Mato Grosso

Corpo de Bombeiros realiza entrega de luvas de ombro a cadetes do 1º ano do CFO

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quinta-feira (20.3), a solenidade de entrega das luvas de ombro aos cadetes do 1º ano da segunda turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Estado. A cerimônia marcou o fim do período de adaptação e simbolizou a transição do uniforme civil dos alunos para a identificação militar como cadetes do CFO 1.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, e contou com a presença dos coronéis da corporação. Além deles, familiares e amigos dos cadetes também participaram da cerimônia, que ocorreu na 3ª Companhia de Bombeiros Militar, em Cuiabá.

De acordo com o comandante-geral, coronel Glêdson, a entrega da luva é um ato simbólico que representa o desejo dos cadetes de deixar para trás a vida civil e abraçar a carreira militar. Este momento é considerado um marco na trajetória dos futuros oficiais, que, a partir de agora, passam a incorporar os valores, a disciplina e a hierarquia da corporação.

“Aqueles que não se identificam com a nossa instituição, com a nossa filosofia, com a hierarquia e disciplina, ficam no meio do caminho neste período de adaptação. Se os senhores estão aqui hoje recebendo a luva do primeiro ano, entendo que, de fato, estão disponíveis, entenderam a filosofia e os valores militares e desejam continuar na formação de oficiais”, destacou o comandante.

Leia Também:  Cerca de 700 policiais são mobilizados em operação integrada na corrida da Stock Car

Ao todo, o período de adaptação durou 53 dias. Esse período incluiu a semana administrativa, a quarentena, durante a qual os cadetes foram privados do convívio familiar, além de uma semana ininterrupta de atividades externas no campo de instrução do Exército Brasileiro. Os cadetes, inclusive, foram diretamente do campo para a solenidade, como um compromisso com a missão de servir.

O tenente-coronel BM Mario Henrique Faro Ferreira, comandante da Academia de Bombeiros Militar, explicou que essa fase de adaptação é essencial para a formação profissional dos cadetes, pois é nela que eles adquirem as noções fundamentais sobre as diversas atividades desempenhadas na corporação.

“Eles sentiram fome, cansaço, frio, sono. Foram testados ao limite do físico e, mais importante, testados ao limite do mental. E essa é apenas a primeira fase. Restam ainda 22 meses para a conclusão do curso, ainda muito por vir. Da mesma forma que exigimos dedicação dos cadetes, nos comprometemos a fazer o melhor em torno da formação dos futuros oficiais da corporação”, ressaltou.

Ainda na solenidade, familiares e amigos dos cadetes tiveram a oportunidade de entregar as luvas de ombro aos seus entes queridos. Rosemilia Lima Guedes, mãe do cadete Caporossi, não escondeu o orgulho ao testemunhar a conquista do filho.

Leia Também:  Secretaria de Saúde vai fornecer testes de DNA para mutirão do projeto Pai Presente

“Só de ler o convite para estar aqui já me emocionei, comecei a chorar. É realização de um sonho. Quando ele nasceu, a avó dele escreveu em um livro de memórias que a profissão do neto seria militar mesmo não tendo militar na família. E hoje ele está aqui realizando um sonho que é dele e nosso também”, afirmou.

Acompanhada pelas duas filhas, Andressa Costa Silva destacou a conquista do marido, o cadete Carlos. Ele, que já era cabo bombeiro militar e atuava em Campo Novo do Parecis, prestou um novo concurso para se tornar oficial, mudou-se com a família para Cuiabá e, hoje, se encontra novamente na condição de aluno da corporação.

“Para nós, é uma emoção muito grande ver ele dar esse passo na vida dele. Era um sonho dele desde quando era soldado do bombeiro, e nós abraçamos esse sonho. Estamos muito orgulhosos por ele ter chegado até aqui e seguimos torcendo para que o restante dessa trajetória seja de vitórias”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Cerca de 45 quilos de drogas foram incinerados pela Polícia Civil em Canarana

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  MT Saúde credencia laboratório e centro médico para atendimento a servidores da Região Oeste

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA