Mato Grosso

“Gestão diferenciada”, afirma prefeito em lançamento de 856 imóveis do SER Família Habitação e entrega de Escola Técnica

Publicado em

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes lançaram, nesta quarta-feira (10.04), a construção de 856 apartamentos pelo programa SER Família Habitação, em Campo Verde.

Estava previsto o lançamento de 576 apartamentos, mas, a pedido do prefeito do município, Alexandre Lopes, o governador autorizou a construção de mais 280 imóveis. 

“Esse programa de habitação tem sido muito importante. Lembro que quando eu também não tinha casa própria e morava de aluguel, há muitos anos, e consegui comprar a minha primeira casinha, e já era casado inclusive. Isso é algo que a gente não esquece. Que a gente possa o mais breve possível voltar aqui e entregar a chave para cada família”, declarou o governador.
Em Campo Verde, governador, acompanhado da primeira-dama, lançou construção de mais de 800 casas – Foto: Mayke Toscano/Secom-MT 

Pelo Programa SER Família Habitação, idealizado pela primeira-dama, as famílias poderão adquirir a casa própria com subsídio de até R$ 20 mil do Governo do Estado para ser aplicado na entrada. 

“Quero agradecer ao Governo Mauro Mendes pela gestão diferenciada e aos esforços concentrados pelo governador e pela primeira-dama. Aqui está tudo pronto para construir e em menos de um ano a gente espera entregar essas residências para a população”, afirmou o prefeito. 

A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social de Campo Verde, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, expressou gratidão à primeira-dama Virginia Mendes pelo apoio e destacou a importância para a população menos favorecida de ter uma casa própria.

“Quero dizer muito obrigada para a senhora, muito obrigada. Nós sabemos que a casa própria é sonho de todo pai de família e de toda mãe. E eu fico emocionada porque o meu pai foi beneficiado com casa própria da antiga Cohab, no bairro Jupiara. Foi o primeiro projeto habitacional do município de Campo Verde nos anos 90. E eu sei o que essas casas significam nas nossas vidas. A casa própria traz para o pai de família o momento de dormir, o descanso e a segurança que, se ele faltar, a sua família tem um teto, tem um lar para morar”, afirmou.
Escola entregue tem vocação têxtil para atender demanda de mão de obra capacitada – Foto: Mayke Toscano/Secom-MT 

Leia Também:  Polícia Civil cumpre 16 mandados contra associação criminosa envolvida em sonegação fiscal

No município, o governador também entregou a Escola Técnica Estadual de Educação e Tecnológica Profissional, vocacionada para a indústria têxtil. A obra foi retomada em 2020, depois de passar mais de 10 anos paralisada.

Com capacidade para mais de mil estudantes, a Escola Técnica será um passo significativo para capacitar profissionais em um setor chave para a economia local, dada a relevância do algodão para o município, que é um dos maiores produtores de pluma do país. 

“Essa é uma das oito obras de escolas técnicas que estavam paralisadas, que tinham começado por volta de 2012, 2013, e hoje conseguimos finalizar essa estrutura de qualidade. Então, é um momento muito especial”, declarou o governador.
Escola Técnica com quadra poliesportiva e estrutura moderna atende mil estudantes – Foto: Mayke Toscano/ Secom-MT 

Na obra da escola de mais de 5,5 mil metros quadrados, o Governo do Estado investiu R$ 16,8 milhões. Serão oferecidos cursos de qualificação 100% gratuitos, junto com o ensino médio, em parceria entre a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seciteci) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).  

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec, destacou o compromisso e a eficiência do Governo de Mato Grosso ao concluir as obras paralisadas.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros extingue um incêndio e combate outros 16 neste domingo (18)

“Neste ano, entregaremos todas as obras paralisadas,  incluindo o Parque Tecnológico em Várzea Grande”, declarou.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enfatizou que o Governo está investindo R$ 25 milhões em cinco escolas no município.

“Isso significa que todas as escolas de Campo Verde estão passando por construção, reforma, ampliação, melhorias na sua infraestrutura e tecnologia em todas elas. Em Campo Verde, temos um dos melhores IDEBs do Estado e do Brasil graças a esse trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal”, afirmou. 

O deputado estadual Beto Dois a Um disse já ter perdido as contas da quantidade de vezes que foi a Campo Verde para o lançamento de obras do Estado e em convênios com a Prefeitura Municipal e citou a importância da conclusão da obra da escola técnica.

“Essa obra era emblemática e ficou parada por vários anos e isso parece algo corriqueiro na gestão Mauro Mendes, de pegar obras paradas e entregar para que a população tenha acesso. Aprendi com o governador Mauro Mendes que a política é para mudar a vida das pessoas para melhor”, frisou.
Governador visitou fábrica têxtil – Foto: Mayke Toscano/Secom-MT 

Mauro Mendes e a primeira-dama ainda visitaram a fábrica têxtil da Incofibras, uma das cinco do ramo localizadas no município.

Também participaram do evento os deputados estaduais Carlos Avallone e Diego Guimarães; os secretários Fábio Garcia, da Casa Civil; César Miranda, de Desenvolvimento Econômico; César Roveri, de Segurança Pública; Jefferson Neves, de Cultura, Esporte e Lazer; e Grasielle Bugalho, de Assistência Social e Cidadania.
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT 
 

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Projeto de Lei Complementar do Governo do Estado flexibiliza hora-atividade e valoriza professores da rede estadual

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Comissão de Assuntos Fundiários debate meios para regularizar imóveis rurais em faixa de fronteira

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA