AGRONEGÓCIO

36ª Reunião Anual do CBNA debate retorno do investimento em nutrição animal

Publicado em

A 36ª Reunião Anual do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) vai reunir de 12 a 14 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo, pesquisadores, professores e profissionais da agroindústria para discutir o retorno do investimento em nutrição na produção de aves e suínos.

Nutrição de precisão: fator estratégico na produção animal

Segundo o professor Urbano Ruiz, da Esalq/USP, uma alimentação balanceada e de precisão é essencial, representando cerca de 70% dos custos de produção. Ele destaca que a nutrição impacta diretamente a saúde e o bem-estar dos animais, além de influenciar o desempenho econômico do produtor e os efeitos ambientais.

Painel com grandes especialistas do setor

O painel sobre retorno do investimento em nutrição, coordenado pelo professor Ruiz, acontecerá na manhã do dia 13 de maio, a partir das 9h, e contará com apresentações de importantes especialistas do país:

  • Marcelo Miele (Embrapa Suínos e Aves): “A importância da nutrição nos custos totais de produção”.
  • Cesar Garbossa (FMVZ/USP): “Custo de produção de suínos com foco na diversidade de matérias-primas”.
  • Bruno Reis de Carvalho (Seara): “Custo de produção de aves com foco na diversidade de matérias-primas”.
  • Keysuke Muramatsu (BRF): “Uso de ferramentas para melhoria da eficiência do processo de fabricação de ração e impacto no resultado”.
Leia Também:  Congresso Abramilho 2026 discutirá geopolítica, custos e segurança alimentar em Brasília
Evento paralelo à Fenagra 2026

A Reunião Anual do CBNA é reconhecida como um dos principais encontros de nutrição animal do país e será realizada em paralelo à Fenagra 2026, Feira Internacional da Agroindústria Feed&Food, proporcionando troca de experiências entre academia e setor produtivo.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura de Cuiabá promove caminhada e reforça ações de combate à violência contra a pessoa idosa

Published

on

Como parte da programação do Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Cuiabá realizou uma caminhada no Parque Tia Nair, neste sábado (27), com participantes do Centro de

Convivência de Idosos (CCI) Aidê Pereira.
A mobilização reuniu idosos, familiares e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, com o objetivo de ampliar o debate sobre os direitos da população idosa e incentivar a denúncia de situações de violência.

A ação integra um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do mês pela pasta, que inclui palestras, rodas de conversa e orientações sobre os diferentes tipos de violência praticados contra idosos, como a psicológica, patrimonial, física e negligência.

O trabalho é realizado em parceria com instituições como o Ministério Público, a Polícia Civil e a Defensoria Pública.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que o trabalho da Prefeitura busca informar os idosos sobre seus direitos e fortalecer a rede de proteção.

Leia Também:  Syngenta Seeds alia sustentabilidade e eficiência logística em projeto piloto com utilitários a etanol

“Atuamos de forma integrada para levar informação e conscientização aos idosos. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, e conhecer os direitos é o primeiro passo para romper esse ciclo”, disse.

Além da caminhada, os participantes realizaram um alongamento coletivo e um piquenique no parque, fortalecendo o convívio social entre os frequentadores do centro.

A gerente do CCI Aidê Pereira, Evânia Alves Tito, explicou que a caminhada foi organizada para levar a campanha também aos espaços públicos e ampliar o alcance da conscientização.

“Escolhemos um local de grande circulação para chamar a atenção da população sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa. É uma conscientização voltada aos idosos, às famílias e à sociedade”, contou.

Frequentadora do CCI há cerca de 25 anos, Leny Setubal Teixeira participou da mobilização ao lado das irmãs e afirmou que as atividades desenvolvidas pelo centro contribuíram para sua qualidade de vida e integração social.

“Participamos de tudo: dança, coral, caminhadas. O centro mudou nossa rotina, fez novas amizades e nos mantém ativos. É um lugar que faz diferença na vida dos idosos”, pontuou.

Leia Também:  Porto de Paranaguá bate recorde com descarga de 50 mil toneladas de cevada em único navio

A Prefeitura de Cuiabá mantém Centros de Convivência de Idosos em diferentes regiões da capital, oferecendo atividades culturais, esportivas, educativas e de fortalecimento de vínculos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA