Sinop

Seis escolas municipais de Sinop recebem premiação do Educa-MT em Cuiabá

Publicado em

A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura recebeu ontem, em solenidade realizada no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, o Prêmio do Educa-MT 2023, que faz parte do Programa Alfabetiza MT. Seis escolas da Rede Municipal de Ensino de Sinop foram premiadas. O evento contou com a presença do Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, do Secretário de Estado de Educação, Alan Porto, da secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, e representantes das escolas premiadas de Sinop.

A solenidade foi realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso. Na avaliação geral do Educa Mais, Sinop ficou em 5º lugar dos 141 municípios do estado. A avaliação somativa do Avalia MT, ocorrida de 20 a 25 de novembro de 2022, participaram dessa edição 5.331 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, de 1.023 escolas.

O Prêmio Educa MT tem por objetivo incentivar a aprendizagem na idade certa, destinando prêmios por meio de recursos financeiros às escolas com melhores resultados de alfabetização, e apoio financeiro para aquelas com baixos índices de desempenho nas avaliações. Além do prêmio, o programa oferece pagamento de bolsas aos formadores regionais e municipais da Educação Infantil e Alfabetização.

Leia Também:  Aniversário de Cuiabá: Confira galeria com registro do cotidiano, das obras da gestão Emanuel Pinheiro e belezas da capital

A secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, agradeceu o desempenho dos alfabetizadores e toda a equipe. Ela ressaltou que o resultado é um incentivo para melhorar cada vez mais o ensino na rede municipal. “Esse é um trabalho diário, investir na educação é um compromisso do nosso prefeito Roberto Dorner, e agora estamos colhendo os frutos. Esse investimento da gestão vem desde fornecer o kit pedagógico para o professor, para o aluno, até o investimento em novas escolas e melhorias na qualidade do ensino”.

A secretária agradeceu a equipe pelo desempenho dentro da sala de aula, que trouxe bons resultados. “Quero parabenizar a todos que se dedicaram e se dedicam em sempre levar o melhor para as nossas crianças, esse resultado é fruto de muito trabalho e dedicação da nossa equipe”, concluir.

Confira as escolas que receberam a premiação na categoria 1, desempenho na aprendizagem.

*Escola Municipal de Educação Básica Leni Teresinha Benedetti

*Escola Municipal de Educação Básica Vereador Rodolfo Valter Kunze

*Escola Municipal de Educação Básica Aleixo Schenatto

Leia Também:  Escolas municipais premiadas em avaliação estadual recebem moção de aplausos de vereadores

*Escola Municipal de Educação Básica Simão Flach

*Escola Municipal de Educação Básica Maria Aparecida Amaro De Souza

*Escola Municipal de Educação Básica Silvana

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Prefeitura de Sinop promove capacitação em Libras para profissionais da saúde com foco na inclusão

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu nesta sexta-feira (31) uma capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltada a profissionais da saúde que atuam nas farmácias do município. O curso, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT), teve duração de 30 horas e contou com a participação de cerca de dez profissionais da rede municipal.

A formação teve como objetivo aprimorar o atendimento às pessoas surdas para promover mais acessibilidade e inclusão nos serviços públicos de saúde. Durante duas semanas, as participantes receberam orientações práticas e teóricas sobre o uso da Libras em situações cotidianas de atendimento nas farmácias regionais.

A diretora da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Sinop, Ana Paula Muller, destacou que a capacitação foi pensada a partir da demanda observada nas unidades de atendimento. “Hoje a população é atendida nas farmácias regionais na dispensação de medicamentos, então essa importância vem da inclusão desses pacientes que precisam do idioma Libras para comunicação. Essa necessidade surgiu diretamente do contato com esses pacientes”, explicou.

Ela ressaltou ainda que a formação foi intensa e direcionada às demandas específicas do atendimento farmacêutico. “Foram duas semanas de capacitação, com foco exclusivo na dispensação de medicamentos. Esse foi o objetivo principal neste momento. Estiveram presentes dez profissionais de diversas farmácias regionais e, com o tempo, no futuro próximo, pretendemos ampliar essas capacitações para mais servidores”, afirmou Ana Paula.

Leia Também:  Prefeitura em movimento facilita acesso de moradores aos serviços do município; edição deste sábado foi no Jardim Paraíso

O gerente do Senac Sinop, Thiago Lanci, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura e o impacto positivo da iniciativa. “É um prazer receber mais uma vez a Prefeitura de Sinop aqui no Senac. Nós já temos uma parceria muito forte com o município na área do turismo, por meio do Qualifica Turismo, e agora tivemos a oportunidade de estender nossos serviços à Secretaria de Saúde. A Libras é um idioma que se faz necessário para todo tipo de atendimento e cuidado. Ter acessibilidade é essencial e o Senac está aqui para servir à comunidade. Quando trabalhamos junto com instituições como a Prefeitura de Sinop, quem ganha é a população”, destacou o gerente.

A farmacêutica Emily Nunes, uma das participantes do curso, afirmou que a capacitação gerou novos conhecimentos e reforçou a importância da inclusão. “Eu achei muito importante essa capacitação. Já tinha ouvido falar sobre Libras, mas nunca tinha me aprofundado no assunto. Percebi o quanto é necessária essa comunicação com os pacientes no dia a dia das unidades de saúde. Estou muito feliz em ter aprendido Libras e em poder me comunicar melhor com os nossos pacientes, para que se sintam acolhidos”, contou.

Leia Também:  Aniversário de Cuiabá: Confira galeria com registro do cotidiano, das obras da gestão Emanuel Pinheiro e belezas da capital

Emily também destacou o impacto do aprendizado no relacionamento com o público surdo. “A questão do acolhimento é fundamental. Esse curso mostrou que, com gestos simples e boa vontade, conseguimos criar um ambiente mais inclusivo e humano dentro das unidades de saúde”, completou.

A farmacêutica Cristiane Hoscher também participou da formação e afirmou que o conteúdo trabalhado durante os dias de capacitação vai melhorar seus atendimentos. “Estamos bem engajados nessa inclusão. No mês passado, atendi dois pacientes com deficiência auditiva e foi muito gratificante conseguir me comunicar com o básico. Agora, o curso aprimorou os meus conhecimentos e me deixou ainda mais motivada. Sou muito grata também pela professora, que foi maravilhosa e sempre disposta a ensinar. Quando se ama o que faz, tudo se torna diferente”, afirmou.

Segundo a diretora da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Sinop, Ana Paula Muller, o objetivo da pasta é ampliar a oferta de capacitações em Libras para outras áreas da saúde municipal e melhorar a acessibilidade e a inclusão no atendimento ao público.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA