Sinop

Prefeitura de Sinop promove capacitação em Libras para profissionais da saúde com foco na inclusão

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu nesta sexta-feira (31) uma capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltada a profissionais da saúde que atuam nas farmácias do município. O curso, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT), teve duração de 30 horas e contou com a participação de cerca de dez profissionais da rede municipal.

A formação teve como objetivo aprimorar o atendimento às pessoas surdas para promover mais acessibilidade e inclusão nos serviços públicos de saúde. Durante duas semanas, as participantes receberam orientações práticas e teóricas sobre o uso da Libras em situações cotidianas de atendimento nas farmácias regionais.

A diretora da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Sinop, Ana Paula Muller, destacou que a capacitação foi pensada a partir da demanda observada nas unidades de atendimento. “Hoje a população é atendida nas farmácias regionais na dispensação de medicamentos, então essa importância vem da inclusão desses pacientes que precisam do idioma Libras para comunicação. Essa necessidade surgiu diretamente do contato com esses pacientes”, explicou.

Ela ressaltou ainda que a formação foi intensa e direcionada às demandas específicas do atendimento farmacêutico. “Foram duas semanas de capacitação, com foco exclusivo na dispensação de medicamentos. Esse foi o objetivo principal neste momento. Estiveram presentes dez profissionais de diversas farmácias regionais e, com o tempo, no futuro próximo, pretendemos ampliar essas capacitações para mais servidores”, afirmou Ana Paula.

Leia Também:  Obras de duplicação da Av. Tarumãs avançam em ritmo acelerado com aplicação do asfalto

O gerente do Senac Sinop, Thiago Lanci, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura e o impacto positivo da iniciativa. “É um prazer receber mais uma vez a Prefeitura de Sinop aqui no Senac. Nós já temos uma parceria muito forte com o município na área do turismo, por meio do Qualifica Turismo, e agora tivemos a oportunidade de estender nossos serviços à Secretaria de Saúde. A Libras é um idioma que se faz necessário para todo tipo de atendimento e cuidado. Ter acessibilidade é essencial e o Senac está aqui para servir à comunidade. Quando trabalhamos junto com instituições como a Prefeitura de Sinop, quem ganha é a população”, destacou o gerente.

A farmacêutica Emily Nunes, uma das participantes do curso, afirmou que a capacitação gerou novos conhecimentos e reforçou a importância da inclusão. “Eu achei muito importante essa capacitação. Já tinha ouvido falar sobre Libras, mas nunca tinha me aprofundado no assunto. Percebi o quanto é necessária essa comunicação com os pacientes no dia a dia das unidades de saúde. Estou muito feliz em ter aprendido Libras e em poder me comunicar melhor com os nossos pacientes, para que se sintam acolhidos”, contou.

Leia Também:  Município faz capacitação para implantar teste rápido de hanseníase nas UBS’s

Emily também destacou o impacto do aprendizado no relacionamento com o público surdo. “A questão do acolhimento é fundamental. Esse curso mostrou que, com gestos simples e boa vontade, conseguimos criar um ambiente mais inclusivo e humano dentro das unidades de saúde”, completou.

A farmacêutica Cristiane Hoscher também participou da formação e afirmou que o conteúdo trabalhado durante os dias de capacitação vai melhorar seus atendimentos. “Estamos bem engajados nessa inclusão. No mês passado, atendi dois pacientes com deficiência auditiva e foi muito gratificante conseguir me comunicar com o básico. Agora, o curso aprimorou os meus conhecimentos e me deixou ainda mais motivada. Sou muito grata também pela professora, que foi maravilhosa e sempre disposta a ensinar. Quando se ama o que faz, tudo se torna diferente”, afirmou.

Segundo a diretora da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Sinop, Ana Paula Muller, o objetivo da pasta é ampliar a oferta de capacitações em Libras para outras áreas da saúde municipal e melhorar a acessibilidade e a inclusão no atendimento ao público.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Sinop implanta na educação municipal projeto do TJ-MT de combate à violência contra mulher

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, recebeu a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) e coordenadora Estadual da Mulher do TJ-MT, Maria Erotides Kneip, para dar o pontapé inicial ao projeto “A escola ensina, a mulher agradece”, desenvolvido pelo órgão de justiça na educação. O encontro aconteceu na manhã de hoje (31), no Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino (Ceforme) com a presença de diretores, coordenadores e professores do município.
A desembargadora explica que o projeto foi trazido para Sinop atendendo ao pedido oficializado pelo prefeito Roberto Dorner.

“Nós estivemos aqui em Sinop no mês de agosto e nós estivemos na Prefeitura, numa reunião com o prefeito. E ele colocou de uma forma muito clara: “eu quero que Sinop, pelas suas escolas municipais, participe do projeto”. É um prefeito que tem uma visão de futuro, uma visão que é através da escola que a gente modifica o ambiente, que a gente traz conhecimento e traz ressignificação para aquilo que é a violência que acontece nas casas. E cumprindo esse desejo do prefeito, o Tribunal de Justiça está aqui hoje para fazer essa capacitação”, comentou ela.

A secretária de Educação, Salete Rodrigues, explica que hoje o foco foi transmitir à rede educacional como o projeto funcionará na prática, mas esclarece que as ações de conscientização serão desenvolvidas dentro da sala de aula, com auxílio dos professores, coordenadores e diretores escolares, por meio da forma com que a criança consiga se expressar. O trabalho tem foco nos alunos do primeiro ao quinto ano e permanecerá até ao fim do ano.

“São as crianças do primeiro ao quinto ano, então vai ter desenho, música, poesia, redação, vídeos, a forma com que a criança consiga se expressar. Então a linguagem que ela conseguir usar para se expressar, para falar sobre isso, é o que traz o projeto. Ele vai ficar agora aqui na rede até o fim do ano. Os professores terão um prazo ali para planejar, para colocar dentro do planejamento escolar esse projeto”, explicou ela.

Leia Também:  Município faz capacitação para implantar teste rápido de hanseníase nas UBS’s

O evento contou, também, com a presença da juíza da 2ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela Zacarkim dos Santos, que avaliou positivamente a ação, destacando que a mesma contribuirá satisfatoriamente para o combate imediato das agressões nos lares e, também, da construção de uma sociedade mais consciente e combatente a essa prática, dita por ela como: “arraigada” na sociedade.

“Esse projeto é de suma importância porque ele busca a formação do ser humano, a formação do menino, da menina. Na mudança de mentalidade, na mudança de uma cultura que já vem sendo, arraigada, há muito tempo, a cultura da violência, a cultura do machismo. E a gente trabalhando com esse menino, com essa menina, certamente nós vamos ter reflexos imediatos já, mas também a longo prazo, na vinda de uma geração melhor, uma geração que encare a violência com o desprezo que ela merece, que não adira a violência”, avaliou ela.

A juíza destaca ainda que o Brasil é, sabidamente, um país cristão, mas que ocupa hoje a quinta colocação no ranking mundial de violência. Para ela, o projeto contribuirá para que os valores cristãos sejam repassados, verdadeiramente, aos lares sinopenses.
“Como que eu não consigo conectar a minha cultura cristã no meu lar, na hora de tratar o meu companheiro, a minha companheira, o meu filho? Então nós precisamos trabalhar, arraigar no coração da criança que isso deve ser mudado. E esse trabalho ela vai fazer ludicamente, vamos dizer, ela está brincando, ela está produzindo culturalmente, uma arte, e produzindo essa arte isso vai trabalhando no seu interior, porque ela tem que colocar o intelecto naquele trabalho, todas as suas aptidões. Eu creio que é indizível a importância. Desse trabalho e, para isso, nós precisamos do apoio da Secretaria de Educação Municipal, nós precisamos do apoio desses professores, coordenadores, diretores, para levar a efeito esse trabalho”, expressou.

Leia Também:  Obras de duplicação da Av. Tarumãs avançam em ritmo acelerado com aplicação do asfalto

Concurso

A desembargadora Maria Erotides explica que as atividades desenvolvidas dentro da escola concorrerão a um concurso a nível municipal e estadual. As três melhores atividades de Sinop concorrerão outras seis desenvolvidas pelas escolas dos municípios de Cuiabá e Rondonópolis. A ação é para incentivar os alunos a expressarem o que entendem por violência doméstica.

“Colocaremos Sinop junto com Rondonópolis e Cuiabá no ranking das disputas dos melhores trabalhos de expressões culturais no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. A expressão cultural do projeto se faz assim: crianças aqui, da primeira série até a quinta, elas vão expressar o que elas entendem por violência doméstica contra a mulher. E elas vão dizer as formas de violência, como vencer isso, como se posicionar, o que isso significa para elas. E vão se expressar através de desenhos, de redações, de poesias, de vídeos, de clipes, e haverá um concurso dos três melhores de cada escola, das escolas participantes. Depois nós vamos fazer uma fase municipal de melhores de cada escola. Os três melhores de Sinop, em cada expressão, e depois nós vamos levar para uma fase de concorrência entre os municípios participantes e, então teremos os três melhores de cada categoria no estado de Mato Grosso”, explicou ela.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA