AGRONEGÓCIO

Primeiro Concurso de Carnes do Brasil Avaliará Características Sensorais para o Consumidor

Publicado em

O primeiro Concurso de Carnes do Brasil será realizado durante o Universo Pecuária, evento programado para Lavras do Sul (RS). Organizado pela Universo Pecuária, em parceria com o Instituto Desenvolve Pecuária, o sommelier de carnes André Madruga e Douglas Parrillero, o concurso ocorrerá na noite de 1º de novembro. O foco da competição será nas características organolépticas da carne bovina, isto é, aquelas percebidas pelo consumidor, como sabor, textura e suculência, em contraste com as tradicionais avaliações das carcaças.

André Madruga, um dos idealizadores da iniciativa, destaca a inovação do concurso. “Vamos avaliar as sensações que o consumidor vivencia ao degustar uma boa carne no churrasco, de forma semelhante aos concursos de vinhos que analisam as características sensoriais”, explica. Ele complementa que a competição servirá para premiar e valorizar as melhores marcas de carne bovina, reconhecendo-as no mercado.

As marcas participantes poderão exibir prêmios — ouro, prata ou bronze — em seus pontos de venda, sinalizando ao consumidor a elevada qualidade sensorial de seus produtos. “Desejamos que o público tenha acesso a carnes de padrão excelente e que o concurso se torne uma referência de qualidade”, observa Madruga.

Leia Também:  Nestlé Brasil e SENAI apoiam descarbonização na cadeia produtiva do cacau

Marcela Santana, diretora técnica do Universo Pecuária, ressalta que o concurso é uma ferramenta de comunicação sobre a diferenciação das carnes, contribuindo para a educação do consumidor e não apenas uma competição. “Além dos prêmios que consideram oito atributos avaliados, haverá premiação para a carne mais macia e a mais saborosa, pois são características procuradas pelos consumidores, embora nem sempre estejam associadas”, enfatiza.

Elísia Corrêa, diretora executiva do Instituto Desenvolve Pecuária, expressa seu apoio entusiástico ao concurso, que resulta de uma iniciativa visionária do ex-presidente Luis Felipe Barros em colaboração com André Madruga. Ela ressalta que o evento, destinado a destacar a excelência da carne gaúcha, é visto pela atual presidente, Antonia Scalzilli, como uma ação necessária e de grande importância. “A promoção da carne gaúcha não apenas fortalece a economia local, mas também celebra a rica tradição e qualidade que a região oferece. O Instituto acredita que este concurso será uma plataforma vital para impulsionar o reconhecimento nacional e internacional dos produtos gaúchos”, afirma Corrêa.

Além de promover o consumo de carne bovina, o concurso busca aumentar a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável, especialmente para o desenvolvimento cognitivo e muscular das crianças. A intenção é expandir a iniciativa em edições futuras para todo o Brasil, avaliando carnes de diversas regiões e incentivando o consumo de produtos de qualidade.

Leia Também:  Prefeito discute política aos pacientes com bolsas de colostomia

O Universo Pecuária ocorrerá de 29 de outubro a 3 de novembro e é resultado do projeto e execução da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios, realizado pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul, em parceria com a Cotrisul, Prefeitura de Lavras do Sul, Sebrae RS, Senar RS e Farsul. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site www.universopecuaria.com.br.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Embrapa e Latina Seeds Apresentam Tecnologia Inovadora para Revitalização de Pastagens

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA