AGRONEGÓCIO

Giro Técnico na Soja 2024 promove boas práticas agrícolas no Paraná

Publicado em

O IDR-Paraná e a Embrapa Soja realizarão, entre 21 de novembro e 5 de dezembro, o Giro Técnico na Soja 2024, evento que tem como objetivo divulgar resultados de boas práticas na produção de soja no Paraná. Em sua 12ª edição, o evento percorrerá doze cidades do estado, abordando temas essenciais para os produtores de soja, como manejo sustentável e tecnologias de produção.

Os temas centrais a serem discutidos incluem o manejo integrado de pragas, o sistema Alerta Ferrugem, a fixação biológica de nutrientes, o manejo de doenças e de plantas daninhas, a aplicação de insumos e a conservação do solo. Segundo Edivan José Possamai, coordenador estadual do Programa Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná, esses tópicos são fundamentais para uma produção de soja mais sustentável, pois impactam diretamente na produtividade, na rentabilidade dos produtores e na preservação ambiental. “O uso racional de insumos como fertilizantes, fungicidas, inseticidas e herbicidas, aliado ao manejo integrado, garante a rentabilidade sem comprometer a produtividade”, afirma Possamai.

André Prando, pesquisador da Embrapa Soja, ressalta os benefícios da coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum, uma técnica que pode aumentar a produtividade em até 8%, com baixo custo de investimento. Segundo Prando, o Giro Técnico facilita o diálogo entre agricultores, técnicos e pesquisadores, promovendo a adoção dessas tecnologias. “A coinoculação, realizada em parceria com o IDR-Paraná, comprova o valor das boas práticas, desde a aquisição e armazenamento até a aplicação dos inoculantes para resultados mais consistentes”, destaca o pesquisador.

Leia Também:  Brasil registra 23 novos defensivos agrícolas, com foco em sustentabilidade e inovação

A aliança entre pesquisa e extensão tem consolidado o Paraná como referência nacional em tecnologias sustentáveis e alta produtividade no cultivo de soja. Estimativas apontam que a adoção dessas práticas resulta em um acréscimo de até 17 sacas por hectare, seja pela redução de custos, seja pelo aumento da produtividade. No entanto, Possamai enfatiza a necessidade de ampliar a adesão dos produtores a essas práticas para enfrentar problemas persistentes, como a erosão do solo e a deriva de agrotóxicos.

O Giro Técnico na Soja 2024 conta com o apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, da Itaipu Binacional, além de universidades e colégios agrícolas, entre outros parceiros.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá

Published

on

Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).

A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.

Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.

De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.

Leia Também:  Núcleo da Primeira-Dama e Procon levam ação de prevenção a golpes ao CCI Padre Firmo

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.

“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.

Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.

Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.

Leia Também:  Trecho da Rua Comandante Costa  ficará interditado por 5 dias para obras da Águas Cuiabá

O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.

Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.

Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA