Mato Grosso

Sema promove oficinas nesta terça e quarta-feira (14 e 15) para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Lourenço

Publicado em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta terça-feira (14.4), no município de Jaciara, e quarta-feira (15), em Rondonópolis, evento para elaboração do diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Lourenço. A segunda etapa presencial de elaboração participativa do plano busca construir as perspectivas futuras da bacia e os primeiros indicativos dos principais usos da água na localidade.

A contribuição da comunidade é essencial para que o Plano de Bacia em construção represente a realidade local e apoie decisões importantes para o futuro dos recursos hídricos da região. Promovidas em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço, as oficinas têm como objetivo reunir conhecimentos e expectativas dos participantes.

Segundo descrição do Plano de Recursos Hídricos e da Proposta de Enquadramento de Corpos de Água do rio São Lourenço, o documento contribuirá para o planejamento, controle e ordenamento dos recursos, fortalecendo a atuação do CBH São Lourenço, do órgão gestor e dos demais atores da bacia. Além disso, proporcionará ferramentas para prevenir crises e conflitos, promovendo a saúde humana, bem como a proteção e recuperação dos ecossistemas aquáticos.

A bacia hidrográfica do rio São Lourenço abrange o total de 14 municípios dispostos em uma área de aproximadamente 23.500 km². A elaboração do Plano de Recursos Hídricos e da Proposta de Enquadramento de Corpos de Água da bacia hidrográfica do rio São Lourenço faz parte do Planejamento e das Ações Estratégicas da Sema e é financiada com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Leia Também:  Secel publica edital de ações formativas voltadas para o patrimônio histórico e museológico em MT

Comitês de Bacias Hidrográficas

Mato Grosso finalizou 2025 com 10 dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas, instalados e em plena atividade no estado, estabelecidos em locais físicos para sedes administrativa, além de garantir o recebimento de equipamentos e mobília necessários ao funcionamento adequado e autônomo das unidades. O avanço foi possível através um projeto elaborado pelos próprios comitês, o Fórum Estadual, e submetido à Superintendência de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema).

Os CBHs são responsáveis por reunir representantes da sociedade civil e poder público em um espaço democrático onde ambos contribuem para a gestão dos recursos hídricos.

A proposta visou fortalecer a infraestrutura dos CBHs mediante a aquisição de equipamentos tecnológicos e mobiliário básico que possibilitem a realização de reuniões presencias ou virtuais, oficinas, comunicação, atividades técnicas administrativas, elaboração e arquivamento dos documentos, de forma mais eficiente.

Os grupos têm a característica de abranger diversos municípios da bacia representada e promovem encontros nessas diferentes cidades de atuação. Segundo o documento regido pelo fórum, a falta de estrutura adequada para tarefas hibridas, prejudica a mobilização social, inclusão e representatividade, também da qualidade das deliberações, principais objetivos dos comitês: gestão descentralizada e participativa sob as águas de Mato Grosso.

Os bens foram distribuídos igualmente entre os 12 comitês, após a estruturação de cooperações em instituições locais, onde os grupos indicam os responsáveis por acolher, operar e manter os bens públicos adquiridos.

Apoio da Sema

A secretaria, através da Superintendência de Recursos Hídricos, possui um setor específico que opera em conjunto aos comitês de bacias, a Gerencia de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacias (GFAC), que tem por atribuição prestar todo suporte técnico e administrativo para garantir o funcionamento, sendo um ponto focal entre essas instâncias colegiadas e o órgão gestor e executor da política estadual de recursos hídricos, a Sema.

Leia Também:  36ª Corrida Sesc Homens do Fogo promove inclusão com percurso mais plano e acessível

“A GFAC atua em conjunto aos comitês para que executem suas implementando a política estadual de recursos hídricos de forma descentralizada e participativa. Os próprios representantes de variados segmentos oriundos dessa bacia irão discutir, de forma democrática, assuntos como a qualidade e à quantidade, mediar conflitos pelos recursos hídricos, aprovar planos de hidrográficas e propor mecanismos de melhoria”, afirma o gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema, Leandro Obadowiski.

Constituem o quadro regional instalados e em plena atividade no estado: CBH Sepotuba, CBH São Lourenço, CBH Alto Rio Cuiabá, CBH Rio Arinos, CBH Baixo Teles Pires, CBH Médio Teles Pires, CBH Alto Teles Pires, CBH Jauru, CBH Cabaçal, CBH Alto Rio das Mortes, CBH Alto Araguaia e CBH Alto Paraguai Superior.

Serviço:

Oficina 1

Data: 14/4 (Terça-feira)

Horário: Das 8h30 às 13h

Local: Anfiteatro Jonas Pinheiro, Rua Potiguaras,1019 – Jaciara

Oficina 2

Data: 15/4 (Quarta-feira)

Horário: Das 8h30 às 13h

Local: Auditório da MPMT, Av. Ary Coelho, n° 1034 – Rondonópolis

*Com supervisão de Clenia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica

Published

on

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.

A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.

O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.

Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.

Leia Também:  Arena Pantanal vai sediar jogo do Brasil nas Eliminatórias da Copa

Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.

Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.

Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.

“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.

Leia Também:  Sinfra disponibiliza serviços online para recorrer de infrações em rodovias estaduais

As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.

O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA