Ministério Público MT

De iniciantes a ultramaratonistas: corrida do MPMT inspira integrantes

Publicado em

A ultramaratonista Inara Andrade de Albuquerque é uma corredora experiente. Servidora da Coordenadoria de Delegações (Cadel) e praticante da modalidade desde 2012, já correu em rua, praia, trilha e montanha. Agora, seu próximo destino será a pista do Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, durante a 1ª Corrida Diálogos com a Sociedade, marcada para o dia 16 de novembro. A analista jurídico, inscrita na modalidade de 5 km, já garantiu participação na prova. Segundo dados da organização, até o fim da manhã desta sexta-feira (3), 57% das vagas estavam preenchidas.“Espero encontrar os amigos corredores de dentro e de fora do Ministério Público e, ao mesmo tempo, incentivar os que ainda não correm para aderirem a uma atividade física”, revelou. As inscrições são limitadas e feitas exclusivamente online (aqui). O valor é de R$ 50, mais 1 kg de arroz ou feijão e R$ 10 de taxa de administração do site. A corrida é promovida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Associação Mato-Grossense do Ministério Público (AMMP).A promotora de Justiça Marcelle Rodrigues da Costa e Faria também está confirmada na disputa. Ela, que “corre pra valer” há três anos, participará da prova na modalidade de 10 km. “A expectativa é que o evento aproxime ainda mais o Ministério Público da sociedade da melhor forma, incentivando o esporte, o desafio, a disciplina e a saúde física e emocional. O esporte cura”, afirmou.Com 10 anos de experiência na corrida, a promotora de Justiça Valnice Silva dos Santos está entre os inscritos na modalidade de 5 km. “Estou muito entusiasmada para participar da 1ª Corrida Diálogos com a Sociedade. Será uma oportunidade especial para confraternizar com os amigos de trabalho e de corrida, além de divulgar aos participantes e à sociedade em geral os projetos, campanhas e o magnífico trabalho realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso”, assegurou.Já a promotora de Justiça Élide Manzini de Campos, que pratica a corrida há seis anos, fará a prova de 10 km. “Será um momento incrível de interação com a equipe e os colegas de trabalho, além de uma oportunidade de sensibilizar sobre a importância da saúde física e mental que o esporte proporciona. A corrida e a prática de atividades físicas representam uma verdadeira mudança e transformação positiva na vida de quem abraça esse estilo de vida”, defendeu.E se a expectativa é inspirar, já está dando certo, a começar pelo público interno da instituição. O gerente de Serviços Gerais Felipe Gustavo Capovilla, do Departamento de Apoio Administrativo (DAA), começou a correr nesta semana, motivado pela 1ª Corrida Diálogos com a Sociedade. Praticante de outras modalidades esportivas, ele buscou dicas com a irmã corredora, comprou tênis e roupas novas, baixou o aplicativo Strava e está pronto para sua primeira corrida de rua, logo de 10 km. “Estou animado e espero concluir os 10 km correndo”, contou.Essa também será a primeira corrida da oficial de gabinete Amanda Silva, do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). “Será a minha primeira corrida, nunca participei de nenhuma prova. Na verdade, eu não corro, eu caminho. Tenho um ritmo até que ok, mas essa será minha estreia em uma corrida. Me inscrevi na modalidade de 5 km e pensei: ‘Vou me desafiar’. Em vez de escolher os 3 km de caminhada, que é o que já estou acostumada, resolvi tentar os 5 km de corrida. Estou bem empolgada, porque é a primeira vez que participo de uma prova e pretendo terminar em um ritmo e um tempo bom”, declarou.A subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do MPMT, Januária Dorilêo, que coordena o projeto Diálogos com a Sociedade, demonstrou entusiasmo com o engajamento gerado pela corrida, tanto dentro quanto fora da instituição. Mais da metade das vagas já foi preenchida, o que reforça o interesse do público na iniciativa. “Estamos muito animados com essa oportunidade de ampliar o diálogo com a sociedade, aproximar o Ministério Público do cidadão e apresentar nossa instituição e nosso trabalho. A corrida será uma excelente ocasião para promover, além da cidadania, o esporte, o lazer e a saúde”, garantiu.

Leia Também:  Ministério Público participa de Conferência Municipal de Saúde

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Ministério Público MT

Mostra Estudantil mobiliza jovens no combate à violência contra a mulher

Published

on

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia realizou, na terça-feira (23), a cerimônia virtual de premiação da Mostra Estudantil de Arte 2026. Com o tema “Cores que Gritam: Dignidade, Respeito e Voz”, a iniciativa mobilizou estudantes na promoção dos direitos das mulheres e na prevenção da violência de gênero por meio da expressão artística.A edição deste ano reuniu 32 escolas dos dois municípios e contabilizou 217 obras inscritas, além de registrar expressiva participação da comunidade, com 9.205 votos populares por meio da plataforma digital do projeto. A mostra estimulou estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio a expressarem, por meio da arte, reflexões sobre os direitos das mulheres e a prevenção da violência. Com mensagens voltadas ao respeito, à igualdade e ao fortalecimento feminino, as obras destacaram valores como sororidade, resiliência e valorização das trajetórias das mulheres. Durante a cerimônia, a promotora de Justiça Luciana Rocha Abrão David, integrante do júri técnico e apoiadora da iniciativa, destacou o alto nível dos trabalhos apresentados e o impacto social do projeto. “Hoje celebramos não apenas os vencedores, mas todos que participaram deste processo, que atingiu seu principal objetivo: engajar a comunidade escolar na reflexão sobre esse tema tão importante”, ressaltou.Foram premiadas as obras “Mulheres que Renascem” (Categoria Especial/Apae), “Stop Violence” (6º ano), “Memórias de uma Lei” (7º ano), “Força Ancestral, Denuncie 180” (8º ano), “Florescer” (9º ano), “Verdadeira Essência” (1º ano do Ensino Médio), “Peso do Amor” (2º ano do Ensino Médio) e “Incontáveis Dias de Luta” (3º ano do Ensino Médio).Também receberam reconhecimento pelo engajamento as instituições que alcançaram 100% de participação das turmas: CMEB Jardim Araguaia, Colégio Cathedral, Escola Interativa Coopema, Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra, Escola Estadual Francisco Dourado, Escola Estadual Heronides Araújo e Escola Estadual Waldiza Rego Flores Lopes.A obra “Peso do Amor”, produzida pela turma do 2º Ano A do Instituto Madre Marta Cerutti, obteve a maior nota técnica da mostra e será transformada em um mural externo na unidade escolar. A pintura será executada pelo artista plástico Dupé Ferreira no mês de agosto.A programação incluiu ainda o sorteio de brindes para os estudantes participantes, entre eles um notebook e um smartphone. A comissão organizadora informou que haverá uma exposição presencial das obras, em data a ser divulgada, ampliando o alcance das mensagens construídas pelos estudantes em defesa da dignidade, do respeito e dos direitos das mulheres.Confira o resultado completo aqui.Assista abaixo à live de premiação.

Leia Também:  Ministério Público participa de Conferência Municipal de Saúde
(Com informações da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia).

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA