AGRONEGÓCIO

Cuiabá capacita professores para uso de laboratório e alfabetização científica

Publicado em

Os métodos de alfabetização científica, o ensino de ciências e o uso de laboratórios didáticos móveis nas escolas de educação básica são temas debatidos em um curso de formação continuada realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), vinculada à Prefeitura de Cuiabá.

O evento, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, teve início na terça-feira (5) e será concluído na sexta-feira (8). Em três dias, mais de 100 profissionais da educação serão devidamente qualificados, incluindo professores da educação infantil e do ensino fundamental, coordenadores pedagógicos e técnicos de multimeios.

O secretário de Educação, Amauri Monges Fernandes, destacou a importância de discutir o conteúdo científico no ambiente escolar, estimulando o conhecimento dos professores e gestores escolares.

“Nós queremos desenvolver a aptidão dos professores e coordenadores na área de Ciências. As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática são a base de toda a formação, mas a Ciência ajuda, transversalmente, a melhorar também a aprendizagem das crianças. Estamos investindo na formação desses profissionais para aplicação eficiente da metodologia nas escolas”, afirmou.

O professor de Biologia Leodenil Alves Duarte, também mentor de aprendizagem da SME, explica que o uso de laboratórios didáticos móveis é incentivado para ampliar o conhecimento científico, principalmente nas séries iniciais.

Leia Também:  Mercado de soja opera estável em Chicago nesta segunda-feira

“A partir deste ano, todos os professores estão passando por essa formação, que é dividida em três etapas. A primeira ocorreu em abril e maio, quando os professores produziram aulas com base no uso desses laboratórios. Agora, estamos na fase de troca de experiências.”

Uma das palestras do evento foi conduzida pelo próprio Leodenil Alves, com o tema “A experimentação na Alfabetização Científica e o uso de Laboratório Didático”.

A principal finalidade da formação é subsidiar os professores no planejamento e execução de aulas que potencializem a utilização de recursos tecnológicos no cotidiano das unidades educacionais. Além disso, busca contribuir com o fortalecimento da aprendizagem no âmbito da Alfabetização Científica, com interface CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).

O encontro presencial ocorre entre os dias 5 e 8 de agosto de 2025 e inclui a “Troca de Experiências” das práticas pedagógicas realizadas durante o 1º semestre, com o uso do LDM. Após a seleção, os relatórios enviados pelos participantes no primeiro semestre de 2025 serão apresentados pelos professores com apoio e orientação dos coordenadores pedagógicos.

Entre os objetivos e metas da formação, destacam-se:

• Capacitar 100% dos professores e demais profissionais designados para o uso pedagógico dos Laboratórios Didáticos Móveis de Ciências.

Leia Também:  Condição das lavouras de milho segunda safra no Paraná piora, aponta Deral

• Garantir o uso efetivo dos LDMs nas unidades educacionais que os possuem.

• Fortalecer e implementar a Alfabetização Científica, possibilitando a formação de pessoas que reconheçam conceitos científicos e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente.

Está prevista, para outubro de 2025, a culminância de toda a formação continuada, com uma Mostra Pedagógica, Cultural e Científica da Rede Municipal ou das Unidades Educacionais, apresentando práticas exitosas com o uso dos LDMs.

Toda a capacitação está sendo conduzida pelos mentores de aprendizagem Edilaine Maria Mendes Ferreira e Leodenil Alves Duarte, mestres e responsáveis pelo projeto.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com a Coordenadoria Técnica de Formação Continuada (CTFC/CTE/DGE/SME), pelo e-mail: [email protected].

Entenda

O Laboratório Didático Móvel (LDM) é uma unidade que reúne materiais e equipamentos para aulas práticas de Ciências, como Biologia, Química e Física, voltado a escolas que não possuem um laboratório tradicional. Ele permite que os alunos tenham contato com experimentos e recursos que normalmente não estariam disponíveis em sala de aula, facilitando o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Festa Junina e palestra reforçam fortalecimento de vínculos no CRAS Praeiro

Published

on

Cerca de 20 idosos e 40 crianças atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram, neste sábado (20), da Festa Junina promovida pelo CRAS Praeiro, em Cuiabá. O evento reuniu famílias em uma programação marcada por palestra, comidas típicas, karaokê e atividades voltadas ao fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

De acordo com o gerente do CRAS Praeiro, Angelo Guedes, a festa integra as atividades desenvolvidas pelo SCFV e tem como objetivo promover a convivência entre as gerações. “É um momento de integração e alegria”, destacou.

A unidade atende atualmente cerca de 160 famílias dos bairros Praeirinho e região, oferecendo serviços de assistência social, acompanhamento técnico e ações de prevenção à vulnerabilidade social.

Durante a programação, o conselheiro tutelar Luiz Henrique ministrou uma palestra sobre a importância do enfrentamento e do combate ao trabalho infantil, orientando as famílias sobre os direitos das crianças e dos adolescentes e o papel da rede de proteção.

Moradora do bairro Praeirinho, Wuilmelys Jimenez participa das atividades oferecidas pela unidade e destacou a importância do atendimento recebido desde que chegou ao Brasil, há três anos. “O CRAS ajuda muito a minha família. Eles me ajudaram com as crianças na escola, com orientações e também com assistência quando precisei. Eu faço diárias, e esse apoio faz toda a diferença para nós”, contou.

Leia Também:  Mercado de soja opera estável em Chicago nesta segunda-feira

A secretária municipal de Assistência Social, Hélida Vilela, afirmou que a festa junina realizada no CRAS Praeiro faz parte do trabalho de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promovendo a integração entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Segundo ela, é uma oportunidade de reunir as famílias, fortalecer os laços comunitários e resgatar tradições que aproximam as gerações.

“Quando as famílias participam juntas de atividades como esta, nós fortalecemos o sentimento de pertencimento, ampliamos a convivência e criamos espaços de acolhimento e proteção social. A assistência social também se faz presente nesses momentos de alegria, porque cuidar das pessoas é fortalecer vínculos, promover cidadania e construir comunidades mais unidas”, avalia Hélida.

Além da festa, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão promoveu, neste sábado (20), diversos mutirões em outras unidades da capital. No CRAS Osmar Cabral, foi realizado um mutirão para atualização de cadastros unipessoais. No CRAS CPA, ocorreram atendimentos da equipe técnica, visitas domiciliares unipessoais e atualização do Cadastro Único. No CRAS Jardim União, foram ofertados os mesmos serviços. Já no CRAS Nova Esperança, houve atendimento da equipe técnica e atualização do Cadastro Único.

Leia Também:  Preço do boi gordo inicia semana estável, enquanto atacado reage e mercado futuro mantém viés de alta

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA