AGRONEGÓCIO

Emater-MG promove Circuito Frutificaminas e discute produção de banana no Sul de Minas

Publicado em

A Emater-MG realiza nos dias 15 e 16 de outubro duas etapas do Circuito Frutificaminas, voltadas à bananicultura e fruticultura no Sul de Minas. Os encontros ocorrerão nos municípios de Itanhandu e Passa Quatro e têm como objetivo capacitar produtores, estudantes e profissionais do setor, além de promover o debate sobre o desenvolvimento da atividade na região.

Temas do evento incluem manejo de banana e bioinsumos

Durante as atividades, os participantes terão acesso a palestras e práticas de campo ministradas por especialistas da Emater-MG. Os temas incluem:

  • Produção de banana e frutas vermelhas;
  • Fabricação e uso de caldas alternativas e bioinsumos;
  • Conservação e reaproveitamento de frutas e vegetais;
  • Manejo de bananais e preparo de caldas agroecológicas.

O objetivo é proporcionar capacitação técnica e troca de experiências entre produtores e profissionais da fruticultura regional.

Sul de Minas concentra grande parte da produção estadual de banana

As lavouras de banana no Sul de Minas ocupam cerca de 16 mil hectares, representando 32,2% da área plantada no estado. A safra estimada para 2025 é de 238 mil toneladas, com destaque para a banana-prata.

Leia Também:  Investimento internacional impulsiona setor Florestal Brasileiro

Os principais municípios produtores da região incluem Delfinópolis, Pedralva, Brazópolis, Andadas e Cristina, que lideram a produção local.

Programação detalhada em Itanhandu e Passa Quatro
  • Itanhandu – 15 de outubro, às 8h
    • Local: Comunidade Rural dos Noronhas
    • Atividades: abertura, palestras sobre bananicultura, frutas vermelhas, bioinsumos e reaproveitamento de frutas; práticas de manejo de bananais e caldas agroecológicas.
    • Contato: (35) 99216-0571 / [email protected]
  • Passa Quatro – 16 de outubro, às 13h
    • Local: Quilombo – Sítio do Caetano e Regina Dalva
    • Atividades: demonstrações práticas conduzidas pelos coordenadores técnicos estaduais da Emater-MG Deny Sanábio (Fruticultura) e Fernando Tinoco (Agroecologia).
    • Contato: (35) 99216-0598 / (35) 99208-0282 / [email protected]

A participação é gratuita, com inscrições realizadas no local no dia do evento.

Próximas etapas do Circuito Frutificaminas no Sul de Minas

O circuito segue percorrendo polos de produção no estado, com programação adaptada às demandas regionais e apoio das prefeituras. Para o Sul de Minas, estão previstas mais duas etapas em novembro:

  • Itutinga: 25 e 26 de novembro
  • Coqueiral: 27 de novembro
Leia Também:  Milho recua em Chicago após fortes ganhos e mercado foca no clima e plantio nos EUA

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Dependência de fertilizantes importados expõe vulnerabilidade estratégica do agronegócio brasileiro

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA