AGRONEGÓCIO

Prefeitura de Cuiabá vai regularizar energia elétrica nas 40 feiras livres da capital

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (SMAT), em parceria com a Energisa, dará início a um projeto piloto para regularizar o fornecimento de energia elétrica nas 40 feiras livres da capital. A ação faz parte do Programa de Regularização de Feiras e garantirá a segurança de cerca de 900 feirantes e seus clientes, encerrando o uso clandestino de energia — prática que persiste há mais de 30 anos.

A regularização integra as melhorias e a modernização das feiras livres para atender à população e aos feirantes de Cuiabá, conforme as propostas do prefeito Abilio Brunini para transformar as feiras livres da cidade em algumas das mais modernas, como ponto de compras, geração de empregos e renda, ou seja, oportunidades para os pequenos empreendedores.

O projeto foi testado com sucesso na Feira da Agricultura Familiar e Solidária da Praça Alencastro, e será implementado, a partir desta sexta-feira (30), em uma das maiores feiras da capital: a Feira das Quatro Pistas do CPA, na Av. Dr. Vicente Emílio Vuolo. A iniciativa é resultado de duas reuniões entre a SMAT e a Energisa, que definiram um modelo economicamente viável e replicável, e que trabalharão em conjunto com suas equipes técnicas e de engenharia.

“Ligações clandestinas colocam vidas em risco, e vamos acabar com os gatos nas feiras livres. Já foi implementado um modelo mais prático e viável para que, até o final do ano, todas as feiras estejam regularizadas — é melhor do que ideias mirabolantes que nunca saem do papel. É um ganho para a população, que não corre risco; a empresa deixa de ter energia furtada; e para o poder público, que não permite o mau exemplo sob suas asas”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Fellipe Corrêa.

Leia Também:  Início da colheita de feijão no Paraná sinaliza boas perspectivas para o mercado em 2024

A Energisa será responsável por fornecer os padrões de energia sem custo para o poder público ou os organizadores das feiras. A empresa reforça que a segurança no fornecimento é de sua responsabilidade, mas que, tratando-se de furto, não tem controle sem a devida regularização.

“Nos reunimos aqui com o time da prefeitura com o objetivo de encontrar uma solução viável para ambos os lados, a fim de regularizar as feiras livres de Cuiabá. Nessa conversa, visualizamos uma possibilidade e vamos fazer um primeiro teste para verificar se a proposta atenderá tanto às condições de segurança quanto às condições financeiras, já que ambas as partes estarão financiando esse projeto de alguma forma. Então, a ideia é trabalhar nesse projeto piloto, finalizá-lo e, dando tudo certo, expandi-lo para as demais feiras de Cuiabá e concluir ainda este ano, se tudo correr normalmente”, disse o coordenador de perdas da Energisa, Elger Dias Reis.

O consumo de energia será rateado entre os feirantes, modelo já utilizado para outros serviços, como limpeza. A responsabilidade pelo pagamento da conta ficará a cargo do organizador de cada feira — com exceção dos feirantes cujo consumo seja expressivo, como no uso de fritadeiras elétricas ou balcões refrigerados, por exemplo, casos em que o custo será individualizado.

Leia Também:  Café: Preços Sobem com Recuperação Técnica e Início de Negociações Futuros do Conilon na B3

Para o coordenador de Feiras da SMAT, Estanil Almeida Amaral, a medida representa um avanço histórico. “É um norte, um caminho, que até então ninguém tinha olhado com a finalidade de regularizar. São uns 30 anos funcionando dessa maneira. Na gestão passada, havia a intenção de regularizar, mas era inviável para o feirante. Com esta gestão, do prefeito Abilio Brunini, agora sim, estão todos de parabéns, porque ela veio para suprir nossas necessidades e resolver a questão.”

Também participaram da reunião de alinhamento o secretário adjunto de Agricultura, Vicente Falcão; o diretor de Agricultura, Renildo França; e o supervisor de Regularização da Energisa, Franceilton Souza da Silva.

#PraCegoVer

A imagem mostra as equipes em reunião conduzida pelo secretário de Agricultura, Fellipe Corrêa, para o alinhamento do projeto de regularização das feiras livres. A reunião aconteceu no gabinete do secretário.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Produção de carne bovina não acompanha crescimento das exportações, aponta Cepea

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA