AGRONEGÓCIO

51ª Expocitros 2026 projeta inovação, sustentabilidade e avanços estratégicos na citricultura brasileira

Publicado em

A 51ª Expocitros, considerada a maior exposição do setor citrícola do Brasil, será realizada de 26 a 29 de maio de 2026 no Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC, em Cordeirópolis (SP). O evento ocorrerá em paralelo à 47ª Semana da Citricultura, reforçando a posição do país como referência global em tecnologia, produção e sanidade dos citros.

Após uma edição histórica em 2025, a expectativa é receber mais de 12 mil visitantes e ampliar a presença das empresas expositoras, com destaque para setores de tecnologia agrícola, automação, startups, bioinsumos, energia, sustentabilidade e gestão.

Público qualificado e impacto digital

O evento deve atrair um público estratégico, incluindo produtores em transição geracional, cooperativas, indústrias, jovens pesquisadores e lideranças técnicas interessadas em inovação e eficiência produtiva. Em 2025, a Expocitros e a Semana da Citricultura impactaram cerca de 300 municípios e alcançaram mais de 10 milhões de pessoas em mídias e canais digitais.

Greening e sanidade dos pomares em foco

A sanidade e o manejo do greening continuarão sendo temas centrais da programação técnica. As discussões incluirão:

  • Pesquisas atualizadas sobre o greening;
  • Modelos colaborativos de manejo;
  • Digitalização e monitoramento de pomares;
  • Estratégias integradas e novos materiais genéticos.
Leia Também:  Atenção! Evento adiado! Prefeitura de Cuiabá implanta totens que 'conversam' com mulheres sozinhas em pontos de ônibus; Projeto Abrigo Amigo será lançado dia 19, às 19h

O objetivo é fornecer aos produtores ferramentas práticas para reduzir perdas, aumentar a competitividade e garantir a longevidade produtiva dos pomares.

“Mesmo diante de desafios climáticos e sanitários, a citricultura se mantém estratégica e em expansão, reforçando a importância de lideranças preparadas para este novo ciclo”, afirma Dirceu Mattos Jr, Diretor do Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC.

Inovação tecnológica como diferencial

Após o sucesso da participação de startups em 2025, a edição de 2026 terá ambiente ainda mais estruturado para tecnologias digitais, incluindo:

  • Sensoriamento remoto;
  • Inteligência artificial;
  • Rastreabilidade;
  • Automação agrícola.

A Expocitros busca consolidar-se como o principal polo de inovação aplicada à citricultura do hemisfério sul, aproximando empresas emergentes de grandes indústrias, investidores e centros de pesquisa.

Sustentabilidade e competitividade internacional

A sustentabilidade será outro pilar da edição, com foco em:

  • Carbono na citricultura;
  • Energia renovável;
  • Conservação de solo e água;
  • Certificações ambientais.

Segundo Mattos Jr., a iniciativa visa preparar o setor para tendências globais que impactam preço, acesso a mercados e competitividade, especialmente no segmento do suco de laranja, do qual o Brasil é o maior produtor e exportador mundial.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca novos nutricionistas e psicólogos para reforçar rede municipal de saúde
Preparando a citricultura para a próxima década

Mais do que apresentar soluções, a Expocitros 2026 tem o objetivo de antecipar tendências, acelerar inovação e fortalecer a competitividade do setor, conectando ciência, negócios e sustentabilidade.

“O resultado deve ser uma edição ainda mais robusta, moderna e orientada ao futuro, voltada para quem lidera, investe ou produz no setor citrícola brasileiro”, finaliza Mattos Jr.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Paraná estabelece novos recordes na produção de frangos e suínos em 2024

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA