Mato Grosso

“Dia de entregas importantes do Governo de MT, que ficará marcado na memória dos cacerences”, afirma prefeita

Publicado em

“Não tenho como descrever a emoção que é o município receber esses investimentos. É um dia histórico, que ficará marcado na memória dos cacerenses a entrega dessas obras importantíssimas do governo. Estes investimentos vão inspirar novas conquistas e trazer progresso para a região”. A afirmação é da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, nesta sexta-feira (24.10), em evento que marcou inaugurações e vistorias de obras, que totalizaram R$ 151,4 milhões em investimentos no município.

Nos últimos seis anos, Cáceres recebeu um total R$ 715,8 milhões em obras e ações do governo, incluindo os investimentos anunciados nesta sexta-feira. Durante o evento, o governador Mauro Mendes apontou que todas essas entregas só foram possíveis porque o Estado tem investido até 20% da sua receita nos municípios.

“É o maior percentual de investimento feito por um Estado, maior até mesmo do que o Governo Federal, sem se endividar e com recursos próprios. Por isso que tantas obras estão acontecendo em Mato Grosso. Não dá para fazer obras de asfalto, saúde ou educação, se não arrecadar e gastar bem o dinheiro arrecadado do cidadão. É algo que o país precisa aprender. E isso me deixa convicto que, nos últimos anos, estamos construídos um Mato Grosso mais próspero”, afirmou.

A primeira entrega oficial do dia foi a modernização do Aeroporto Municipal Nelson Martins Dantas, que recebeu um investimento de R$ 5,7 milhões. O terminal também recebeu recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 4,9 milhões, chegando a um total de R$ 11,7 milhões. Além da reforma do terminal, a pista de pouso e decolagem foi revitalizada.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros já atuou em 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT

Em seguida, foi inaugurado o asfalto novo da rua Pirajá, também conhecida como Estrada do Frigorífico. A via, que era de terra e dava muito poeira, recebeu um investimento de R$ 6,3 milhões do Estado e vai garantir uma melhor infraestrutura para as operações de frigorífico instaladas nesta região da cidade.

O governador Mauro Mendes também inaugurou a pista de atletismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que recebeu R$ 14,1 milhões do Estado. Certificada como Classe 2 pela World Athletics, órgão que gere o atletismo em nível mundial, a estrutura permite receber eventos nacionais e internacionais.

“A pista de atletismo vai trazer, para Cáceres, uma referência de polo esportivo do Estado de Mato Grosso. Temos apenas duas pistas como esta em todo o Mato Grosso, e uma é da Unemat. Esses investimentos vão qualificar melhor ainda o desempenho e o desenvolvimento tanto dos nossos estudantes, quanto da nossa comunidade, que vai ter um espaço para crescer no esporte”, destacou a reitora da Unemat, Vera Maquêa.

O Governo de Mato Grosso entregou, ainda, a reforma e ampliação do Ginásio Poliesportivo e de Lazer Didi Profeta do Amaral. O investimento do Estado foi de R$ 4,5 milhões. “A entrega deste espaço revitalizado garante à população de Cáceres um local adequado para a prática esportiva e o desenvolvimento de atividades educacionais”, apontou Mauro Mendes.

Leia Também:  Governador Mauro Mendes nomeia Marcos Regenold como desembargador do TJ

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckimin, inauguraram a Zona de Processamento de Exportações, a ZPE de Cáceres, que recebeu investimento total de R$ 51,3 milhões do Governo do Estado.

Por fim, Mauro Mendes autorizou as licitações para asfaltamento do Anel Viário de Cáceres, além de ruas e avenidas dos bairros Vila Mariana e Maracanãzinho. Os investimentos somam R$ 27 milhões. Também foram autorizadas a construção de 2 novos Colégios Estaduais Integrados (CEI), que vão abrigar as Escolas Estaduais Ana Maria das Graças e do bairro Jardim Vila Real e irão receber em R$ 42,5 milhões de recursos estaduais.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, afirmou que o Estado tem impulsionado Cáceres com investimentos milionários.

“O atual governo teve essa capacidade. Ele começou com medidas duras, que permitiram o Estado recuperar as contas, para que pudéssemos fazer uma entrega como esta. O Executivo devolve a Cáceres aquilo que merece, devolve ao cacerense a autoestima e melhora a perspectiva dos nossos jovens”, avaliou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros já atuou em 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Governo de MT investe R$ 1,4 bilhão no desenvolvimento de Rondonópolis

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA