Sinop

Trânsito realiza mais de 90 mil metros de pintura de sinalização horizontal este ano

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, realizou, somente no primeiro semestre de 2025, 93.659 mil metros de pintura de sinalização horizontal, na cidade. O trabalho é realizado, principalmente, no período noturno pela equipe do Departamento de Engenharia de Trânsito.
 
O relatório aponta ainda que foram pintadas 2.031 faixas de pedestres, sinalizados e criados 32 vagas especiais de estacionamento (idoso/escolar/curta duração/PNE) e instaladas ou substituídas 569 placas de sinalização vertical. Ações essas ocorridas em toda cidade, mas preferencialmente nos locais com maior demanda de necessidade.
 
“São trabalhos que a nossa equipe realiza diariamente. Todo dia a equipe de sinalização está em um ponto da cidade realizando a pintura ou instalando sinalização. Esse trabalho é realizado no período noturno, para resguardar do transtorno de fechar parte de uma via para execução desse trabalho. As sinalizações é uma das prioridades da pasta, porque entendemos que está diretamente relacionada à segurança no trânsito”, comentou o secretário da pasta, Wesney Sodré.
 
Essa semana a secretaria realizou a pintura, dentre tantos outros pontos, também no cruzamento da avenida Joaquim Socreppa com avenida das Itaúbas, no bairro Jardim Paulista. O cruzamento é um ponto de muito fluxo por ser rota de interligação de dezenas de bairros de Sinop.
 
“Por mais que a secretaria realiza essas ações todos os dias, pelo tamanho da cidade, parece que esse trabalho não é realizado. Mas afirmamos para população que estamos trabalhando diuturnamente para garantir um trânsito mais seguro. Junto ao prefeito Roberto Dorner e ao vice, Paulinho, estamos buscando novos investimentos para garantir a efetividade desses trabalhos”, disse.
 
Sodré explica que além da sinalização, o controle de velocidade é indispensável para garantir a vida no trânsito. “Digo aos condutores que, a sinalização é fundamental para organização e garantir maior segurança no trânsito, mas, concomitantemente a isso é necessário que cada condutor assuma a cultura da direção defensiva e trafegue em velocidade mais reduzida dentro da cidade, para que garanta a segurança pessoal e mútua”, finalizou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop promove evento gratuito para profissionais da construção civil nesta quinta-feira (27)

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Diversão, acessibilidade e inclusão social marcaram o sábado (9), no 2º dia de Festival de Praia

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Calendário de competições esportivas segue até dezembro em Sinop

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA