AGRONEGÓCIO

Secretaria de Saúde promove Dia D da campanha Novembro Azul nas UBS da regional Oeste, reforçando saúde sexual e reprodutiva dos homens

Publicado em

O mês de novembro mais uma vez se destaca como o período dedicado à conscientização sobre a saúde masculina. Em Cuiabá, a campanha Novembro Azul ganhará um dia especial de ações nas unidades básicas de saúde da regional Oeste: no dia 23 de novembro, das 8h às 16h, as UBS abrirão suas portas para oferecer uma série de serviços e atividades direcionados ao público masculino. As demais UBS desenvolverão atividades ao longo do mês.

Com base nas orientações do Ministério da Saúde para o Novembro Azul de 2024, a campanha tem como foco a saúde sexual e reprodutiva masculina. Durante o Dia D, as UBS vão oferecer uma série de serviços e atividades, incluindo consultas médicas e odontológicas, testes rápidos de sífilis, hepatites B e C e HIV, além de aferição de pressão arterial e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Profissionais da saúde estarão disponíveis para realizar rodas de conversa sobre qualidade de vida e cuidados específicos para a saúde reprodutiva dos homens.

Leia Também:  Projeto regional impulsiona cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste de SC

Entre as ações previstas, está o incentivo para que os homens participem mais ativamente do planejamento familiar e do pré-natal de suas parceiras. A campanha reforça a importância de, pelo menos, duas consultas para os parceiros das gestantes, promovendo o engajamento masculino no acompanhamento da gestação e na paternidade ativa.

Para Elizete dos Santos, responsável técnica pela Saúde do Homem em Cuiabá, o envolvimento dos homens nessas discussões e ações preventivas é essencial. “Queremos que os homens cuidem mais da própria saúde e compreendam que eles também têm um papel importante na saúde da família. Muitas vezes, o homem acaba ficando de fora dessas conversas sobre saúde reprodutiva e familiar, mas o Novembro Azul é uma oportunidade para chamar a atenção para isso e incentivá-los a participar. Com o Dia D, esperamos que eles se sintam mais acolhidos e informados sobre temas fundamentais para o bem-estar deles e das suas famílias”, afirmou.

Confira as UBS que participarão do Dia D:

USF Cidade Alta

USF Cidade Verde

USF Jardim Independência

Leia Também:  Dólar sobe com preocupações fiscais nos EUA e expectativa por bloqueios no Orçamento brasileiro

USF Novo Terceiro

USF Sucuri

USF Ribeirão da Ponte

USF Jardim Araçá / USF Santa Amália

USF Santa Isabel I e II

USF Santa Isabel III

USF Despraiado I e II

USF Novo Colorado I e II

USF Ribeirão do Lipa

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Cuiabá celebra os 10 anos da Lavagem do Rosário com mensagem de paz e acolhimento

Published

on

Uma multidão participou, neste sábado (27), da 10ª edição da Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito, em Cuiabá. A programação teve início com um café da manhã no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), seguido de uma caminhada até a igreja, onde foi realizada a tradicional lavagem das escadarias. Neste ano, o tema escolhido foi “Os Imigrantes”, reforçando a mensagem de acolhimento, respeito às diferenças e promoção da cultura de paz.

O coordenador do Museu da Imagem e do Som, Francisco das Chagas Rocha, destacou que o evento reúne diferentes religiões de matriz africana em um gesto de diálogo e respeito mútuo. Segundo ele, a cerimônia possui forte significado histórico, já que a Igreja do Rosário foi construída por negros e mantém uma relação direta com a memória da população afrodescendente. “É um ato de ecumenismo. A Igreja do Rosário tem tudo a ver com essa africanidade, porque foi construída pelos negros”, afirmou. Ele acrescentou que o apoio do poder público fortalece iniciativas voltadas à cultura e à convivência entre diferentes tradições religiosas.

Um dos fundadores da Lavagem do Rosário, Alair Fernando da Costa, ressaltou que a iniciativa nasceu para promover a convivência entre pessoas de diferentes crenças e origens. Segundo ele, o tema deste ano amplia essa mensagem ao lembrar que a humanidade sempre foi marcada pelos deslocamentos e pela troca de culturas. “Nosso lema é ‘Por uma cultura de paz’. Aqui não existe discriminação de raça ou preconceito. Todos caminham juntos em respeito ao próximo”, destacou.

Leia Também:  Anec revisa para cima exportações de soja e milho em novembro

A diretora do Núcleo Estratégico da Lavagem do Rosário, Lindsey Catarina de Sá, afirmou que a 10ª edição do evento reforça a mensagem de paz, promove a união entre diferentes religiões e homenageia os imigrantes. Segundo ela, “todos somos imigrantes”, e a celebração também busca ampliar a valorização da cultura popular e a necessidade de mais investimentos para fortalecer manifestações tradicionais no Centro Histórico de Cuiabá.

A diversidade de participantes também marcou a celebração. Representantes das religiões de matriz africana, igrejas cristãs, comunidade muçulmana, movimentos sociais e instituições culturais participaram da caminhada. O reverendo anglicano Hugo Armando Sanchez afirmou que “a unidade, o respeito e a convivência” precisam estar acima das diferenças. Já Mohamed Ali, representante da comunidade muçulmana, ressaltou que reunir diferentes culturas e religiões “é um ato de levar a paz, fazer o bem, praticar a solidariedade e respeitar todas as crenças”.

O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, afirmou que o apoio da Prefeitura reafirma o compromisso da gestão com a liberdade religiosa e a valorização das manifestações culturais. “A nossa gestão respeita todas as religiões, todas as matrizes religiosas. É nessa harmonia da fé que a gente constrói a paz”, declarou. Durante toda a programação, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana organizou bloqueios e o monitoramento do trânsito para garantir segurança aos participantes, enquanto uma equipe de saúde permaneceu de prontidão para atendimentos preventivos, sem registrar ocorrências.

Leia Também:  MP requer implantação do Laboratório de Água de Referência Regional

Para estudiosos e representantes do movimento negro, a Lavagem do Rosário consolidou-se como uma importante manifestação pública de valorização da ancestralidade, da diversidade religiosa e da cultura popular. O coordenador do Instituto de Formação, Estudos e Pesquisa Socioeconômico Cultural de Mato Grosso (IFEP), Carlos Alberto Caetano avaliou que, ao completar dez anos, o evento “protagonizou a visibilidade das religiões de matriz africana em Cuiabá e em Mato Grosso”, contribuindo para romper a invisibilidade histórica dessas manifestações. Encerrando a programação, os participantes seguiram para uma confraternização tradicional, reforçando o espírito de união que marcou mais uma edição da celebração.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA