AGRONEGÓCIO

Primeira Remessa de Laticínios de Agroindústrias Gaúchas é Enviada para Outros Estados

Publicado em

As fortes chuvas e enchentes das últimas semanas causaram interrupções nas estradas e cancelamentos de feiras, impactando severamente a distribuição de produtos das agroindústrias do Rio Grande do Sul. Diante dessas dificuldades, os produtores buscaram alternativas para comercializar seus produtos fora do estado. A iniciativa foi viabilizada pela portaria SDA/Mapa nº 1.114/2024, que autorizou a venda de produtos de origem animal com registro de inspeção apenas estadual ou municipal em outros estados brasileiros.

Na última sexta-feira (17/05), a primeira carga foi enviada, transportando três toneladas de queijo e doce de leite para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O carregamento ocorreu no Posto Radar, localizado às margens da ERS-118, no Distrito Industrial de Gravataí.

Stefani Hartmann da Silva, produtora de doce de leite, levou seu estoque para ser transportado e expressou sua gratidão: “O sentimento é de gratidão com o grande abraço de todo o Brasil”. Sua agroindústria, com selo de venda restrita ao município de Cristal, que ficou isolado, viu nesta autorização excepcional uma oportunidade para não ficar com os produtos parados. “A minha agroindústria depende praticamente só de feiras, as quais foram canceladas ou adiadas”, comentou.

Leia Também:  Ontário registra primeira morte por sarampo em mais de uma década

A engenheira de alimentos e extensionista da Emater/RS-Ascar, Bruna Bresolin, que acompanhou o carregamento, definiu o momento como histórico: “É uma vitória, um reconhecimento, uma oportunidade que esses produtores nunca tiveram antes”. Ela espera que, em breve, também seja possível vender mel e embutidos para outros estados.

Bresolin acredita que os produtores podem aproveitar esta oportunidade para conquistar novos clientes fora do RS e, após o término da validade de 90 dias desta portaria, buscar um sistema de equivalência para vender livremente seus produtos de origem animal, abrindo novos mercados.

Mais de 1.700 estabelecimentos da agroindústria familiar estão enfrentando dificuldades na comercialização devido aos problemas logísticos em todo o estado. A engenheira de alimentos acompanha de perto os produtores e relata casos dramáticos de inundação, em que famílias perderam casas, agroindústrias, estoques e matéria-prima: “Tiveram a propriedade arrasada”, lamenta.

A mobilização para viabilizar esta primeira remessa contou com o apoio de entidades do setor de laticínios e de uma empresa de logística que cedeu o caminhão sem cobrar o frete. Os produtos enviados passaram pela inspeção da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do RS (SFA-RS), que emitiu a autorização de trânsito, cumprindo todas as exigências de saúde animal aplicáveis.

Leia Também:  Primeira emissão de títulos verdes deve superar US$ 1 bilhão

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.

As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.

Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.

As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.

Leia Também:  Dólar inicia semana em queda com foco do mercado nas decisões de juros no Brasil e nos EUA

Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.

Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.

Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  UPL patrocina 16º Simpósio Internacional de Epidemiologia de Vírus de Plantas em São Paulo

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA