Mato Grosso

Seduc inicia nesta quinta-feira (26) consulta pública sobre modelo cívico-Militar em 15 escolas

Publicado em

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) inicia nesta quinta-feira (26.6) uma consulta pública que se estenderá até sexta-feira (27), às 19h, para discutir a possível conversão de 15 escolas estaduais para o modelo cívico-militar.

Os pais e responsáveis legais pelos estudantes matriculados, assim como alunos maiores de 16 anos, poderão participar da votação, que ocorrerá nas escolas selecionadas e nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (DREs), das 07h às 19h.

A votação será secreta e permitirá que os participantes expressem suas opiniões sobre a proposta de conversão, escolhendo entre as opções “Aprovo” e “Não Aprovo”, conforme as diretrizes do edital publicado no Diário Oficial. Tudo de acordo com o processo regulamentado que define as etapas e as responsabilidades para a transição.

Os resultados de cada escola serão divulgados após o encerramento da consulta, permitindo que a comunidade escolar tenha voz ativa nas decisões sobre a gestão das unidades de ensino.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reforça que o modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da rede com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva contribuem para a organização e disciplina das unidades.

Leia Também:  Primeira-dama do Estado visita Barra do Garças e anuncia adesão do município ao Programa SER Família Criança  

O processo de contratação dos militares da reserva que vão atuar nos pátios das novas unidades já foi iniciado, com a publicação de editais nos 13 polos regionais de educação.

O processo também inclui formação e treinamento de diretores, coordenadores, professores, monitores e demais servidores para que estejam aptos a implementar o novo modelo de gestão.

Atualmente, Mato Grosso tem 87 escolas estaduais em modelo cívico-militar, segundo a Seduc. De acordo com o órgão, a meta é chegar a 100 unidades, ampliando a oferta de ensino para milhares de jovens mato-grossenses. O número total de escolas na rede é de 628 unidades.

Escolas que vão realizar votações:

Cuiabá – EE Professora Zélia Costa de Almeida

Cuiabá – EE Gustavo Kulman

Cuiabá – EE Professora Maria Hermínia

Primavera do Leste – EE Alda Gawlinski Scopel

Nova Mutum – EE José Aparecido Ribeiro

Pedra Preta – EE Dez de Dezembro

Alto Taquari – EE Carlos Irigaray Filho

Rondonópolis – EE Major Otávio Pitaluga

Rondonópolis – EE Marechal Dutra

Leia Também:  "A retratação do Carrefour mostra a força do nosso agronegócio", afirma governador

Rondonópolis – EE Professora Elizabeth Magalhães

Sinop – EE Nossa Senhora de Lourdes

Sinop – EE Olímpio João Pissinati Guerra

Sinop – EE Nossa Senhora da Glória

Lucas do Rio Verde – EE Angelo Nadin

Peixoto de Azevedo – EE Kreen Akarope

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Autor de feminicídio em Lucas do Rio Verde é preso pela Polícia Civil

Published

on

Após três dias ininterruptos de buscas, o autor do feminicídio ocorrido em Lucas do Rio Verde foi preso pela Polícia Civil, no final da tarde de sexta-feira (31.10), em uma região de mata no município.
O suspeito, de 61 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça embasada na investigação da Delegacia de Lucas do Rio Verde, para esclarecer o crime que vitimou Antonieta Barroso dos Santos, de 51 anos.
Durante as diligências um inquérito policial foi instaurado e o suspeito foi qualificado, com ajuda da Delegacia Regional de Nova Mutum.

A Polícia Civil representou pelo pedido de prisão do investigado por homicídio qualificado (feminicídio), que foi deferido pelo Poder Judiciário da Comarca local na sexta-feira (31).

O crime
Na madrugada de quarta-feira (29), a vítima, Antonieta Barroso dos Santos, de 51 anos, foi morta por golpes de faca desferidos pelo ex-marido, de 61 anos.

A filha do casal relatou que o suspeito rompeu a grade que dá acesso à área dos fundos da casa da vítima, arrombou a porta da cozinha e, em seguida, a porta do quarto em que a ex-esposa estava.
Assim que encontrou Antonieta, o homem começou a agredir a ex-esposa com uma faca na região do pescoço. As agressões começaram no quarto e terminaram na cozinha. Após o crime, ele fugiu em uma motocicleta Honda Bros vermelha.
Ao tentar defender a mãe, a filha do casal ficou com lesões nas mãos. Outros familiares afirmaram à polícia que o suspeito já havia ameaçado a vítima dias antes, enviando a fotografia de uma faca, e que os dois estavam separados há cerca de um ano, mas o suspeito não aceitava o fim do relacionamento.
Mandado cumprido
Após ser localizado e preso, o autor do feminicídio foi conduzido até a Delegacia de Lucas do Rio Verde para as providências cabíveis, sendo posteriormente apresentado e colocado à disposição do Poder Judiciário.

Leia Também:  Polícia Civil apreende meia tonelada de pescado irregular e fecha comércio no Mercado do Porto

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA