AGRONEGÓCIO

Exportações de Carne Suína Crescem em Receita e Volume Médio Diário até a Segunda Semana de Fevereiro

Publicado em

As exportações brasileiras de carne suína fresca, refrigerada ou congelada registraram um avanço significativo até a segunda semana de fevereiro, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Governo Federal, divulgados nesta segunda-feira (17).

A receita acumulada no período atingiu US$ 135,39 milhões, o que representa 71% do total arrecadado em todo o mês de fevereiro de 2024, quando o faturamento foi de US$ 190,69 milhões. Em relação ao volume embarcado, as 54,27 mil toneladas já exportadas correspondem a 54,34% do total registrado no mesmo mês do ano anterior, que foi de 84,35 mil toneladas.

O faturamento médio diário alcançou US$ 13,53 milhões, um aumento de 34,9% na comparação com fevereiro de 2024. Entretanto, houve uma queda de 13,97% em relação à semana anterior, quando a média diária de receita foi de US$ 15,73 milhões.

O volume médio diário embarcado chegou a 5,42 mil toneladas, um crescimento de 22,3% frente ao mesmo período de 2024. No entanto, comparado à semana anterior, houve uma redução de 13,93%, já que a média diária na semana passada foi de 6,30 mil toneladas.

Leia Também:  Tocantins abre vagas para trabalhadores rurais

Já o preço médio pago por tonelada de carne suína exportada ficou em US$ 2.494,61, um aumento de 10,4% em relação a fevereiro do ano passado. Em comparação com a semana anterior, o valor sofreu uma leve queda de 0,04%, frente aos US$ 2.495,73 registrados anteriormente.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

EducaPet leva conscientização sobre bem-estar animal a estudantes de escola municipal em Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, realizou a sexta edição do projeto EducaPet na EMEB Antônia Tita Maciel, localizada no bairro Jardim Florianópolis. A ação ocorreu na terça-feira (23). A ação reuniu alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental em atividades voltadas à conscientização sobre guarda responsável, prevenção aos maus-tratos e respeito aos animais.

O projeto encerra o cronograma do primeiro semestre de 2026 e tem priorizado escolas situadas em regiões com maior número de ocorrências relacionadas a maus-tratos registradas pela Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal.

Segundo levantamento do órgão, o Jardim Florianópolis está entre os três bairros com maior demanda de atendimentos ligados à causa animal no município.

Durante a programação, os estudantes participaram de uma palestra educativa sobre direitos e cuidados com os animais, castração, responsabilidades dos tutores e os serviços oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá na área de bem-estar animal.

A secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, destacou que o projeto tem atuado diretamente em comunidades com maior incidência de casos de maus-tratos.

Leia Também:  Fazendas do Brasil têm baixa emissão de carbono

“Levamos informações sobre o que caracteriza maus-tratos, os cuidados necessários com os animais e os serviços oferecidos pelo município. A proposta é conscientizar as crianças para que elas também se tornem multiplicadoras dessas orientações dentro de casa”, afirmou.

Além da atividade educativa, esta edição contou com uma apresentação inédita do Canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Os alunos acompanharam demonstrações de farejamento de entorpecentes realizadas por cães treinados e conheceram o trabalho de animais utilizados em ações de interação e convívio social, conhecidas como cinoterapia.

A diretora da EMEB Antônia Tita Maciel, Elem Corrêa, ressaltou o impacto da iniciativa no ambiente escolar e o interesse demonstrado pelos estudantes durante as atividades.

“As crianças ficaram encantadas com a oportunidade de aprender sobre os animais de uma forma diferente. A apresentação prática complementou o trabalho desenvolvido pela escola e reforçou a importância de preservar, cuidar e respeitar os animais”, explicou.

Ao longo do primeiro semestre de 2026, o EducaPet percorreu seis escolas da rede municipal de ensino, alcançando mais de 2 mil crianças e adolescentes com ações voltadas à educação para o bem-estar animal, guarda responsável e prevenção aos maus-tratos.

Leia Também:  Produtores rurais recorrem a consórcios para renovar máquinas e investir em tecnologia sem comprometer o caixa

Para a secretária Morgana, o trabalho desenvolvido nas escolas representa um investimento de longo prazo na transformação da realidade da causa animal em Cuiabá.

“Quando ensinamos uma criança a respeitar, cuidar e proteger os animais, estamos plantando uma semente que vai gerar frutos por muitos anos. Nosso objetivo não é apenas levar uma palestra, mas formar multiplicadores dessa consciência dentro das famílias e comunidades. A educação é uma das ferramentas mais poderosas para reduzir casos de abandono e maus-tratos no futuro”, destacou.

Com o encerramento do primeiro semestre, a expectativa da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal é ampliar o alcance do EducaPet no segundo semestre, levando o projeto a novas unidades escolares e fortalecendo a conscientização sobre a proteção animal em diferentes regiões da capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA