AGRONEGÓCIO

Dentistas de Cuiabá recebem capacitação para atendimento a pacientes autistas

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá tem se destacado na implementação de políticas de saúde bucal que visam ampliar e qualificar os atendimentos oferecidos à população. Em 2025, a Diretoria de Saúde Bucal iniciou um novo projeto voltado à Educação Permanente, alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Essa ação foi priorizada pela gestão municipal para transformar as práticas de saúde bucal no município, garantindo que os profissionais da área estejam capacitados com as melhores evidências científicas e atualizações na política nacional de saúde bucal. O projeto recebeu o nome de Odontologia Baseada em Evidências (OBE), e a cada mês abordará temas distintos e relevantes, sempre com a participação de especialistas e parceiros.

No mês de abril, o foco será o atendimento odontológico de pacientes autistas. Para iniciar essa capacitação, nesta sexta-feira (4), às 14h, será realizada uma aula on-line com a Dra. Francine do Couto Lima Moreira, da Universidade Federal de Goiânia, uma das principais referências nacionais no atendimento odontológico para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A transmissão será feita ao vivo pelo YouTube, em parceria com o programa Saúde Digital da SES/MT, e já conta com 157 inscritos.

Leia Também:  Adapar destaca sanidade e qualidade no Show Rural 2025

A diretora de Saúde Bucal de Cuiabá, Cristhiane Almeida Leite da Silva, enfatiza a importância da capacitação dos profissionais da odontologia para melhorar a assistência e ampliar o acesso dos pacientes autistas ao atendimento adequado:

“Eu como dentista, mas também pesquisadora e professora, não poderia deixar de trazer essas ferramentas e essas evidências porque o conhecimento vai transformar. Às vezes, o profissional não atende porque ele tem um desconhecimento sobre determinado assunto. Então, estamos aqui para ajudá-lo. Montamos um plano anual, no qual cada mês será abordado um tema visando melhorar a assistência. Após essa capacitação o dentista poderá dentro das possibilidades de cada caso, atender ambulatorialmente nas unidades e fazer o manejo do paciente no primeiro contato. Nosso objetivo é ampliar o acesso, tirar os medos do dentista, pois muitas vezes o desconhecimento gera medo e recusa ao atendimento. Queremos diminuir esses encaminhamentos desnecessários para unidades hospitalares e garantir um atendimento mais acessível para todos.”

A iniciativa marca um avanço significativo na inclusão de pacientes autistas no atendimento odontológico da rede municipal de Cuiabá, reforçando o compromisso com uma saúde bucal mais acessível e qualificada.

Leia Também:  Falta de Financiamento Atraso Avanços dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

#PraCegoVer

A imagem ilustra uma dentista realizando atendimento bucal em uma criança. A profissional usa luvas e máscara, e a criança veste roupa verde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Nutrição personalizada: bezerros, novilhas e vacas em lactação têm necessidades alimentares distintas

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA