Lucas do Rio Verde

Expediente da Prefeitura de Lucas do Rio Verde é alterado para os próximos dias

Publicado em

Nesta quinta e sexta-feira, 2 e 3 de novembro, o Paço Municipal e outras unidades municipais não terão atendimento ao público, em decorrência do feriado nacional do Dia de Finados e ponto facultativo. A medida foi estabelecida por meio do pelo Decreto Municipal nº 6.208/2023. O atendimento volta ao normal na segunda-feira (06).

Durante esses dias, os serviços públicos considerados essenciais permanecerão inalterados e serão executados em conformidade às atribuições e competências de cada secretaria, como a Guarda Civil Municipal e setores operacionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Em casos de religação de água e/ou comunicação de vazamento de água e esgoto, o telefone do plantão do Saae é o 115. Da Guarda Civil Municipal, o número do plantão é o 153.

Na saúde, os casos emergenciais devem encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal (PAM), que tem atendimento ao público todos os dias, das 6h à meia-noite. A UBS XI Tessele Junior (com sala de vacinas e farmácia) terá atendimento de 2 a 5 de novembro, das 13h às 18h. Atendimentos de saúde em outros horários devem ser encaminhados ao Hospital São Lucas.

Leia Também:  Mais de 1,5 mil crianças e adolescentes participam do 1º Concurso de Desenho da Prefeitura de Cuiabá

Outros setores
A Galeria Central de Serviços, que inclui o Sine, Sala do Empreendedor, Procon, Junta Militar e Central de Identificação, bem como o Cras (Territórios I e II), Creas, Habitação e atendimento do Saae, escolas municipais, escolinhas esportivas e culturais também estarão fechados nesta quinta e sexta-feira, retornando o atendimento normal na segunda-feira (06).

Decreto nº 6.208/2023: http://leismunicipa.is/09eif

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Novembro Azul terá ações em todas as unidades básicas de saúde

Published

on

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Lucas do Rio Verde prepararam uma programação especial para o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem.

A campanha, realizada em todo o Brasil, tem como objetivo chamar a atenção do público masculino para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A supervisora da Atenção Primária à Saúde Gabrielle Vidal explica que o grande desafio, é mudar o pensamento do homem em relação a própria saúde, fazendo com que ele procure o serviço médico com mais frequência.

A gente entende a dificuldade do homem em deixar o trabalho para procurar o serviço de saúde, em alguma ação de prevenção. Na maioria das vezes, eles só procuram uma unidade, quando já estão doentes”.

Ao longo do mês, serão realizadas ações de prevenção, orientações, testes rápidos, atualização vacinal e consultas voltadas ao cuidado e diagnóstico precoce de doenças, como também hipertensão e diabetes.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é responsável por aproximadamente 16 mil mortes por ano. É o segundo tipo que mais mata homens no Brasil, com mais de 70 mil novos casos por ano.

Leia Também:  Executivo recebe vereadores de Rondônia que tem município como referência em agricultura

Entre os principais fatores de risco estão a idade, especialmente após os 60 anos, histórico familiar, obesidade e a exposição a agentes químicos, como ocorre com trabalhadores que lidam com produtos utilizados em fundição ou agrotóxicos.

A supervisora destaca que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, podendo elevar as chances de cura a até 95%. O diagnóstico é feito por meio de exames, como o PSA e o toque retal.

Um câncer descoberto no início tem muito mais chance de cura, por isso, a importância de procurar o serviço médico pelo menos uma vez ao ano. As nossas unidades estão preparadas para acolher os homens o ano inteiro”, finaliza Gabrielle.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA