Mato Grosso

Liderada pelo governador, comitiva de MT se reúne com investidores asiáticos para ampliar mercados

Publicado em

O governador Mauro Mendes e comitiva, composta por representantes dos setores produtivo e industrial de Mato Grosso, embarcam nesta quarta-feira (01.11) para China e Índia com a missão de abrir, diversificar e consolidar mercados, além de apresentar oportunidades de comércio e investimentos no Estado.

No dia 3 de novembro, a comitiva desembarca na China, para reuniões de negócios e apresentação de seminário, nas cidades de Shangai, Haikou e Shenzhen, e chega na Índia, em Nova Delhi, no dia 12.

Em Shangai, o Governo de Mato Grosso participa da China Internacional Import Expo (CIIE), com estande de 54m² no pavilhão de alimentos e agricultura. Dentre os produtos apresentados estão o MT Steak, o passaporte verde, e espaço de degustação pelo Instituto Mato-grossense de Carne (Imac), que irá mostrar a qualidade do nelore mato-grossense.

Durante a feira, os integrantes da comitiva também farão apresentação de seminários e rodadas de negócios para estimular e promover o comércio e a atração de investimentos entre o Estado e a China.

Na sequência, eles vão para Haikou, que é reconhecidamente o maior porto de livre comércio do mundo, com objetivo de conhecer as políticas que estão impulsionando o desenvolvimento comercial e a atração de investimentos associados à sustentabilidade na região. Estão previstas visitas ao Porto de Xinhai e à empresas e entidades locais.

Leia Também:  Aliança por biocombustíveis reúne 19 países para produção sustentável

Já em Shenzhen, a agenda será de visitas técnicas nos principais ambientes de tecnologia, inovação e ciência, com empresas e indústrias, como a BYD, pioneira na fabricação de veículos elétricos, e na DJI, maior fabricante de drones do mundo.

Em Nova Delhi, na Índia, que será a primeira missão oficial de Mato Grosso ao país, a proposta é uma visita de prospecção, com reuniões com representantes de governo e empresariais, além de visitas técnicas. As reuniões ocorrerão com a Confederação das Indústrias Indianas e com o Conselho de Promoção de Exportações de Engenharia da Índia.

Também está prevista a participação da delegação na Índia International Trade Fair (IITF) e a realização do Invest In Mato Grosso, evento que terá o intuito de apresentar oportunidades de negócios e investimentos no Estado, realizado pelo Governo de Mato Grosso com a Aprosoja, e com apoio do Governo brasileiro na Índia e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEXBRASIL).
Comitiva

A delegação inicia o retorno ao Brasil no dia 16 de novembro, com chegada prevista em Cuiabá, no dia 17.

Farão parte da comitiva do Governo de Mato Grosso os secretários César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública), a assessora internacional Rita Chiletto e o ajudante de ordens Ricardo Mendes. A primeira-dama Virginia Mendes acompanhará o governador e custeará todas as despesas da viagem com recursos próprios.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros reforça alerta sobre engasgos e ingestão de corpos estranhos em crianças e idosos

Deputados estaduais também estarão na delegação de Mato Grosso.

Entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Famato, e Sebrae irão compor a comitiva para promover a produção sustentável de soja e milho, buscar abertura do mercado de gergelim e feijão, além da habilitação de novas plantas frigoríficas suínas, entre outros projetos de investimentos para ampliar o comércio entre os dois países.

Governador em exercício

Neste período, o vice-governador Otaviano Pivetta estará no comando do Executivo Estadual. Essa é a oitava vez que Pivetta assume o cargo desde a primeira gestão do governador Mauro Mendes, em 2019.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Entre viajar por horas e ser atendido perto de casa: o avanço do Saúde Digital MT no interior

Published

on

O Governo de Mato Grosso tem transformado o acesso à saúde no Estado com o programa Saúde Digital MT, que leva atendimento especializado à população de todas as regiões e evita deslocamentos de centenas de quilômetros em busca de consulta. Executada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a iniciativa aproxima os serviços de saúde dos mato-grossenses e garante mais agilidade, comodidade e cuidado perto de casa.

Desde 2023, já foram realizados 637.826 telediagnósticos, 17.413 teleconsultorias, 17.759 teleinterconsultas e 5.944 teleconsultas no Estado.

“Eu acredito que, principalmente na saúde, na segurança e na educação, usar a tecnologia e a modernização a nosso favor é muito positivo. Num estado grande territorialmente como o nosso, isso facilita muito a vida de quem precisa e deixa o serviço público mais eficiente. No fim é isso. Saber usar os meios que temos hoje em favor das pessoas, para servir melhor o cidadão”, declarou o governador Otaviano Pivetta.

Profissionais de todos os 142 municípios já foram treinados pela equipe do programa para conseguirem utilizar a ferramenta. “O programa já teve adesão de todos os municípios de Mato Grosso, o que demonstra o empenho da Secretaria na articulação com os gestores para alcançar o maior número possível de cobertura. Isso tem sido fundamental para reduzir distâncias e garantir um atendimento cada vez mais eficiente ao cidadão, evitando longas e cansativas viagens”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

Segundo a gestora da Saúde Digital MT, Dra. Vânia Berti, além dos bons resultados, os atendimentos digitais já possibilitaram a economia de cerca de R$ 650 milhões aos cofres públicos, notada sobretudo com o transporte de pacientes.

“Com o Saúde Digital, os pacientes estão tendo acesso facilitado às avaliações de médicos especialistas, com comodidade e conforto. Já foram evitados mais de 790 milhões de quilômetros em deslocamentos desde a criação do programa”, avaliou.

Leia Também:  Setasc e Prefeitura de Tangará da Serra reforçam apoio do programa SER Família Mulher no município

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Felipe, a implementação da Saúde Digital MT proporciona melhorias significativas no acesso, na qualidade e na continuidade do cuidado, reduzindo barreiras geográficas e tempo de espera para consultas, exames e encaminhamentos, além ampliar o acesso à atenção especializada, especialmente em municípios de pequeno porte e áreas rurais.

“Para a gestão municipal, a Saúde Digital fortalece a capacidade de planejamento, monitoramento e tomada de decisão, com a identificação rápida de problemas e necessidades da população. Além disso, promove melhorias na qualificação dos profissionais, com maior organização do processo de trabalho, acesso rápido às informações e suporte à decisão clínica”, afirmou.

De acordo com o presidente, o programa melhora a Atenção Primária à Saúde e o fluxo de regulação no município, otimizando recursos financeiros e humanos, reduzindo desperdícios.

“A Saúde Digital fortalece o cuidado centrado no cidadão, amplia o acesso aos serviços, qualifica a assistência e fornece aos gestores informações estratégicas para uma tomada de decisão mais eficiente e baseada em evidências. A modalidade que mais tem se destacado é a retinografia, onde os municípios têm utilizado a ferramenta como forma de rastreio para diagnósticos precoces na retina”, acrescentou.

Janaína Schmitz levou o filho Oscar Felipe Schmitz, de 7 anos, a uma unidade de saúde de Sinop, no dia 27 de maio, para passar por uma teleconsulta com médico ortopedista. Ela considerou a iniciativa muito boa, pois não precisou se deslocar até Cuiabá, onde o médico estava, para consultar com o especialista.

“Para mim foi muito bom porque o meu filho é cadeirante, ele precisa muito da consulta dele e eu tenho outro bebê de sete meses também. Se a gente não tivesse essa teleconsulta, a gente tinha que deslocar até Cuiabá e para mim fica muito ruim, porque preciso pedir ambulância, preciso contratar uma babá pra ficar com meu outro filho pequeno. Então querendo ou não é um desgaste”, contou.

Leia Também:  Governador: "Estamos empregando todas as forças possíveis e imagináveis para localizar e prender esses criminosos"

Segundo Janaína, o menino tem pé torto congênito e precisa passar por uma cirurgia. “Ele já teve acompanhamento em Cuiabá presencialmente com outro médico ortopedista. Era para ter marcado cirurgia com o médico que estava atendendo, mas eu engravidei, não consegui prosseguir e reagendaram ele para essa teleconsulta”, concluiu.

Saiba mais sobre o programa

Apesar de existir desde 2013 com o nome de Telessaúde, o programa evoluiu ao agregar, a partir de 2023, novas tecnologias e ampliar a gama de serviços de saúde, sendo integralmente disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa oferta 42 especialidades médicas em seu ambulatório, nas modalidades de teleconsultoria, teletriagem, teleinterconsulta, teleconsulta e telemonitoramento, além de seis serviços de telediagnósticos, sendo eles: tele-estomatologia, tele-ECG, telerretinografia, tele-espiroometria, teledermatologia, teleraio-X.

Na teleconsultoria, os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) podem sanar as dúvidas com médicos especialistas via mensagem de texto. Já na teleinterconsulta, é realizada uma consulta triangulada por vídeo em que o paciente é atendido virtualmente pelo médico especialista, tendo um profissional da Unidade Básica de Saúde como mediador.

São 3.543 estabelecimentos de saúde cadastrados nos 142 municípios do Estado. São, ao todo, 2.620 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) cadastrados e treinados para utilizarem a plataforma.

Atualmente, o núcleo de Saúde Digital de Mato Grosso funciona em uma unidade própria, localizada em Cuiabá, que também conta com pontos focais nas 16 regiões de Saúde do Estado, graças à mediação dos Escritórios Regionais de Saúde.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA