receberam instruções sobre legislação ambiental, fundamentos teóricos dos incêndios florestais, entre outros conteúdos voltados à especialização.

A formação também incluiu atividades práticas, com simulações de combate a incêndios nos três biomas presentes em Mato Grosso: Cerrado, Amazônia e Pantanal. Tudo com o objetivo de proporcionar aos militares a noção real sobre as vastas áreas no Estado, muitas vezes densas, de difícil acesso e condições adversas que impõem dificuldade para as ações de combate em campo.

Conforme o coordenador do curso, capitão BM Isaac Yoshitake Wihby, essas atividades exigiram os mais altos níveis de resistência e resiliência física, psicológica e orgânica, simulando uma operação real de alta complexidade.

Leia Também:  Saiba como buscar negociação de pagamentos atrasados do IPVA 2025

“O combatente florestal deve ser capaz de carregar consigo equipamentos pesados em longas marchas, suportar a privação de sono, de alimentação e de conforto, além de manter-se firme diante da exaustão e da incerteza, além da frustração quando todo o planejamento dá errado. Ele deve ser aquele que transforma o desconforto em conforto, que suporta o peso da fadiga e que sabe enfrentar as intempéries com rusticidade, prudência e sabedoria”, destacou o coordenador.

Também presente no evento, o coronel BM RR Carlos Alexandre Rodrigues Coronel relembrou as dificuldades enfrentadas pela corporação no passado, destacando os avanços conquistados ao longo dos anos, tanto na estrutura quanto na qualificação dos profissionais, que hoje permitem ao estado ter uma atuação de referência. “Foi bastante difícil, mas a vontade, a garra e a determinação do nosso pessoal foram muito elogiadas, e conseguimos cumprir a missão”, encerrou.

Investimentos

Além da capacitação da tropa, a corporação tem adotado uma série de medidas para o combate aos incêndios florestais. Estão sendo destinados R$ 78 milhões para ações de prevenção, contratação de brigadistas, reforço da estrutura operacional, utilização de maquinário pesado, celebração de parcerias estratégicas, entre outras iniciativas fundamentais. Ao todo, o Governo de Mato Grosso está investindo R$ 125 milhões em ações voltadas à prevenção e ao combate aos incêndios florestais, bem como ao enfrentamento do desmatamento ilegal em todo o estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Confira a agenda de atendimentos da Van Rosa nesta semana

Published

on

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), dá continuidade nesta semana à agenda de atendimentos da Van Rosa, unidade móvel do programa SER Família Mulher, voltada ao acolhimento, orientação e encaminhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.

A ação percorre unidades de saúde e comunidades de Várzea Grande, levando informações sobre os direitos das mulheres e ampliando o acesso aos serviços da rede de proteção. A unidade retorna ao município diante do aumento da procura por atendimentos.

Nesta semana, a Van Rosa estará na ESF 24 de Dezembro, na segunda-feira (22), das 8h30 às 16h.

Na terça-feira (23), os atendimentos serão realizados na ESF Manaíra, também das 8h30 às 16h.

Já na quarta-feira (24), a unidade móvel estará na UPA Ipase, no mesmo horário.

Na quinta-feira (25), a equipe atenderá na Policlínica Parque do Lago, das 8h30 às 16h.

Encerrando a programação semanal, a Van Rosa participará do projeto Semeando Alegria, no bairro Carrapicho, na sexta-feira (26), das 13h às 17h, na Rua Bariri, em frente à Igreja Católica.

Leia Também:  Bombeiros resgatam corpo de vítima presa às ferragens após caminhão tombar e cair em rio

A iniciativa integra as ações do Programa SER Família Mulher e tem como objetivo fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, além de orientar sobre canais de denúncia e serviços de acolhimento e atendimento especializado.

Mulheres que desejarem receber orientações ou conhecer os serviços da rede de proteção podem procurar a equipe da Van Rosa nos locais e horários programados. O atendimento é gratuito e aberto à população.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA