Várzea Grande

Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos realiza reunião semanal para alinhar ações preventivas e emergenciais

Publicado em

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados às atribuições de cada pasta diante de situações emergenciais causadas pela força da natureza, com foco na agilidade e na comunicação entre os órgãos envolvidos

Representantes de diversas secretarias municipais que compõem o Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos de Várzea Grande se reuniram na manhã desta quinta-feira (23) para discutir medidas de prevenção e resposta a possíveis ocorrências durante o período de chuvas.

Criado pela prefeita Flávia Moretti (PL), o Comitê tem como objetivo integrar as secretarias municipais e garantir respostas rápidas e coordenadas em situações de risco, minimizando os impactos das chuvas e prevenindo alagamentos.

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados às atribuições de cada pasta diante de situações emergenciais causadas pela força da natureza, com foco na agilidade das ações e na comunicação integrada entre os órgãos envolvidos.

Entre os assuntos tratados, destacou-se a remoção de lixos e entulhos arrastados pelas águas das últimas chuvas e a elaboração de materiais informativos, em formato impresso e digital, para orientar os moradores sobre a destinação correta dos resíduos. O descarte irregular de lixo tem sido um dos principais fatores que contribuem para o entupimento de bocas de lobo e o consequente alagamento de vias em regiões mais vulneráveis.

Leia Também:  Sine de Várzea Grande abre maio com 191 vagas e amplia oportunidades de trabalho

Também foi apresentada a proposta de cercamento de áreas de córregos e passagens de água, como forma de prevenir o descarte irregular de resíduos. A ação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, será discutida entre os gestores para definir a melhor forma de implantação. O objetivo é impedir que restos de construção, galhos, móveis e outros tipos de entulho sejam depositados em córregos, canais e margens de rios, evitando o bloqueio do fluxo natural das águas.

Outro ponto discutido pelo comitê foi o monitoramento das áreas de risco ocupadas de forma irregular, que dificultam a execução de ações legais e preventivas por parte do poder público. Esses locais continuam sendo acompanhados pela Defesa Civil, que atua em conjunto com as demais secretarias.

IN LOCO – O Comitê teve sua primeira atuação durante a chuva do último sábado (18) e também na noite de quarta-feira (22), quando as equipes estiveram mobilizadas em diversos pontos da cidade para garantir o escoamento das águas e evitar transtornos à população. A avaliação até o momento é de que a situação está sob controle, mas o grupo reforça que é necessário seguir atuando e monitorando continuamente as áreas críticas.

Leia Também:  Nova sede do Centro João Ribeiro Filho marca avanço histórico da inclusão em Várzea Grande

O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, classificou a reunião como produtiva e reforçou a importância da colaboração da população.

“As equipes estão mobilizadas e prontas para agir sempre que necessário, mas é fundamental que cada morador faça sua parte, evitando o descarte irregular de lixo e entulho, que acaba prejudicando toda a cidade”, destacou o secretário.

ATENÇÃO – Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 65 98475-7112 ou a Guarda Municipal pelo 153.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Escola realiza “Dia da Família” e promove oficinas e recreação 

Published

on

Família e escola juntos nutrindo uma boa relação. Com essa proposta a Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Eliza Maria da Silva, localizada no bairro Jardim dos Estados, promoveu nesse sábado (27), o Dia da Família na Escola. durante toda a manhã pais de alunos, professores, direção e comunidade escolar participaram de oficinas criativas, recreação e bazar.

“O objetivo desse encontro foi proporcionar a aproximação dos responsáveis pelos alunos, com a escola, num momento de acolhimento, pertencimento, estímulo e engajamento de aprendizagem. É também um momento de criar memórias afetivas”, destacou a diretora da unidade escolar, Dinalva Dias da Silva.

A diretora disse que a comunidade é bastante participativa e que é essencial manter uma boa relação com a família dos alunos, e o primeiro passo é incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Este sábado foi bastante produtivo, e já temos um encontro marcado para o mês de novembro para uma nova edição do dia da família na Escola”.

Leia Também:  Serviços Públicos intensifica ações de manutenção em diversos pontos da cidade

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo disse que a participação da família na escola é um alicerce para o desenvolvimento do aluno. “Essa união melhora o desempenho acadêmico, fortalece os vínculos afetivos e reduz a evasão escolar”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA