Mato Grosso

Transpantaneira de Bike: Atletas transformam travessia em manifesto pela preservação do Pantanal

Publicado em

Durante quatro dias, de 22 até 25 de outubro, os atletas Pedro Henrique Gonçalves da Silva, o Pepe Gonçalves, e Caio Moreno percorreram os 145 quilômetros da Rodovia Transpantaneira, entre Poconé e Porto Jofre, em uma jornada de superação, contemplação e propósito. A travessia, feita sobre duas rodas, deu forma ao projeto “De Remo e Alma – Transpantaneira de Bike”, uma iniciativa idealizada pelos dois atletas com o intuito de unir esporte, espiritualidade e consciência ambiental.

Conhecida pelas suas 120 pontes de madeira, estradas de terra e pela imensidão de vida selvagem, a Transpantaneira é o coração pulsante do Pantanal mato-grossense, um dos biomas mais ricos e, ao mesmo tempo, mais ameaçados do Brasil. O percurso, que exige preparo físico e mental, se transformou em um manifesto em movimento: uma forma simbólica e sensível de lembrar que o Pantanal, com toda sua força e beleza, precisa ser visto, sentido e protegido.

Pepe Gonçalves, é atleta olímpico de canoagem slalom e participou de três jogos olímpicos: Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Caio Moreno é atleta de canoagem e jiu jitsu, maior explorador de kayak brasileiro e 11 vezes campeão brasileiro de canoagem.

Moreno conta que a vontade de conhecer o Pantanal a fundo já o acompanhava há muito tempo, um desejo alimentado por histórias e pela curiosidade de ver de perto a grandiosidade da Transpantaneira. Foi durante um treino de bicicleta que a ideia finalmente tomou forma.

“Um dia treinando bike eu comecei a pensar em lugares que eu gostaria de pedalar e a Transpantaneira veio como uma bomba nos meus pensamentos. Na mesma hora liguei para o Pepe e fiz a proposta de irmos juntos. Ele topou e começou a dar várias ideias, inclusive que precisaríamos de uma equipe para filmar e registrar tudo de uma maneira profissional e assim mostrar a beleza do lugar e, de certa forma, fazer uma pequena contribuição para a preservação do Pantanal.”

Leia Também:  Prisões cumpridas pela Polinter crescem 146% no terceiro trimestre de 2024

Mais do que uma aventura, o projeto nasceu do desejo de retribuir à natureza tudo o que o esporte proporciona. Diante das queimadas, da expansão da pecuária e das transformações provocadas pelas mudanças climáticas, os atletas decidiram usar o pedal como forma de dar visibilidade ao Pantanal e às pessoas que vivem dele e por ele.

Para os dois idealizadores do projeto, a ideia é mostrar a beleza exuberante do bioma, mas também os trabalhos incríveis que vêm sendo feitos, desde a preservação da fauna e flora à valorização da cultura pantaneira. Segundo eles, a travessia é um manifesto por um futuro onde natureza e humanidade pedalam lado a lado.

“Mato Grosso é o coração do Brasil, né? Já estive aí em 2022, mas eu estive com o caiaque. Conheci a parte dos rios, as cachoeiras e eu sempre tive desejo de conhecer o Pantanal, sentir o Pantanal da forma mais pura. E essa experiência imersa nessa imensidão, imensidão de silêncio, imensidão de vida animal, imensidão pulsando mesmo, que foi o diferencial, sabe?”, contou Pepe.


A dupla já havia passado por Mato Grosso em 2022, em uma expedição de dez dias que percorreu Jaciara, Chapada dos Guimarães, Alto Araguaia, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis, explorando rios e cachoeiras do estado. Desta vez, o destino foi outro, mas o sentimento, o mesmo: a natureza como mestra e o esporte como caminho de conexão.

Leia Também:  Auditores fiscais do Piauí participam de evento sobre inteligência artificial promovido pela Sefaz MT

A expedição contou com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que acompanhou de perto a travessia e reforçou a importância de valorizar o Pantanal como destino turístico sustentável. Giovana Melo, assessora da adjunta de Turismo, participou da jornada e ressaltou a importância de vivenciar o bioma de forma direta.

“Foi a primeira vez que percorri a Transpantaneira e tive a oportunidade de conhecer de perto a riqueza da biodiversidade do Pantanal. Ver os diferentes ecossistemas, a fauna e a flora ao longo do caminho permitiu compreender melhor os desafios de conservação e a importância de desenvolver o turismo de forma consciente, valorizando tanto o meio ambiente quanto a cultura local.”, afirmou.

A bicicleta, que entrou na rotina dos dois atletas como parte da preparação física, acabou se tornando instrumento de reconexão com o presente, um meio de deslocamento com propósito.

O projeto “De Remo e Alma – Transpantaneira de Bike” ganhou grande repercussão nas redes sociais, onde os dois acumulam mais de 200 mil seguidores, e também será, em breve, destaque no programa Esporte Espetacular, da TV Globo, levando a mensagem dos atletas a um público ainda maior.

Ao final da experiência, Gonçalves deixa um conselho direto para quem deseja se aventurar pelo Pantanal.

”Vá com o coração aberto. Vá com o coração aberto e preparado para sentir experiências que vão mudar a sua vida”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Published

on

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros lança Operação Integrada Águas Seguras em Várzea Grande

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Governador vistoria obras de nova escola estadual: "É uma revolução em termos de conceito, qualidade e infraestrutura"

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA