Lucas do Rio Verde

Durante visita de argentinos, prefeito Miguel Vaz defende diálogo permanente do agro entre países sul-americanos

Publicado em

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e o vice Joci Piccini receberam, nesta quarta-feira (10), representantes da Associação Argentina de Produtores em Semeadura Direta (Aapresid), produtores e agrônomos argentinos. O grupo passou por Sinop e Sorriso antes de chegar a Lucas, encontros articulados pela pela Sedec-MT, para uma troca de experiências. Na ocasião, o prefeito destacou a importância de um diálogo permanente entre entidades do agronegócio do Brasil e de países sul-americanos, visando fortalecer e ampliar o intercâmbio de conhecimento e buscar soluções para desafios como logística e políticas públicas voltadas para o setor.

“A Argentina é um dos grandes produtores de soja do mundo e tem uma logística mais favorável em alguns pontos, enquanto nós temos outros avanços importantes. Essa troca de experiências é muito rica, porque permite entender o que deu certo em cada país, os desafios enfrentados e como cada governo vê e define políticas públicas para o setor. A América do Sul tem uma riqueza natural enorme e é um pilar de sustentação das políticas alimentares do mundo. Precisamos unir instituições representativas para um diálogo mais próximo, visando fortalecer a nossa economia a partir do agronegócio”, completou.

Leia Também:  CIB aprova a destinação de recursos e o credenciamento das novas UTIs do São Lucas

Para os visitantes argentinos, a viagem foi uma oportunidade de conhecer de perto o desenvolvimento das agroindústrias e da produção primária no estado. Eles destacaram a visão positiva da população mato-grossense em relação ao setor e os avanços em infraestrutura.

“Viemos para ver uma coisa e acabamos vendo muito mais do que esperávamos. Ficamos realmente impressionados com o desenvolvimento industrial e logístico, como rodovias, ferrovias, etc, em processo de expansão”, avaliou o produtor rural e um dos representantes da Associação Aapresid, Leonardo Dani.

Ele também reforçou a relevância de uma integração agrícola entre países da América do Sul. “Uma frente de diálogo permanente seria extremamente importante. Essa integração não seria apenas entre Brasil e Argentina, mas envolveria toda a América do Sul, que tem uma biodiversidade única no mundo. Esse trabalho conjunto seria relevante para todos os países da região”, completou.

O coordenador de Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Leonardo Figueiredo, reforçou a importância da iniciativa. “A troca de experiências entre produtores argentinos e brasileiros é fundamental. Essa interação gera oportunidades e contribui para o processo de internacionalização que estamos iniciando com a Investe Mato Grosso. Inclusive, há conversas para transformar essa experiência em um evento anual e por que não abrir uma sucursal da entidade argentina, que é internacional, no estado, ampliando o diálogo, a troca e e a capacitação”, afirmou.

Leia Também:  Eventos culturais particulares devem ser comunicados à Prefeitura

Na mesma linha, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto destacou o potencial da integração agrícola sul-americana. “A América do Sul já se consolida como uma das maiores regiões produtoras de grãos do planeta. Ao somarmos esforços em pesquisa, inovação e cooperação, temos a oportunidade de transformar esse potencial em liderança global sustentável.”

A visita da comitiva argentina, que também contou com a presença de representante da Fundação Rio Verde, reforça o papel de Lucas do Rio Verde como referência no setor agroindustrial e como ponto estratégico para troca de tecnologias e inovações na produção agrícola.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Nota de esclarecimento: É falsa a afirmação de que Lucas do Rio Verde paga transporte para presos

Published

on

O Município de Lucas do Rio Verde esclarece à população que é falsa a afirmação de que a Prefeitura estaria pagando transporte ou concedendo passe livre para presos, como divulgado pelo deputado estadual Gilberto Cattani. A informação é inverídica e não corresponde ao Decreto Municipal nº 7.449/2026 nem à sua aplicação.

O decreto não concede passe livre a presos ou pessoas privadas de liberdade. O benefício é destinado exclusivamente a egressos do sistema prisional, ou seja, cidadãos que já cumpriram suas penas e retornaram ao convívio social, além de pessoas cadastradas e acompanhadas pelo Escritório Social.

O Artigo 1º do decreto estabelece:

“Art. 1º Fica concedido o passe livre no transporte coletivo municipal aos egressos do sistema prisional para o deslocamento até sua residência após a soltura, bem como para atendimento e acompanhamento pelo Escritório Social, vinculado ao Programa ‘Fazendo Justiça’, durante o período de acompanhamento social.”

A própria norma demonstra que o benefício possui finalidade específica, caráter temporário e vínculo direto com a reinserção social, não se tratando de passe livre para presos nem de benefício amplo ou irrestrito.

Leia Também:  Eventos Culturais e Esportivos devem ser informados à Prefeitura

A política integra diretrizes nacionais de reinserção social conduzidas pelo Conselho Nacional de Justiça, Poder Judiciário e Poder Executivo, com foco na redução da reincidência criminal e na ampliação do acesso ao trabalho, qualificação, documentação civil e serviços essenciais. A iniciativa também foi debatida pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) e pelo Conselho da Comunidade.

O Município aderiu ao Termo de Cooperação Técnica nº 006/2020, firmado com o Conselho Nacional de Justiça, os Poderes Executivo e Judiciário do Estado de Mato Grosso e a Fundação Nova Chance, para implantação e funcionamento do Escritório Social, voltado ao acolhimento e acompanhamento de egressos do sistema prisional.

O benefício não é automático, irrestrito ou permanente, estando condicionado aos critérios do decreto e ao acompanhamento pelo Escritório Social.

Embora o Decreto nº 7.449/2026 esteja em vigor desde fevereiro de 2026, não houve até o momento qualquer concessão de passe livre com base na norma, nem beneficiários cadastrados ou despesas realizadas.

É falsa, portanto, a afirmação de que o Município esteja custeando transporte para presos ou concedendo benefício de forma ampla e irrestrita, já que tais declarações distorcem o conteúdo do decreto.

Leia Também:  CIB aprova a destinação de recursos e o credenciamento das novas UTIs do São Lucas

O Município lamenta a desinformação feita pelo parlamentar e reafirma seu compromisso com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.

Município de Lucas do Rio Verde

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA