Cuiabá

Vereadora Michelly Alencar alerta para risco de fios soltos em Cuiabá após incidente com o secretário municipal

Publicado em

Débora Inácio | Assessoria da vereadora Michelly Alencar 
A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá para chamar a atenção para um problema recorrente e preocupante na capital: a presença de fios e cabos soltos em postes, que colocam em risco a segurança da população.
Durante o pronunciamento, a parlamentar relatou um episódio recente envolvendo o secretário municipal de Esporte, Jefferson Neves, que foi vítima direta dessa situação.
Segundo Michelly, o secretário trafegava em baixa velocidade por uma via escura quando, ao realizar uma conversão em uma esquina, foi surpreendido por um cabo solto, possivelmente de telefonia ou internet, que atingiu seu pescoço com força.
O impacto causou lesões visíveis e, de acordo com a vereadora, poderia ter resultado em uma tragédia.
“Se ele estivesse com  maior velocidade ou em outra circunstância, hoje poderíamos estar falando de uma morte”, destacou.
Michelly Alencar enfatizou que casos como esse não são isolados e refletem uma realidade enfrentada diariamente por muitos cuiabanos.
A vereadora cobrou providências imediatas e a responsabilização dos órgãos e empresas competentes pela manutenção da fiação urbana.
“Quantos fios e cabos soltos ainda estão espalhados pela cidade, colocando vidas em risco? Precisamos agir com urgência para evitar que situações como essa terminem em tragédia”, afirmou.
A parlamentar reforçou seu compromisso em acompanhar o caso e buscar soluções efetivas, visando garantir mais segurança à população de Cuiabá
TRIBUNA LIVRE 
Durante a sessão, a parlamentar convidou a secretária municipal de Ordem Pública de Cuiabá, Juliana Palhares, e o representante da Energisa em Mato Grosso, coordenador Jorge Sírio, para prestar esclarecimentos sobre a situação dos fios e cabos irregulares na cidade.
O representante da Energisa destacou a gravidade do problema e reforçou a importância do trabalho conjunto entre a concessionária, a Prefeitura  Municipal e outros órgãos para enfrentar uma situação antiga e recorrente em todo o país.
“Estamos lidando com um cenário crítico, com fios de telefonia e internet espalhados de forma irregular em postes, viadutos e diversos espaços da cidade. Isso precisa acabar. As empresas que atuam em Cuiabá e em Mato Grosso precisam respeitar a população e prestar um serviço de qualidade. Em parceria com o poder público, já retiramos mais de 10 toneladas de cabos irregulares em uma operação integrada e pioneira. Também estamos identificando empresas clandestinas e reforçando que quem não atuar corretamente terá suas redes retiradas. Esse é um trabalho contínuo e necessário para garantir mais segurança à população,” destacou.
A secretária Juliana Palhares ressaltou que, desde que assumiu a pasta, há um ano e quatro meses, a situação foi identificada como um grande desafio, não apenas em Cuiabá, mas em diversos centros urbanos do país.
Segundo ela, com o apoio da Câmara Municipal, foi possível atualizar a legislação de 2020, que era considerada confusa e ineficiente, garantindo mais instrumentos e poder de atuação à Secretaria de Ordem Pública.
“Precisamos estar atentos às empresas que não têm compromisso com a cidade. Muitas operadoras terceirizam e até quarteirizam serviços, e esses prestadores acabam não tendo responsabilidade. Deixam fios soltos, muitas vezes sem contrato com a Energisa, atuando de forma clandestina e fora das normas da Anatel e da Aneel.” frisou
Ela destacou que em parceria com a Energisa foi iniciado, ainda em 2025, a Operação ‘Telefone Sem Fio’, que já está sendo replicada em outras cidades de Mato Grosso e despertando interesse até de municípios de outros estados, como São Paulo. 
Muitas prefeituras sequer possuem legislação para cobrar os concessionários e Cuiabá, hoje, está na vanguarda nesse aspecto, tanto na legislação quanto na articulação com empresas regulares e comprometidas com a cidade.
“A população tem um papel fundamental: denunciar fios soltos e situações de risco. Isso pode ser feito pelos canais da Energisa ou pelo portal da Secretaria de Ordem Pública, com envio de fotos e localização, o que facilita a atuação da fiscalização”, destacou a secretária.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Lei garante lanche especial a autistas nas escolas de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Dra. Mara cobra transparência e pressiona revisão de tarifas no saneamento de Cuiabá

Published

on

Marcely Alves | Assessoria da vereadora Dra. Mara 
A vereadora Dra. Mara (Podemos) participou, na última sexta-feira (24), de uma reunião técnica na Câmara Municipal de Cuiabá e reforçou a cobrança por transparência e equilíbrio na revisão do contrato de saneamento da capital. 
O encontro contou com a presença da presidente da Casa, a vereadora Paula Calil (PL), além de representantes de órgãos e instituições ligadas ao setor.
Participaram da reunião a concessionária Águas Cuiabá, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a agência reguladora e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Niesa UFMT.
O foco do encontro foi a revisão ordinária do contrato com a Águas Cuiabá, com ênfase nas tarifas de água e esgoto um tema sensível que, segundo a parlamentar, exige respostas claras e medidas concretas.
Durante a reunião, Dra. Mara questionou critérios de cobrança, custos operacionais e a qualidade dos serviços prestados. Para ela, o debate não pode ficar restrito ao campo técnico e precisa refletir a realidade de quem paga a conta todos os meses.
“Não dá para tratar um serviço essencial com superficialidade. As tarifas pesam no bolso da população e precisam ser justificadas com transparência e responsabilidade. Quem paga a conta merece respeito,” afirmou.
A vereadora reforçou o papel do Legislativo no processo. 
“Fiscalizar não é opção, é obrigação. Nosso dever é acompanhar de perto, cobrar e garantir que o interesse da população esteja acima de qualquer contrato,” disse.
Para Dra. Mara, o momento exige mais do que discussões. 
“Não basta reunião, não basta discurso. A população quer resultado: serviço de qualidade e tarifas justas. Quem está na ponta não pode continuar pagando por falhas do sistema, “pontuou.
A presidente da Câmara, Paula Calil, também destacou a importância do debate institucional.
“A Câmara está cumprindo seu papel ao promover esse diálogo. É fundamental garantir transparência e equilíbrio em um tema que impacta diretamente a vida das pessoas,” afirmou.
Ao final, Dra. Mara reforçou que seguirá acompanhando o tema.
“Vamos continuar cobrando. Saneamento não é favor, é direito  e direito precisa ser respeitado,” concluiu.
As discussões devem subsidiar as próximas etapas da revisão contratual, que segue em análise com acompanhamento do Legislativo.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Câmara aprova requerimentos, Projetos de Lei e honrarias nesta terça-feira

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA