Sinop

Milhares de fieis participaram das missas no Cemitério Municipal durante o Dia dos Finados

Publicado em

Em memória dos entes queridos, a Igreja Católica Apostólica Romana realizou três missas em alusão do Dia dos Finados, no Cemitério Municipal Santo Antônio, em Sinop. As celebrações foram organizadas pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral), Paróquia Santo Antônio e Igreja São Francisco de Assis. Milhares de fiéis participaram das missas que celebraram a vida.
 
A primeira missa do dia foi realizada às 8h e presidida pelo bispo diocesano Dom Canísio Klaus. Segundo a organização, uma média de 3.000 fiéis acompanharam a celebração e comungaram. Às 10h, aconteceu a segunda missa do dia. O padre Heitor Euclides Maciel Marinho foi o responsável por presidir a celebração que contou com a presença de milhares de pessoas. Às 16h aconteceu a última celebração, com a ministração do padre Marcelo Pereira da Costa.
 
A data é utilizada pela Igreja Católica para celebrar a vida e compartilhar com os fiéis que o mais importante de tudo, é aproveitar os dias ao lado de quem se ama. O padre Marcos Quaini, vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral) agradeceu o apoio da Prefeitura de Sinop na organização do cemitério para que pudesse recepcionar a população nesse momento de fé.
 
“Agradeço o apoio do poder público municipal por preparar o cemitério para receber o grande número de pessoas e também todo o apoio no trânsito. É grande o fluxo de fiéis que vem ao local para visitar os túmulos, o Cruzeiro e participar das celebrações, por isso a importância do cuidado com o espaço e organização. A grande presença de fiéis, muitos que vem de cidades vizinhas é um sinal de fé e de respeito para com a memória dos falecidos”, avaliou ele.
 
Delcivan Pereira esteve participando da missa e visitando o túmulo de seu ente querido, na companhia dos filhos. Para ele, a data é importante, também, para ensinar os filhos que a vida e a morte fazem parte da caminhada humana. “É uma data importante, onde a gente tem que relembrar e lembrar de nossos entes queridos, familiares e amigos que já partiram. É um momento, também, de mostrar para nossos filhos que existe a vida e a morte e elas fazem parte de nossa caminhada”, expressou ele.
 
Durante os três dias (sexta, sábado e domingo) em que o Cemitério Municipal ficou organizado e foi mobilizado para recepcionar as famílias, cerca de 30 mil pessoas passaram pelo local para visitar o túmulo de seu ente querido. “Preparamos o ambiente com pequenas reforças, revitalização e limpeza para proporcionar às famílias um momento mais aconchegante para esse momento de recordação. Estimamos que cerca de 30 mil pessoas passaram pelo cemitério, que é o único da cidade até o momento, e puderam visitar seu parente, seu amigo que partiu”, disse a secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon.
 
Para melhor recepcionar os visitantes, a Prefeitura cedeu 56 espaços, na área externa do Cemitério, ao longo da avenida Dom Henrique Froelich, para comerciantes fazerem, organizadamente, a venda de produtos religiosos e alimentação aos fieis que passaram pela cemitério nesse dia dos finados. A Guarda Civil Municipal (GCM) também intensificou a fiscalização na região para organizar o trânsito e garantir tranquilidade às pessoas que chegavam ao local.

Leia Também:  Carne moída com batata doce é o prato vencedor do 2º Desafio das Merendeiras de Sinop

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Prefeitura de Sinop intensifica fiscalização e atua para solucionar descarte irregular de esgoto no Residencial Vila Lobos

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, em atuação conjunta com a Vigilância em Saúde e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está realizando ações de fiscalização e intervenção no Residencial Vila Lobos para solucionar um problema de descarte irregular de esgoto na rede de drenagem de águas pluviais.

A situação, registrada em uma via do bairro, envolve o despejo inadequado de águas provenientes de pias, tanques e lavanderias diretamente na rede destinada exclusivamente ao escoamento da água da chuva. Além de comprometer a infraestrutura urbana, o descarte irregular provocou acúmulo de água, mau cheiro, sujeira e risco sanitário para os moradores da região.

A demanda chegou à Prefeitura por meio de reclamações da população e mobilização de lideranças locais. Diante da denúncia, equipes da Prefeitura foram acionadas para realizar vistoria técnica, identificar as causas do problema e iniciar as medidas corretivas.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida, o município prontamente iniciou as ações para conter os impactos e solucionar o problema de forma definitiva. “O município foi procurado pelos moradores e, imediatamente, mobilizamos nossas equipes em conjunto com outras secretarias para atuar no local. Já iniciamos o bloqueio das saídas irregulares que estavam despejando resíduos na via pública, para conter o problema e permitir que a água acumulada seque. Paralelamente, também vamos executar as intervenções necessárias para corrigir o acúmulo de água e restabelecer as condições adequadas do local”, destacou Guida.

Leia Também:  Carne moída com batata doce é o prato vencedor do 2º Desafio das Merendeiras de Sinop

A Vigilância em Saúde reforça que bocas de lobo e redes de drenagem pluvial não são estruturas destinadas ao descarte de esgoto doméstico. O lançamento inadequado desse tipo de resíduo representa risco à saúde pública, favorecendo a proliferação de insetos, larvas e vetores de doenças, como a dengue.

Durante a fiscalização, foram identificados indícios de contaminação no local, incluindo resíduos orgânicos e condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Equipes de endemias também foram acionadas para atuar preventivamente.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Jorge Beviláqua, o descarte irregular é proibido por lei e pode resultar em penalidades. “O descarte de água de pia, tanque, lavanderia ou qualquer outro resíduo doméstico em vias públicas é irregular e passível de multa. Nosso objetivo inicial é orientar e educar, dando a oportunidade para que os responsáveis regularizem a situação. Porém, se o problema persistir, as medidas legais serão aplicadas com rigor”, afirmou.

O vereador Celsinho do Sopão, que acompanhou a situação de perto, destacou que a demanda chegou por meio dos próprios moradores da região, preocupados com o agravamento do problema e os riscos à saúde.

Leia Também:  PreviSinop participa de Workshop de Investimentos em São Paulo

“Essa é uma situação que já vem se arrastando há algum tempo e que vinha gerando muita preocupação entre os moradores, principalmente daqueles que convivem diariamente com esse problema. Fomos procurados pela comunidade, especialmente por moradores mais diretamente afetados, que relataram o acúmulo constante de água e todos os transtornos causados por essa situação. Diante disso, buscamos apoio junto à Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária para que uma solução fosse encontrada. O mais importante agora é que o problema seja resolvido, porque são famílias que estão sendo prejudicadas, convivendo com água parada e com riscos à saúde, inclusive com a presença de larvas do mosquito da dengue. Com essa mobilização conjunta, acreditamos que a situação será solucionada o mais rápido possível”, afirmou.

A Prefeitura reforça que o descarte correto deve ser feito por meio de fossas regulares ou da rede de esgoto, quando disponível. A orientação é para que toda a população esteja atenta às normas sanitárias e ambientais, evitando práticas que comprometam a saúde coletiva e a qualidade de vida nos bairros.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA