Mato Grosso

SES realiza capacitação para gestores municipais de saúde

Publicado em

A Escola de Saúde Pública (ESP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), promoveu, na tarde desta quinta-feira (10.7), a nona e última unidade do curso de capacitação voltado para os gestores de saúde das Prefeituras de Mato Grosso.

O treinamento online foi realizado para atender ao pedido do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems) e o tema da nona unidade foi a Vigilância em Saúde, que contou com aula do secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo.

O gestor tratou sobre a integração da Vigilância e a Atenção à Saúde; o planejamento das ações de Vigilância em Saúde; e a integração e o agir nas emergências de Saúde Pública.

“Essa capacitação demonstra o alinhamento da Secretaria de Estado de Saúde com os municípios em prol do bem comum: prestar um serviço de excelência à população de Mato Grosso pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os gestores precisam estar preparados para resolver os problemas em situações de crise e tomar as decisões estratégicas para melhorar a saúde do Estado”, explicou.

Leia Também:  Sefaz notifica 2.707 empresas por omissão na entrega da EFD

Segundo a superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, a capacitação dos gestores que assumiram cargos nas Prefeituras neste ano é essencial para garantir a efetividade das ações em saúde, o fortalecimento do SUS e a melhoria da qualidade de vida da população.

“Os novos gestores precisam ter uma visão abrangente do sistema de saúde e conhecimentos técnicos e gerenciais para o aprimoramento das políticas públicas. Assim, conseguimos fornecer aos profissionais as ferramentas necessárias para lidar com a complexidade do setor”, avaliou Silvia.

A coordenadora técnica da Comissão de Integração Ensino e Serviço de Mato Grosso (Cies Estadual), Ana Paula Marques, informou que essa unidade de capacitação reuniu ao vivo mais de 100 profissionais de todo o Estado. Interessados ainda podem assistir ao módulo pelo canal do YouTube da ESP-MT: https://www.youtube.com/live/FPY8LZG1mYo

“Foi muito boa a capacitação. Os gestores disseram ter ficado encantados com a apresentação do Juliano e já pediram para a gente aprofundar o conteúdo em uma nova capacitação”, acrescentou Ana Paula.

A realização dos nove módulos, com uma carga horária de 27 horas, contou com a parceria da Comissão de Integração Ensino e Serviço de Mato Grosso (Cies Estadual), do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

Leia Também:  Corpo de Bombeiros extingue incêndio em residência em Alta Floresta

A capacitação faz parte do programa Quali Gestão do SUS, que oferece cursos para todos os trabalhadores que atuam no SUS, independentemente do vínculo profissional e da área em que atua, com o objetivo de promover a melhoria dos processos de trabalho no âmbito das Secretarias Municipais e Estaduais e dos Conselhos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Shows artísticos em inaugurações estão proibidos a partir do dia 4 de julho

Published

on

A partir de 4 de julho, órgãos e entidades da administração pública não poderão promover shows artísticos em cerimônias de inauguração de obras ou de entrega de serviços públicos. A restrição, prevista na legislação eleitoral, permanece em vigor até a realização das eleições e tem como objetivo assegurar a igualdade de oportunidades entre os candidatos.

A orientação consta na cartilha elaborada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT) e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MT), que reúne as principais condutas vedadas e permitidas aos agentes públicos durante o período eleitoral de 2026.

Até 4 de outubro, data do primeiro turno das eleições, ou até 25 de outubro, caso haja segundo turno, fica proibida a realização de apresentações de artistas, locutores, DJs, animadores ou atrações similares, remuneradas ou não, em inaugurações de obras e lançamentos de serviços públicos.

As inaugurações e entregas de obras e serviços públicos, no entanto, podem ocorrer normalmente, desde que sejam realizadas de forma técnica, objetiva e sem manifestações que caracterizem promoção de gestão ou de candidatos.

Leia Também:  Fiscalização de trânsito resulta na prisão de 11 motoristas em Cuiabá

Também é vedada a distribuição gratuita de bens e brindes durante esses eventos pois pode caracterizar promoção eleitoral.

O que continua permitido

A legislação não impede a realização de festividades tradicionais previstas no calendário oficial, promovidas diretamente pelo Estado ou por meio de convênios. Esses eventos podem contar com recursos públicos para a contratação de estrutura, como palco, som, iluminação e demais serviços de apoio, desde que não sejam utilizados para promoção político-eleitoral nem transformados em atos de propaganda.

A divulgação de inaugurações, entregas de obras, serviços públicos e demais ações governamentais também continua permitida, desde que tenha caráter exclusivamente informativo, educativo ou de orientação social, sem promoção pessoal de autoridades, servidores ou candidatos.

Embasamento

As orientações seguem a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pareceres jurídicos da PGE.

O descumprimento das regras pode gerar multas, responsabilização administrativa, cassação de registro ou diploma, inelegibilidade e outras penalidades previstas na legislação eleitoral e na Lei da Ficha Limpa.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate dois incêndios florestais em Mato Grosso nesta terça-feira (18)

Em caso de dúvidas, os agentes públicos devem consultar formalmente à CGE ou à PGE. Acesse AQUI a cartilha.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA