Mato Grosso
Seduc cria comitê interinstitucional para monitorar aplicação de leis antirracistas em escolas de MT
Publicado em
19 de outubro de 2023por
Da RedaçãoSegundo o secretário, a política visa promover uma educação antirracista por meio de ações que buscam desconstruir o racismo que afeta a sociedade. Ele ressalta que os grupos étnico-raciais têm sido alvo de violências e invisibilidades sistemáticas, cuja importância foi apagada pela educação colonizadora.
“A Seduc tem a intenção de acabar com toda forma de violência, e demonstrar, por meio de ações, a valorização dessas pessoas. Essa é mais uma etapa na construção de um Estado Antirracista e no fortalecimento da Educação Democrática”, disse.
A Política Antirracista contempla diversas ações, como a Campanha de Autodeclaração, o lançamento do Comitê de Monitoramento e Implementação das Leis Antirracistas, a instrução para criação de Grupos de Trabalho (GT) nas Unidades Escolares para implementação das Leis Antirracistas, o estudo do perfil dos estudantes pretos e indígenas, o lançamento da Revista Campoqui, com divulgação de artigos sobre trabalhos desenvolvidos nas Escolas Quilombolas, o mapeamento das práticas em educação antirracista realizadas pelas escolas da Rede e o Encontro Educação Antirracista.
De acordo com a professora e coordenadora de Educação do Campo e Quilombola, Déborah Moreira Santos, a Rede conta com 330.637 estudantes, dos quais 3.334 se declaram pretos e 11 mil são indígenas. Ela destaca que a Educação não tem cor e que é necessário superar a desigualdade étnico-racial no âmbito educacional.
“A Política Antirracista busca conhecer o perfil dos estudantes por meio da autodeclaração, a fim de analisar o processo de ensino e aprendizagem desses alunos e desenvolver políticas públicas afirmativas para superar as desigualdades educacionais”, afirma.
A coordenadora ressalta que, de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), 20% dos alunos que se declaram pretos apresentam índices de aprendizagem inferiores aos estudantes brancos. Além disso, a permanência dos alunos brancos no ambiente escolar é maior do que a dos alunos pretos. Por isso, é importante oferecer diretrizes para trabalhar o antirracismo nas escolas.
A coordenadora ainda observa que a política criada pela Seduc não será engessada e nem acabada, pois novas ações serão pensadas para superar os desafios educacionais relacionados ao aprendizado dos estudantes étnico-raciais.
Já o professor de Artes, Sebastião Taques de Moraes, representante da Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda, do Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, afirma que a implementação dessa política contribuirá significativamente para o combate ao racismo nas escolas. “As crianças aprenderão a não ter preconceito e que a educação precisa ser inclusiva e respeitosa para todos”, pontua.
O lançamento do Comitê Interinstitucional de Monitoramento das Leis Antirracistas contou com a participação da secretária-adjunta de Gestão Educacional Nadine Moreira da Silva Botelho, movimentos sociais, organizações não governamentais, entidades sociais, o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, Gonçalina Eva do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola da Universidade Federal de Mato Grosso (GEPEQ-UFMT), o presidente do Conselho de Educação Escolar Indígena Filadelfo Oliveira e o presidente do Instituto da Cor Helto Souto Lima.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros combate 15 incêndios florestais nesta terça-feira (30)
Published
3 horas agoon
30 de setembro de 2025By
Da Redação
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, nas últimas 24 horas, um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães, e mantém controlados outros três focos ativos. As equipes seguem, nesta terça-feira (30.9), no combate a 15 incêndios florestais em diversas regiões do estado.
Os incêndios extintos estavam localizados nos municípios de Nova Ubiratã, Cláudia e Vila Bela da Santíssima Trindade. Já os incêndios, que estão controlados e não apresentam risco imediato de propagação por estarem contidos em um perímetro seguro, localizam-se nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Glória D’Oeste e União do Sul.
As equipes seguem atuando no combate aos incêndios florestais em Pontes e Lacerda, que enfrenta quatro focos ativos; em Vila Bela da Santíssima Trindade são combatidos dois focos; além das cidades de Guarantã do Norte, Juara, Cocalinho, Nova Santa Helena, Cáceres, Barão de Melgaço, Colniza, Nova Maringá e Cláudia.
O combate aos incêndios conta com equipes atuando diretamente no campo, com o apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, que compõem a estrutura disponível para reforçar o enfrentamento das chamas. As operações seguem de forma contínua, com controle dos focos e proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.
As ações contam com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil do Estado e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Polícia Militar, que atuam de forma integrada.
Monitoramento
O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento de 42 focos de calor em todo o estado, incluindo os que estão em combate e controlados. Desse total, 27 são incêndios florestais e outros 15 focos restantes correspondem a queimadas irregulares. Nas terras indígenas, são registrados três incêndios.
As ocorrências em terras indígenas incluem: Terra Indígena Pimentel Barbosa, em Canarana; Terra Indígena São Marcos, em Barra do Garças e Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis.
No caso de áreas indígenas, o combate deve ser feito por órgãos do Governo Federal, já que o Estado não possui autorização para atuar. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar não foi acionado.
Fiscalização – Operação Infravermelho
Os 15 focos de calor decorrentes do uso irregular do fogo estão sendo fiscalizados no âmbito da Operação Infravermelho, cujo monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.
Com apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar de forma antecipada áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.
Incêndios extintos
Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de 223 incêndios.
Os municípios são: Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Paraguai, Alto Taquari, Apiacás, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Barão de Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Cáceres, Campinápolis, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Denise, Diamantino, Feliz Natal, Figueirópolis do Oeste, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Jaciara, Jauru, Juara, Juscimeira, Juína, Lucas do Rio Verde, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondolândia, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio de Leverger, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Povo, São José do Rio Claro, São José do Xingu, Sapezal, Serra Nova Dourada, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, Tesouro, Torixoréu, União do Sul, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
Focos de calor
Em Mato Grosso, foram registrados 221 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Destes, 117 são na Amazônia e 104 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
É importante destacar que um foco de calor isolado não caracteriza, por si só, um incêndio florestal. No entanto, um incêndio florestal geralmente envolve o acúmulo de diversos focos de calor em uma mesma área.
Proibição do uso do fogo
O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.
Em caso de qualquer indício de incêndio florestal, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).
Fonte: Governo MT – MT

PRF prende foragido por homicídio em Poconé (MT)

Câmara recebe alunos de Direito em visita técnica pelo Legislativo

Cuiabá ganha novas leis para celebrar cultura e valorizar o Dia das Mães e dos Pais

Abertura oficial da 8ª Copa do Servidor 2025 será na sexta-feira, dia 3

Saúde dá sequência ao Programa de Planejamento Familiar após mutirão de laqueadura
CUIABÁ
MATO GROSSO


Corpo de Bombeiros combate 15 incêndios florestais nesta terça-feira (30)
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, nas últimas 24 horas, um incêndio florestal em Chapada dos...


Sema abre inscrições para o 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) está com inscrições abertas para o 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de...


Encontro reúne comunidades quilombolas de Mato Grosso no espaço do Museu de História Natural
Comunidades quilombolas participam do “1º Encontro de Quilombos no Museu”, desta quarta (1º.10) a sexta-feira (3), no espaço do Museu...
POLÍCIA


PRF prende foragido por homicídio em Poconé (MT)
Na tarde de terça-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a prisão de um homem procurado por homicídio durante...


Polícia Civil e MPE apreendem itens de cestas básicas desviados de programa do Governo
A Polícia Civil e o Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) localizaram, na manhã dessa segunda-feira (29.9), em uma casa...


PM prende faccionados suspeitos por sequestro mediante tortura e tráfico de drogas
Três integrantes de uma facção criminosa foram presos na noite desta terça-feira (29.9), por policiais militares do 4º Batalhão, suspeitos...
FAMOSOS


Em dia de sol, Rafa Kalimann exibe barrigão de grávida na beira da piscina: ‘Só nós duas’
Rafa Kalimann, de 32 anos, chamou atenção nesta terça-feira (30), ao posar de biquíni e mostrar o barrigão de grávida...


BBB 26 terá várias casas de vidro e veteranos de outras edições: ‘Vem ver!’
O Big Brother Brasil 2026, que estreia em janeiro sob o comando de Tadeu Schmidt, terá novidades em sua configuração....


Sarah Andrade se declara ao namorado francês em dia de aniversário: ‘Te amo!!!’
Sarah Andrade, de 33 anos, usou as redes sociais para declarar todo seu amor ao namorado, o engenheiro francês Bruce...
ESPORTES


São Paulo perde quarta consecutiva no Morumbis e aumenta pressão pós-Libertadores
O São Paulo Futebol Clube vive um momento de crescente turbulência. Na noite desta segunda-feira, o Tricolor sofreu sua quarta...


Cuiabá supera Athletic e fica a dois pontos do G4 na Série B
Em uma noite de emoções e reviravoltas na Arena Pantanal, o Cuiabá conquistou uma vitória crucial por 2 a 1...


Flamengo vence o Corinthians em jogo dramático na Neo Química Arena
Em uma noite de altos e baixos para o atacante Yuri Alberto e de reviravolta para o placar, o Corinthians...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Lucas do Rio Verde4 dias ago
Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 2º quadrimestre de 2025
-
Sinop5 dias ago
Prefeitura de Sinop e entidades realizam capacitação para facilitar processos de legalização empresarial
-
Sinop5 dias ago
Prefeitura promove debate com setor da pesca sobre regulamentação do sítio pesqueiro em Sinop
-
Lucas do Rio Verde5 dias ago
Sábado (27) tem vacinação nas unidades de saúde Cerrado e Jaime Seiti Fujii