Com aula inaugural nesta quarta (12.07) e quinta-feira (13.07), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Oi Futuro deram início ao ciclo de aceleração do MOVE_MT 2023. Em sua segunda edição, o programa oferece uma jornada de capacitação para possibilitar o desenvolvimento sustentável e rentável a 20 iniciativas da economia criativa em Mato Grosso.
“É imensurável a satisfação em dar início ao MOVE 2 e continuar oferecendo aprendizados que ajudarão as iniciativas mato-grossenses a terem uma forma sustentável de desenvolvimento. O sucesso dessas iniciativas de impacto cultural e social será o nosso sucesso e de todo o Estado, por isso acreditamos e trabalhamos muito para isso, contem conosco para deslanchar”, lembrou aos participantes o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Durante seis meses, os responsáveis pelas iniciativas irão passar por 1.700 horas de capacitação e mentorias em gestão, inovação, impacto social, criatividade e comunicação. Ao final do ciclo, as cinco iniciativas mais bem avaliadas receberão prêmios no valor total de cerca de R$ 350 mil e poderão realizar um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro (RJ), em que farão uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.
Na aula inaugural desses dois primeiros dias são abordadas informações sobre a programação e a metodologia do ciclo de aceleração, além do workshop ‘Estruturando Negócios de Impacto’. As próximas atividades envolvem ainda modelagem dos negócios por meio de um mapa de diagnóstico para definição de prioridades de desenvolvimento e atuação de cada projeto ou negócio selecionado.
“O Move é um programa que concretiza uma política de desenvolvimento, feito de forma colaborativa numa pegada que potencializa as iniciativas criativas de Mato Grosso. Temos muito orgulho desse programa que, inclusive, já está sendo copiado por outros Estados. Contamos com todos aqui para levar a mensagem da importância da economia criativa e sejam bem-vindos a essa jornada de capacitação”, disse o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, na mensagem de boas-vindas aos participantes.
Resultados
O programa é voltado para quem atua no mundo das artes, negócios digitais e em criações funcionais (urbanismo, moda, gastronomia, turismo, etc). Em sua primeira edição, a aceleração atendeu 30 negócios do segmento da economia criativa mato-grossense. Confira o e-book final AQUI.
“Os participantes da primeira edição são hoje influenciadores e defensores do programa por causa dos resultados de crescimento obtidos com a aceleração, houve muitos avanços, inclusive financeiros para esses projetos. E eles são exemplos que nos ajudaram a promover a continuidade do MOVE-MT”, expôs a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa na Secel, Keiko Okamura.
Nessa segunda edição, dentre os selecionados estão iniciativas de vários municípios mato-grossenses, que incluem Aripuanã, Cuiabá, Poconé, Juína, Campo Verde, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Cáceres e Várzea Grande. A seleção ocorreu por meio de edital público.
Para Flávia Firmini, que representa o projeto ‘Apoio à Cadeia de Valor do Cacau no Noroeste de MT, de Juína, a participação no programa busca agregar valor ao produto típico da Amazônia mato-grossense.
“Estamos aqui para poder estruturar a empresa, mas mais do que isso, queremos levar esse conhecimento aos pequenos produtores que também são empreendedores. Queremos agregar valor, gerar impacto de renda para toda a cadeia produtiva do cacau e mostrar que a cultura de produção familiar pode ser levada muito além da nossa região”.
De Várzea Grande, a Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT) foi uma das iniciativas selecionadas e, Celi Minas Novas, que representa o movimento, também falou sobre a expectativa com o programa.
“Nosso objetivo nesse ciclo de aceleração é aprender bastante e mostrar que é possível sobreviver de cultura, que a cultura também pode trazer renda. Que todos os envolvidos nesse movimento, do artesão à doceira, acreditem na potência do setor cultural”, destacou Celi.
Conheça todos os projetos selecionados no MOVE_MT 2 (link aqui).
Policiais militares do 4º Comando Regional prenderam, na noite desta terça-feira (23.6), um homem de 34 anos, foragido da Justiça do Estado de Alagoas, durante uma ação realizada no município de Dom Aquino. O suspeito possui três mandados de prisão preventiva em aberto e foi localizado após trabalho de inteligência e monitoramento realizado pelas equipes policiais.
Os militares receberam informações do setor de inteligência apontando que o homem estaria escondido em uma região entre os municípios de Jaciara e Dom Aquino. Diante das denúncias, as equipes iniciaram diligências e identificaram o possível endereço do suspeito, além do veículo utilizado por ele.
Com base nas informações levantadas, os policiais montaram uma barreira para a abordagem. Durante a ação, o veículo identificado foi localizado trafegando pela região. Ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu e acelerou o automóvel na tentativa de fugir. Durante a fuga, o suspeito colidiu frontalmente contra a viatura, causando danos ao veículo e sendo, logo depois, detido pelos militares.
Na abordagem, os policiais constataram que o homem possuía três mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça de Alagoas, relacionados aos crimes de homicídio. Ainda durante as buscas no veículo, os militares encontraram uma munição de calibre .22. Ao ser questionado sobre a procedência, o homem informou que mantinha armas de fogo em sua residência.
No local indicado como sua moradia, os policiais realizaram buscas no imóvel e localizaram duas espingardas, calibre 20 e .22, além de 30 munições de diferentes calibres, peças de armas longas, capas para armamento e acessórios utilizados para acondicionamento de munições.
Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e foi, logo em seguida, encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e demais providências cabíveis que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.