Várzea Grande

Maria Fernanda de Figueiredo toma posse e anuncia equipe 100% técnica para trabalhar por Várzea Grande

Publicado em

A posse foi realizada na manhã de hoje (16) e ocorre, justamente, no mês dedicado à mulher. Com a chegada da educadora, staff da prefeita Flávia Moretti conta, a partir de agora, com 12 mulheres secretárias

A educadora e servidora municipal, Maria Fernanda de Figueiredo, é a 6ª mulher a comandar a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, na história da cidade. A posse foi realizada nesta manhã de segunda-feira (16), e ocorre, justamente, no mês que é dedicado à mulher.

“A Maria Fernanda foi a primeira pessoa que eu pensei em ser secretária de Educação, ainda na transição, liguei e ela recuou, mas Deus sabe a hora e o momento de a pessoa chegar e hoje ela está aqui, e segue comigo”, comemorou a prefeita Flávia Moretti (PL), assegurando que a secretária de Educação estará colocando em prática o seu plano de governo. “Ela vai fazer isso acontecer e atender a todos de forma completa. A educação é a essência da Maria Fernanda e por esse motivo ela está aqui”.

A prefeita disse ainda que um dos grandes desafios da pasta é aumentar o número de vagas nas creches e escolas, aumentar o número de professores, atender a todas as crianças, especialmente, as neurodivergentes que têm no município, e fazer acontecer mais ainda, “pois cuidar da educação é cuidar do amanhã”.

E num tom de brincadeira a prefeita disse que o time Flávia Moretti está aumentando. “A gestão hoje conta com 12 mulheres. Homens, secretários de Várzea Grande, não queremos tomar os espaços de vocês, só estamos ocupando os nossos espaços”.

A secretária de Educação, Maria Fernanda Figueiredo lembra que esse não foi o primeiro convite que recebeu da prefeita Flávia Moretti para assumir a pasta, e também não foi a primeira gestora que a convidou para assumir a secretaria. “Eu sempre declinei, porque todas as vezes que me convidaram eu não teria autonomia para a condução da pasta. E a prefeita não só me convidou como me deu essa autonomia para fazer pela educação o que eu acredito ser necessário. E isso é muito importante porque a secretaria precisa de técnicos qualificados para conduzir, mas além de técnicos, precisa de seres humanos. Entro na secretaria sem os títulos conquistados. Aqui está uma mãe, uma filha, uma mulher, uma servidora que olha nos olhos dos outros e olha o ser humano que habita em cada um desses seis mil funcionários que compõem a pasta. É a maior pasta do Município”., exclamou a nova gestora.

Leia Também:  Guarda Municipal recebe seis motocicletas por meio de parceria com MPE e Conseg

A secretária também afirmou que, enquanto estiver como titular da pasta, não vai procurar culpados por nada, e sim, soluções, reafirmando que responde pelo daqui adiante. “Não importa o que fizeram os secretários que estiveram aqui antes de mim, o que importa é que a partir de hoje, a secretaria tem uma pessoa que responde por ela, que tem CPF e que vai honrar cada um dos colegas que esteve com ela nessa trajetória de vida. Não olho retrovisor, olho do para-brisas. Peço que orem por mim porque teremos grandes enfrentamentos, mas a prefeita estará ao meu lado, e dentro do seu plano de governo vamos lutar pela Educação”.

RECONHECIMENTO – O presidente do Sintep/VG (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso), Jucelino Dias de Moura, parabenizou a secretária por aceitar esse desafio de assumir a Educação, maior pasta do Município, e com mais de seis mil trabalhadores. “Nós, enquanto sindicato, vamos estar ao seu lado para você fazer uma excelente gestão. Como a sexta mulher a ocupar essa pasta, é uma responsabilidade imensa. Nós desejamos que você faça uma boa gestão, que tenha sabedoria e discernimento para tocar essa pasta. Que você dê continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos em relação ao diálogo com os servidores e com respeito. Que possa trabalhar por uma educação justa e para todos”.

O segundo secretário da Câmara de Vereadores, Carlinhos Figueiredo, disse que para uma professora o ápice da profissão é ser secretária e que a Maria Fernanda hoje conquista esse podium. “Eu não posso responder pela Câmara toda, mas com certeza todos nós iremos te dar o apoio, que você precisa para que seja feita a melhor gestão da história de Várzea Grande, na secretaria de Educação”.

Leia Também:  Escola de Várzea Grande conquista premiações na Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras de Sorriso

O deputado estadual, Diego Arruda Guimarães, lembrou da sua história: ele é neto, sobrinho e filho de educadores. “E eu também tive oportunidade de ser professor universitário e diante da valorização e da importância que a Educação sempre teve dentro da nossa família e muito disso nós devemos a Várzea Grande. A Educação é algo que transforma, e eu peço somente uma coisa, que provoque um cenário de oportunidades dentro de Várzea Grande. Oportunidades aos professores, para que eles possam se capacitar, para que eles tenham um ambiente físico saudável e adequado, estimulador à educação, e que proporcione aos nossos alunos, a oportunidade de aprender de verdade”, destacou.

Na ocasião o deputado reafirmou o seu compromisso com o Município em continuar ajudando Várzea Grande, “Para esse ano está reservado uma emenda de R$ 2 milhões para o Município, que é um compromisso com a nossa terra natal”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Várzea Grande e Cuiabá articulam mesa técnica no TCE para fortalecer atendimento à população vulnerável

Published

on

As Prefeituras de Várzea Grande e Cuiabá se reuniram nesta segunda-feira (22) com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para discutir pautas relacionadas à assistência social. Entre os temas debatidos estavam recursos financeiros, atendimento à população idosa, apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social, dados do Cadastro Único (CadÚnico) e o fortalecimento das políticas públicas do setor.

Segundo a Prefeitura de Várzea Grande, cerca de 78 mil famílias estão inscritas no CadÚnico, totalizando aproximadamente 166 mil pessoas cadastradas. O número representa pouco mais de 50% da população do município. Deste total, cerca de 22 mil famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Conforme a prefeita Flávia Moretti, mais de 80% dos custos da assistência social são custeados com recursos próprios do município.

“A instituição dessa mesa técnica é de extrema importância porque, hoje, em Várzea Grande, mais de 80% dos custos da assistência social são mantidos com recursos próprios. Precisamos dialogar em um tripé formado por município, Estado e Governo Federal, com o apoio do Tribunal de Contas, para encontrar soluções e planejar os serviços oferecidos à população”, destacou a prefeita.

Leia Também:  Marfrig promove evento e reúne 3 mil pessoas em Várzea Grande

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, informou que o município conta atualmente com quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro POP e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Segundo ela, a pasta dispõe de aproximadamente R$ 2 milhões mensais para atender a demanda do setor.

“A situação de vulnerabilidade social é muito grande em nosso município. Nosso orçamento ainda é insuficiente para atender uma demanda tão expressiva em Várzea Grande”, afirmou.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do TCE-MT, conselheiro Guilherme Maluf, responsável por propor a criação da mesa técnica, ressaltou a gravidade do cenário enfrentado pelas duas maiores cidades de Mato Grosso.

Segundo ele, Cuiabá e Várzea Grande somam cerca de 440 mil famílias cadastradas no CadÚnico.

“Queremos realizar um estudo aprofundado sobre a população vulnerável, especialmente idosos, pessoas em situação de rua e crianças que necessitam de acolhimento. Em um segundo momento, construiremos propostas voltadas à implementação de políticas públicas mais eficientes e de qualidade”, explicou.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão de Cuiabá, Hélida Vilela de Oliveira, informou que a Capital possui 119 mil famílias inscritas no CadÚnico. Para ela, a criação da mesa técnica permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas e mais eficazes no enfrentamento das desigualdades sociais.

Leia Também:  SEM INTERNET

“Vamos unir esforços entre Cuiabá, Várzea Grande e o Tribunal de Contas para implantar medidas capazes de retirar essas pessoas da situação de vulnerabilidade. Apresentamos um diagnóstico da realidade e buscamos alternativas para desenvolver ações integradas e eficientes”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA